ACESSE O MENU DO SITE
Logo PML
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
Serviços Ícone
NOTÍCIAS
MUNICÍPIO DE LAGES


UPA 24 Horas está equipada com usina de oxigênio automatizada - 2021-04-20 11:59:09
Legenda: Ary Barbosa / Credito:
DOWNLOAD DA IMAGEM
Saúde 20/04/2021 11:59:09

UPA 24 Horas está equipada com usina de oxigênio automatizada

O equipamento foi adquirido, através de licitação pública, desde antes do início da Pandemia do novo CoronaVírus e da Covid-19


A produção de oxigênio, além de ar comprimido e vácuo, por esta usina, supre a demanda de gases medicinais utilizados pela UPA, em procedimentos variados, desde a nebulização, aspiração de secreções das vias aéreas e pulmonares até a oxigenação, propriamente dita, que compreende o melhoramento do ritmo respiratório de um paciente.

Com isso, a enfermaria de Covid-19 (com 10 leitos), instalada recentemente na UPA é abastecida por redes de gases medicinais, facilitando assim o tratamento dos pacientes internados, à espera de leitos hospitalares.

O diretor da UPA 24 Horas, Gilmar Ribeiro, explica que a usina de oxigênio foi projetada na época dos preparativos para equipar e inaugurar a UPA, há cerca de dois anos, sendo que o processo licitatório foi concluído no segundo semestre de 2020. “A usina foi adquirida da empresa carioca SeparAr, em sistema de comodato, com prazo de utilização de um ano, podendo ser prorrogado por cinco anos. Hoje o custo de todo o sistema gerador de oxigênio fica R$ 432 mil por ano, ou seja, R$ 36 mil mensais”, fala Gilmar.

“Com esta usina, a economia geral de custos com oxigênio reduziu em torno de 50%, além da segurança e facilidade operacional que este sistema automatizado proporciona à equipe técnico-profissional e aos pacientes atendidos e em tratamento na UPA 24 Horas”, ressalta Gilmar.

 

Usina Automatizada e Interligada a Gerador de Energia

 

Totalmente automatizada e interligada a um gerador de energia elétrica, a usina de oxigênio da UPA 24 Horas funciona ininterruptamente. Ainda tem um sistema que permite que seja, emergencialmente, interligada a uma rede de cilindros (sobressalentes) de oxigênio. Isso garante segurança operacional e funcional, melhorando sobremaneira as condições de trabalho de enfermeiros, técnicos de enfermagem e dos profissionais médicos que atendem na unidade de pronto atendimento, administrada pela Secretaria Municipal da Saúde, da Prefeitura de Lages.

“No contrato de licitação, além de ceder os equipamentos, a empresa firmou compromisso de instalar todo o sistema operacional e disponibilizar um técnico (engenheiro mecânico) para os serviços gerais de manutenção”, explica Gilmar.

“Para nós profissionais de enfermagem, a confiabilidade proporcionada por este sistema é muito importante, nos dando segurança, tranquilidade e mais facilidade em nossas atividades diuturnas aqui na UPA 24 Horas. Antes tínhamos de carregar um cilindro pesado, e não era qualquer profissional que podia fazer este tipo de serviço. Agora tudo é facilitado e mais seguro, operacionalmente”, descreve o gerente da UPA, Leonardo de Souza.

 

Como é gerado o oxigênio

 

 

A usina de oxigênio da UPA 24 Horas funciona basicamente dentro de um container. O processo de geração de gases é o seguinte: compressores com filtro bacteriológico recebem o ar do meio ambiente, o qual passa por um secador e refrigeração, até que este ar comprimido fique livre de água e de quaisquer impurezas. A usina está equipada com uma peneira molecular que em contato com o ar separa o nitrogênio do oxigênio. Uma vez eliminado o nitrogênio, por meio de peneira (purga), ocorre então a geração de oxigênio com 93 a 98% de pureza”, explica o diretor da UPA.

 

Texto: Iran Rosa de Moraes

Fotos: Ary Barbosa

 

Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD
Galeria de Fotos
DOWNLOAD

DEIXE O SEU COMENTÁRIO







COMENTÁRIOS


Foto - 1618939028907.jpg
Quadras de basquete do complexo esportivo do Jones Minosso recebem novos aros
Foto - 1618939028907.jpg
Ponte que oferecia perigo à comunidade foi substituída por tubos no bairro Santa Helena
Foto - 1618939028907.jpg
Entroncamento das ruas Professor Simplício e Heitor Villa Lobos terá rótula
Foto - 1618939028907.jpg
Especialistas da Assistência Social são instruídos especificamente no acolhimento de pessoas fragilizadas em relação a própria vida
Foto - 1618939028907.jpg
Previsão de alto volume de chuva para a região coloca Defesa Civil Municipal em alerta
Foto - 1618939028907.jpg
Bairro Penha recebe a 38ª horta do Programa Colheita Feliz
Foto - 1618939028907.jpg
Limpeza no córrego no bairro Sagrado Coração de Jesus executada pela Defesa Civil previne eventuais alagamentos

 

AGORA FICOU MAIS FÁCIL E RÁPIDO ENCONTRAR O QUE VOCÊ PRECISA!

 
Destaque 1 Destaque 2 Destaque 3 Destaque 4


Logo PML
Prefeitura de Lages - (49) 3019-7400
Horário de atendimento: das 8h às 12h e das 14h às 18h

RAMAIS PREFEITURA +
Ícone Facebook Ícone Linkedin Ícone Contato
PREFEITURA MUNICIPAL DE LAGES 2021. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.
Logo Estúdio Sul