II Feira Escola, Cidadania e Movimento termina com público superior a oito mil pessoas em Lages
26/10/2026 15:11:16
Fotos: Fábio Pavan e Josué Stirle
Educação 26/10/2026 15:11:16
II Feira Escola, Cidadania e Movimento termina com público superior a oito mil pessoas em Lages
Evento promovido em dois dias pela Secretaria Municipal da Educação reuniu robótica, cultura e forte participação das famílias, engajando as 99 unidades de ensino municipais
Realizada em Lages, a II Feira Escola, Cidadania e Movimento encerrou sua edição de 2026 com saldo positivo, atraindo mais de oito mil visitantes ao CentroSerra Convention Center. O evento, promovido pela Secretaria Municipal da Educação, ocorreu no último final de semana, dias 23 e 24 de outubro, e mobilizou a comunidade escolar da região.
A exposição reuniu crianças, estudantes e professores com o objetivo de dar visibilidade e celebrar as atividades pedagógicas e projetos desenvolvidos ao longo do ano letivo. Ao todo, os trabalhos apresentados envolveram a participação ativa das 99 unidades de ensino municipais.
Os visitantes puderam conferir, nos 89 estandes do evento, exposições de materiais, atividades interativas (como jogos de tabuleiro), demonstrações voltadas à robótica e à educação maker e apresentações culturais de música, dança e teatro, realizadas por estudantes do Programa Contraturno + Movimento.
A grande novidade desta edição foi a realização do evento em dois dias. A mudança no formato foi planejada pela Secretaria Municipal da Educação para facilitar a participação e o engajamento das famílias e do público em geral.
A prefeita Carmen Zanotto enfatiza o caráter coletivo e social do evento. “A nossa Feira é a grande oportunidade de expormos os projetos e atividades realizados por nossas crianças e estudantes de maneira coletiva e não restrita às unidades de ensino. Cada visitante pôde conhecer trabalhos belíssimos, que preservam a nossa história, estimulam a responsabilidade e a cidadania, que aliam a tradição à inovação tecnológica. Tenho certeza que estamos no caminho certo, de proporcionar para nossos alunos do Sistema Municipal as mesmas oportunidades que os da rede privada possuem”, ressalta a prefeita Carmen.
Reconhecimento e união
Para o secretário municipal da Educação de Lages, professor Dr. Cristian de Oliveira, foram dois dias que permitiram enxergar muito além dos projetos, das apresentações e das atividades desenvolvidas. “Cada trabalho apresentado carregava uma história, um sonho e a certeza de que ensinar é também abrir caminhos para o futuro. Por trás de cada atividade havia professores que inspiraram, equipes que se dedicaram, diretores que organizaram, coordenadores que acompanharam e tantos outros profissionais que, muitas vezes longe dos olhares de todos, fizeram acontecer aquilo que nossa comunidade teve a oportunidade de conhecer e admirar”, salienta.
O secretário também fez questão de enaltecer o papel das famílias, que compareceram em grande número mesmo com o tempo instável do sábado (24). “Nossas famílias estiveram presentes, percorrendo os espaços, prestigiando os trabalhos, as apresentações culturais, e demonstrando que a educação se fortalece quando escola e família caminham lado a lado”, destaca o secretário Cristian.
Texto: Glaucir Borges
Fotos: Fábio Pavan e Josué Stirle
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!