Coronavírus: COES Serra Catarinense elabora recomendações sobre formas seguras de celebrar o Natal e o Ano Novo
23/12/2020 17:55:41
Foto: Flávio Fernandes
Saúde 23/12/2020 17:55:41
Coronavírus: COES Serra Catarinense elabora recomendações sobre formas seguras de celebrar o Natal e o Ano Novo
Esse e outros assuntos relacionados ao combate da pandemia da Covid-19 foram abordados em reunião virtual entre autoridades de Lages e da região da AMURES
Texto: Flávio Fernandes
Uma reunião estratégica promovida pelo COES Serra Catarinense nesta terça-feira (22 de dezembro), contou com a participação de membros do Grupo de Monitoramento Diário da Covid-19, de secretários de Saúde dos municípios da região da AMURES, além de outras autoridades. O secretário municipal da Saúde, Claiton Camargo de Souza, que também é o Coordenador do COES Serra Catarinense, liderou o encontro realizado no formato on-line, onde foram debatidas as ações de prevenção e enfrentamento ao novo Coronavírus, tendo em vista a proximidade das festividades de Natal e Ano Novo.
Entre os assuntos tratados, destaque para a ocupação dos leitos de enfermaria e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede hospitalar de Lages, destinados a pacientes com suspeita ou confirmação da Covid-19, além das flexibilizações anunciadas pelo Governo do Estado de Santa Catarina, período de recesso e análise dos indicadores regionais da pandemia.“Desde o início da pandemia realizamos reuniões diárias com o grupo de trabalho para definir as ações e estratégias de forma conjunta no combate ao novo Coronavírus. Esse trabalho não sofrerá interrupções agora na reta final do ano”, ressalta Claiton Camargo de Souza.
Recentemente o COES Serra Catarinense elaborou uma série de recomendações aos prefeitos, secretários municipais de saúde e demais autoridades da região para que orientações sobre formas seguras de celebrar o Natal e o Ano Novo fossem amplamente divulgadas à população de cada município que compõe a AMURES.
Todas as regiões do estado em alerta Gravíssimo
Na manhã de quarta-feira (23), o Governo do Estado de Santa Catarina divulgou a atualização da Matriz de Risco Potencial, onde todas as 16 regiões de saúde do estado, incluindo a Serra Catarinense, estão em alerta gravíssimo (cor vermelha) para a Covid-19.
Entre as recomendações do COES Serra Catarinense estão:
- Celebrar em casa, apenas com as pessoas que já moram juntas, sem aglomeração e sem convidados externos;
- Evitar viagens e comemorações com pessoas de outras residências, como por exemplo, amigos do trabalho ou vizinhos;
- Dar preferência para espaços ao ar livre, caso não seja possível, manter o ambiente com o máximo de ventilação possível;
- Lavar as mãos com sabão/detergente antes e após as refeições e higienizar as mãos com álcool em gel
- Seguir as demais recomendações e determinações dos órgãos de saúde.
“Apesar de estarmos acompanhando uma tendência de queda em alguns indicadores nos últimos dias, as pessoas precisam ter responsabilidade na hora de celebrar o Natal e Ano Novo. O comportamento da população agora, definirá o cenário no mês de janeiro, por isso não podemos nos descuidar porque a pandemia não terminou”, finaliza Claiton Camargo.
Foto: Flávio Fernandes
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!