Fotos: Henrique Beling e Divulgação O Concurso contou com 29 amostras de nove cidades de Santa Catarina, São Paulo e Minas Gerais
A Serra Catarinense está dando show na produção e premiações da sua cerveja artesanal. Econômica e turisticamente, a Prefeitura presta seu apoio a estas iniciativas. Neste domingo (5 de julho), Lages sediou a etapa de avaliação das amostras do 1° Concurso de Cerveja Caseira Serena Brew Shop, nas categorias estilo livre e IPA, evento realização na Associação dos Servidores do 1º Batalhão Ferroviário de Lages (BFv), em Lages. IPA significa India Pale Ale, um estilo que veio da Índia. São cervejas amargas devido a concentração de lúpulos, extremamente aromáticas, refrescantes e fáceis de beber. Sua cor deve ser de dourado a acobreado. Apresentam um teor alcoólico que tradicionalmente vai de 5,5 a 7,5%. O estilo livre abrange uma diversidade grande de estilos e outra ainda maior de ingredientes.
O evento não foi aberto ao público devido às restrições de prevenção ao novo Coronavírus (Covid-19). As atividades junto aos jurados iniciaram pela manhã e se estenderam até o começo da noite, especificamente na análise das amostras de cervejas caseiras. Lages conta com mais de 150 pessoas envolvidas no segmento da cerveja artesanal.
O Concurso contou com 29 amostras de nove cidades de três estados - Suzano e Peruíbe, ambas de São Paulo, Munhaçu (MG) e as catarinenses Blumenau, São Joaquim, Correia Pinto, Lages, Urubici e Bom Jardim da Serra. Entre os juízes estavam o cervejeiro caseiro e membro da Associação de Cervejeiros Artesanais (ACerva) Catarinense, Guilherme Kloppel; jornalista, criadora de conteúdo e beer sommelier, Aline de Oliveira, de Otacílio Costa; cervejeiro caseiro, Marcos Paulo Stefanes Ribeiro, da L’jaica Cervejaria; sócio-proprietário da Cervejaria Princesa da Serra, James Tadeu Branco; formado em tecnologia de alimentos, Luiz Donizete Andrade, home brewer há mais de dez anos e beer sommelier, Juliano Greff Gonçalves, de Otacílio Costa, e a beer sommelier e staff do Concurso de Blumenau, Daiane Theodoro Steffens. O currículo dos juízes pode ser conferido na íntegra na Galeria de Imagens desta matéria.
A organizadora do Concurso, beer sommelier Rosana Johan, proprietária da empresa Serena Brew Shop, situada no bairro Coral, lembra que o retorno foi satisfatório, pois o público-alvo eram os cervejeiros caseiros, que compareceram com entusiasmo. “O evento foi voltado também para os clientes que fazem cerveja em casa e recebemos também amostras de quem está começando agora. As inscrições foram gratuitas e, desta forma, foi possível ampliar as oportunidades. Assim que os eventos sejam liberados torcemos e esperamos poder realizar com premiações, pois já fazemos algo semelhante com participação de nossos clientes. Cada um leva sua cerveja e carne, nos reunimos e fazemos o que chamamos de ‘destrói estoque’, momentos de confraternização e de divulgação para dar força ao setor”.
O executivo de Turismo, da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Luís Carlos Pinheiro Filho, justifica que, “neste processo e nesta cadeia, pode-se criar inúmeros produtos baseados em cerveja. Este Concurso realizado pela Serena Brew vem complementar tudo o que está acontecendo no setor cervejeiro da Serra de Santa Catarina, desde o aumento substancial da produção de lúpulo, colocando Lages como um dos melhores lugares para o cultivo deste insumo fundamental na fabricação de cerveja, até as cervejas artesanais, os sete, oito empreendimentos, vários já com suas instalações produtoras montadas e espaços que podem agregar na vida cotidiana das pessoas e também nas rotas turísticas cervejeiras”. Pinheiro ainda arremata: “Portanto, demonstra-se todo o esforço no sentido de transformar Lages em um polo cervejeiro no Sul do Brasil, e mecanismos como este Concurso, promovem a nossa cidade. Consequentemente, para o turismo, essencial, pois a cerveja é um grande atrativo.” Mais informações sobre a Serena Brew Shop, basta acessar o Instagram.
Resultado da três melhores IPAs caseiras e de três estilos livres:
Estilo Livre
1º lugar - CAPITAL DAS ÁGUAS
701 - German-Style Pilsener
Juliano Correa Baldessar, Bom Jardim da Serra
2º lugar - MARACUSOUR
322 - American-Style Sour Ale
Franciele Tratz, Lages
3º lugar - CLOROQUINA APA
303 - American-Style Pale Ale
Gean de Moraes Ribeiro, Lages
IPAs
1º lugar - EPITAPH
307 - American-Style India Pale Ale
Alexsandre Bertoni, Lages
2º lugar - CERVEJANDO
307 - American-Style India Pale Ale
Ademar Ribeiro Pereira, Blumenau
3º lugar - PUNK IPA
307 - American-Style India Pale Ale
Jefferson Buiar Vidal, Lages
Texto: Daniele Mendes de Melo, com informações de Henrique Beling
Fotos: Henrique Beling e Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!