Rede de Proteção às Mulheres é tema de Seminário Temático durante o XX Congresso de Educação
21/07/2026 16:18:45
Fotos: Fábio Pavan
Educação 21/07/2026 16:18:45
Rede de Proteção às Mulheres é tema de Seminário Temático durante o XX Congresso de Educação
Ação integrada apresentou fluxos de atendimento, ferramentas pedagógicas para professores e destacou a atuação conjunta entre a educação e a promoção dos direitos das mulheres e das pessoas idosas no município
Com público-alvo atento e engajado, a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa marcou presença na programação do XX Congresso de Educação de Lages. A participação da pasta ocorreu por meio da realização do Seminário Temático “Rede de proteção e educação: experiências da Secretaria de Políticas para Mulheres e para a Pessoa Idosa”, ministrado pela diretora de Articulação de Políticas Públicas e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, Marina Liz Pereira.
O interesse da comunidade escolar pelo tema ficou evidenciado pela procura expressiva. As vagas disponíveis para a palestra foram completamente esgotadas semanas antes da realização do evento. A atividade reuniu cerca de 110 participantes, entre educadores, gestores e profissionais do sistema de educação
Apresentação de fluxos e material pedagógico
Durante a apresentação foi abordado o panorama geral das ações desenvolvidas pela pasta, detalhando a estrutura de atendimento e os fluxos de encaminhamento utilizados quando a demanda envolve a área da educação.
Um dos pontos de destaque da palestra foi a apresentação de uma cartilha especial desenvolvida pela secretaria. O material traz propostas práticas de atividades direcionadas aos professores para aplicação em sala de aula, auxiliando no planejamento de abordagens pedagógicas sobre a prevenção à violência, especialmente no contexto das campanhas do “Dia 25 Laranja”, data de conscientização pelo fim da violência contra as mulheres, suprindo uma demanda recorrente dos educadores por conteúdos didáticos estruturados.
Marina Liz ressaltou o papel transformador que a escola desempenha na mudança cultural e na consolidação de valores baseados no respeito e na igualdade de direitos desde os primeiros anos de formação.
Prioridade da gestão municipal
A articulação entre os diferentes setores da Administração Municipal e a consolidação das redes de garantia de direitos para a população feminina e para os idosos são diretrizes prioritárias estabelecidas pela gestão da prefeita Carmen Zanotto.
Para a secretária de Políticas para a Mulher e para a Pessoa Idosa, Suzana Duarte, a presença da pasta no congresso consolida pontes essenciais entre o ambiente escolar e a garantia de direitos. “Levar as nossas dinâmicas de atendimento e materiais práticos para o ambiente escolar nos permite atuar na raiz da transformação social. A escola é o ambiente onde identificamos demandas, acolhemos famílias e formamos cidadãos conscientes”, explica.
Texto: Ari Junior
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!