Unidade Básica de Saúde do bairro Penha promove ação especial da campanha Setembro Amarelo neste sábado
10/09/2026 11:01:11
Arte: Comunicação Prefeitura de Lages
Saúde 10/09/2026 11:01:11
Unidade Básica de Saúde do bairro Penha promove ação especial da campanha Setembro Amarelo neste sábado
Local estará aberto das 8h às 12h e das 13h às 17h com disponibilização de consultas, testes rápidos para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo de útero (Papanicoul) e Práticas Integrativas Complementares em saúde (Pics)
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, realizará neste sábado (12 de setembro), uma ação especial alusiva à campanha nacional Setembro Amarelo, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Penha. A programação será desenvolvida das 8h às 12h e das 13h às 17h, com serviços voltados à prevenção, promoção da saúde e bem-estar da população.
Durante o dia, a comunidade poderá acessar consultas, coleta de material para exame preventivo ao câncer do colo do útero e testes rápidos para Infecções Transmissíveis (ISTs) - Human Immunodeficiency Virus (HIV) - Vírus da Imunodeficiência Humana, sífilis e hepatites B e C, além de atividades de cuidado e relaxamento. A programação também contará com Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics), como, reiki, auriculoterapia e meditação, bem como escalda-pés.
A iniciativa integra as ações do Setembro Amarelo, campanha dedicada à conscientização sobre a importância da saúde mental, prevenção do suicídio e valorização da vida. A proposta é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e criar espaços de acolhimento e cuidado dentro da Atenção Primária à Saúde (APS).
Para a secretária municipal da Saúde, Rose Cristina Possato, a ação fortalece a relevância do cuidado com a saúde mental. “O Setembro Amarelo nos lembra da importância de ouvir, acolher e cuidar. Em Lages, seguimos trabalhando, junto à prefeita Carmen Zanotto, para levar ações de prevenção e cuidado cada vez mais perto da comunidade”, destaca.
As ações na UBS do bairro Penha terão continuidade no sábado (26 de setembro), com uma programação especial direcionada ao apoio e à conscientização de pacientes com Doença de Alzheimer (DA) e seus familiares. As atividades serão realizadas durante todo o dia, com orientações e momentos de escuta para pacientes e familiares, expandindo o espaço de informação e cuidado oferecido pela Unidade.
A população da região está convidada a participar da programação e aproveitar os serviços oferecidos pela equipe da UBS do bairro Penha.
Texto: Silvana Mateus
Arte: Comunicação Prefeitura de Lages
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!