Uma novidade desta edição foi o início das atividades do primeiro castramóvel público de Santa Catarina
Com o objetivo de descentralizar ações e serviços públicos oferecidos pela Prefeitura de Lages, e tornar a administração municipal mais próxima da comunidade, o programa “Desenvolve Mais Bairro” já está na sua oitava edição. Promovido através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e demais parceiros, desta vez a estrutura foi levada até o bairro Penha, contemplando todos os moradores da região e bairros próximos, como São Miguel, Itapuã e Loteamento Nadir.
A ação, que acontece mensalmente em uma região diferente da cidade, aconteceu na manhã desta sexta-feira (26 de maio), no espaço ao lado da Unidade Básica de Saúde, localizada na rua Nossa Senhora da Penha. “Equipes de várias secretarias municipais se uniram e graças a essa parceria conseguimos colocar à disposição da comunidade diversos serviços essenciais, melhorando o acesso e a qualidade de vida das pessoas”, destaca o prefeito em exercício, Juliano Polese.
Logo nas primeiras horas, as pessoas da comunidade se dirigiram até o local para usufruir de todos os serviços ofertados. Entre os mais procurados está o setor do Balcão Cidadão, com o encaminhamento para a confecção de documentos pessoais como RG, CPF, carteira de trabalho, Cartão SUS e solicitação de seguro desemprego. “Nossa proposta é justamente essa, vir ao encontro da comunidade. A cada edição estamos incrementando os serviços e trazendo novidades. Até o final do ano teremos atendido praticamente todas as regiões da cidade. A próxima ação provavelmente será na região do bairro Gralha Azul e adjacências”, adianta o secretário do Desenvolvimento Econômico e Turismo, Álvaro Mondadori (Joinha).
Uma novidade desta edição foram os serviços de corte de cabelo feminino e escova, e serviços de barbearia para os homens. Dona Soni das Graças dos Santos, 67 anos, ficou sabendo da ação através das redes sociais e aproveitou a oportunidade para colocar em dia o visual. “Vale muito a pena, pois aqui conseguimos fazer muita coisa que teria que ser apenas no Centro, e nem todos têm condições”, comenta a moradora do bairro Penha.
Oportunidades para o mercado de trabalho
Outro destaque da ação é o encaminhamento para entrevistas em empresas que estão com vagas abertas, através do Banco do Emprego. Uma oportunidade para quem está fora do mercado de trabalho e busca uma oportunidade, ou então procura o primeiro emprego. Geralmente as empresas buscadas são próximas da região que está sendo atendida, desde mercados, panificadoras, farmácias, comércio em geral e indústrias, além das vagas disponíveis no Banco do Emprego.
“Muitos jovens estão à procura do primeiro emprego, mas nos chama a atenção a demanda de pessoas acima dos 45 anos de idade. Estamos pensando em fazer uma campanha com o objetivo de incentivar a contratação na meia idade, assim como fizemos para o primeiro emprego, pois sentimos uma dificuldade de inserir no mercado de trabalho pessoas que ainda são muito produtivas, mas tem esse desafio por causa da idade”, explica a coordenadora do Banco do Emprego, Silvana Medeiros.
Ainda foram ofertados cursos gratuitos a quem busca capacitação e qualificação profissional, através do setor Qualifica Melhor, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo. Assim como orientações sobre a abertura e formalização como Microempreendedor Individual (MEI).
Mutirão de Lixo Eletrônico e distribuição de mudas
A Semasa, por meio da Diretoria de Resíduos Sólidos, promoveu o “Mutirão de Lixo Eletrônico”. A comunidade pode levar até o local da ação, materiais inservíveis como pilhas, baterias, celulares, televisores, computadores e eletrodomésticos. Também contaram com um ponto de recolhimento de óleo de cozinha usado e vidros.
O projeto “Lixo Orgânico Zero”, da Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, desenvolveu ações como orientações do Método Lages de Compostagem e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além da entrega de material informativo e poda triturada. As pessoas que levaram materiais recicláveis até o local da ação receberam em troca mudas de árvores e brindes.
Já a Defesa Civil Municipal fez a distribuição de material didático, atendimentos para avaliação de árvores e muros em situação de risco, avaliação de córregos para limpeza e atividades sobre educação ambiental.
A Secretaria de Turismo disponibilizou passeios de ônibus com guia por alguns dos principais pontos históricos de Lages aos alunos da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Nossa Senhora da Penha. A ação faz parte do projeto Turismo nas Escolas, em parceria com a Secretaria Municipal da Educação.
Castramóvel inicia atividades durante a ação
A Secretaria Municipal da Saúde, presente no evento, disponibilizou a vacinação contra a Covid-19, testes rápidos para Sífilis, HIV e Hepatites B e C, ponto de coleta de medicamentos para a Farmácia Solidária e orientações sobre o programa Saúde na Mão.
A novidade foi o início das atividades do primeiro castramóvel público de Santa Catarina, gerido pela Secretaria da Saúde. Os cadastros das pessoas interessadas em realizar o procedimento em seu pet foram realizados anteriormente. O castramóvel irá acompanhar o “Desenvolve Mais Bairro” mensalmente, em todas as regiões da cidade por onde passar. Somente serão realizados procedimentos em cães machos, sem raça definida, e menores de oito anos de idade.
O “Desenvolve Mais Bairro” contou com a parceria das seguintes secretarias municipais: Desenvolvimento Econômico e Turismo; Saúde; Comunicação Social; Defesa Civil; Serviços Públicos e Meio Ambiente e Semasa (Diretoria de Resíduos Sólidos). A Rádio Clube fez a transmissão ao vivo do programa Clube Comunidade e promoveu sorteio de brindes. O Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) oportunizou atendimentos com orientações sobre o preenchimento de cadastros e vagas de estágio e aprendizagem.
Texto: Aline Tives com colaboração de Flávio Fernandes
Fotos: Toninho Vieira
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!