Fotos: Nilton Wolff/Divulgação e Mercado Público Municipal/Divulgação Alterações suspeitas de câncer de mama devem ser sempre investigadas por um profissional para esclarecimento de diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve ser investigado. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve ser examinado
Mulheres e homens se unem em várias regiões de todo o mundo para se entrelaçar em razão da prevenção e combate ao câncer de mama em mais uma edição do Outubro Rosa, uma campanha de disseminação de informações em volta do câncer de mama e, no Brasil, fortalecimento das recomendações do Ministério da Saúde para prevenção, diagnóstico precoce e rastreamento da doença, como preconiza o Instituto Nacional de Câncer (Inca), vinculado ao Ministério da Saúde (MS).
No Brasil, o câncer de mama é o tipo de câncer mais comum, depois do câncer de pele não melanoma, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Também é o que causa mais mortes entre as mulheres.
Segundo instruções atuais do Ministério da Saúde, toda mulher entre 50 e 69 anos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para realizar o exame de mamografia de rastreamento a cada dois anos.
Alterações suspeitas de câncer de mama devem ser sempre investigadas por um profissional para esclarecimento de diagnóstico. Em mulheres mais jovens, qualquer caroço persistente por mais de um ciclo menstrual deve ser investigado por um profissional. No caso das mulheres com mais de 50 anos, todo caroço na mama deve ser investigado. O câncer de mama também pode atingir homens, situação que representa 1% dos casos.
O período Outubro Rosa é celebrado no Brasil e no exterior com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre o câncer de mama, a fim de contribuir para a redução da incidência e da mortalidade pela doença. Geralmente, pontos turísticos e cartões postais planeta afora são iluminados na cor rosa e/ou ornamentados com laço rosa, símbolo do movimento, para atrair a atenção das populações.
E, obviamente, Lages abraçou a causa e desenvolverá, a partir deste dia 2 de outubro, segunda-feira, data da noite da cerimônia da abertura oficial, uma programação recheada de atrações no mês inteiro, por iniciativas da Secretaria Municipal da Saúde e Mercado Público Municipal, com a parceria de instituições, com eventos no desígnio de exaltar e enobrecer o bem-estar e entretenimento às mulheres, a serem executados ao longo do mês especialmente para “elas”.
No município, as mulheres são atendidas pelo Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm), serviço atrelado à Secretaria Municipal da Saúde, viabilizadora de consultas médicas nas especialidades de ginecologia e obstetrícia e mastologia, consultas de enfermagem e exames, como clínico de mamas, mamografia e preventivo ao câncer do colo do útero.
A noite desta segunda-feira (2 de outubro), no Mercado Público Municipal, foi abrilhantada com uma recepção acolhedora às mulheres para aconchegar as participantes. As 100 primeiras mulheres que chegaram ao ambiente receberam flores.
Nas mesas da Praça de Alimentação, decoração especial, espaços enfeitados com bailarinas e suas saias de tule, e rosas no palco de apresentações artístico-culturais. O show de Juanita (voz e violão) e a exibição de grupo do Projeto Dançar Passarela, na Praça de Alimentação, animaram a plateia de espectadores. Outros mimos foram entregues às mulheres, como cartões com orientações sobre autoexame com balinhas e lacinhos rosas.
Na ocasião foram explanados a relevância do Outubro Rosa e o Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher, serviço da Polícia Militar (PM). Entre as autoridades presentes na solenidade de abertura estavam a secretária municipal de Políticas para a Mulher, Marli Nacif, e a executiva do Mercado Público, Luciana Capistrano.
Mais vida para as pessoas, mais vida a quem dá à luz a vida. “A Secretaria está junto a toda e qualquer ideia que proteja e valorize a saúde física e mental da mulher, seus direitos, seus projetos. Será um mês de reflexão e de impulso a medidas de defesa da mulher. Precisamos dessa atenção o ano inteiro, não somente no décimo mês do ano. Estejamos unidos, determinados, aglutinados”, avalia a secretária de Políticas para a Mulher, Marli Nacif.
Festividades pela saúde feminina no Mercado Público
Seis datas dedicadas às mulheres no Mercado Público Municipal, com atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama, Roda de Conversa sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), Dia da Beleza para agricultoras, cuidados estéticos, bingo, música, dança do ventre e Pedal da Prevenção.
Mobilização há mais de 30 anos
O movimento internacional de conscientização para a detecção precoce do câncer de mama, Outubro Rosa, foi criado no início da década de 1990, quando o símbolo da prevenção ao câncer de mama - o laço cor de rosa - foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York (Estados Unidos) e, desde então, promovida anualmente.
Roteiro do Outubro Rosa no Mercado Público Municipal
|
MERCADO PÚBLICO MUNICIPAL
|
||
|
DATA |
HORÁRIO |
AÇÃO |
|
2 de outubro |
19h |
Abertura Outubro Rosa no palco do Mercado - show com Juanita (voz e violão) e Dançar Passarela, na Praça de Alimentação |
|
4 de outubro |
A partir de 14h |
Orientações sobre prevenção ao câncer de mama, cuidados estéticos e dança no auditório do Mercado - Ações das secretarias da Saúde e Assistência Social |
|
17 de outubro |
A partir de 14h |
Roda de Conversa sobre prevenção ao câncer de mama, teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), bingo com café, Dia da Beleza para agricultoras e dança no auditório do Mercado - Ações das secretarias da Saúde e Agricultura e Pesca |
|
22 de outubro |
8h - Largada |
Pedal da Prevenção Concentração na rua lateral do Mercado Público - rua Manoel da Silva Ramos, Centro - Ação da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Turismo e Diretoria de Trânsito (Diretran)
|
|
25 de outubro |
A partir de 14h |
Atividades e orientações voltadas à prevenção ao câncer de mama e apresentação de dança - Ações das secretarias da Saúde, Assistência Social e Políticas para a Mulher |
|
31 de outubro |
19h |
Encerramento do Outubro Rosa com Grupo Nageena (dança do ventre) e Ariane e Banda |
25 Unidades de Saúde e Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher abertos à noite para bem receber as mulheres
O movimento Outubro Rosa será um mês inteiro de ações e de sensibilização em amor à vida. Durante o mês da campanha, cujo símbolo é o laço rosa, 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) estarão abertos em horário especial noturno, além do horário diurno (8h às 12h e das 13h às 17h), para atender crianças, adolescentes, mulheres maduras e idosas com empecilhos de deslocamento nos horários habituais dos dias úteis da semana para olhar a si mesma e fazer um check-up periódico.
Nas Unidades de Saúde de 25 bairros de Lages, há serviço gratuito de coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero. No Ceasm, coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas.
Em instituições públicas e privadas variadas serão oferecidos coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) dentro de empresas a mulheres trabalhadoras e a servidoras públicas; Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) - reiki, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, craniopuntura e meditação; palestras; rodas de conversa; zumba; orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo; Jornada da Saúde da Mulher no Outubro Rosa; Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa com especialista mastologista e ginecologista e obstetra, e 4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa.
As sedes das ações são Unidades Básicas de Saúde (UBSs); Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm); Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade; Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor; Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps ad); Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc); Hospital Nossa Senhora dos Prazeres; Mercado Público Municipal; Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc); Câmara de Vereadores; JBS Foods/Seara Alimentos; Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), e Calçadão da Praça João Costa.
Exame clínico das mamas
Exame das mamas realizado por médico ou enfermeiro treinado para esta atividade. Neste exame poderão ser identificadas alterações nas mamas. Se for necessário, será indicado um exame mais específico, como a mamografia.
Mamografia
Exame simples que consiste em um raio-X da mama e permite descobrir o câncer quando o tumor ainda é bem pequeno.
Autoexame
O exame das mamas realizado pela própria mulher, apalpando os seios, ajuda no conhecimento do próprio corpo, entretanto, este exame não substitui o exame clínico das mamas realizado por um profissional de saúde treinado. Caso a mulher observe alguma alteração deverá procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo de sua residência. Mesmo que não encontre nenhuma alteração no autoexame, as mamas devem ser examinadas uma vez por ano por um profissional de saúde.
Cuidados constantes
Manter o peso corporal saudável, conservar uma alimentação saudável e equilibrada (com frutas, legumes e verduras), ser fisicamente ativo - praticar atividades físicas (qualquer atividade que movimente seu corpo) e não fumar. Estas são algumas dicas que podem ajudar na prevenção de várias doenças, inclusive do câncer. O aleitamento materno também é um fator de proteção para o câncer de mama.
Outubro Rosa e suas diversificadas ações em distintos espaços
|
AÇÕES DIVERSAS EM AMBIENTES DIFERENCIADOS
|
|||||
|
DIA
|
HORA |
LOCAL |
AÇÃO |
PÚBLICO-ALVO |
NÚMERO |
|
02, 03, 04, 05, 06 E 07 - AÇÃO NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs)
|
|||||
|
02 |
19h |
Mercado Público Municipal |
Abertura Outubro Rosa |
|
|
|
02 |
Dia inteiro |
JBS Foods/ Seara Alimentos |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) |
Mulheres trabalhadoras com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho |
40 |
|
03 |
Tarde |
Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) |
Mulheres estudantes e profissionais do campus |
20 |
|
04 |
14h |
Mercado Público Municipal |
Orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo - Atividade promovida pelo Mercado Público, na qual a Secretaria da Saúde é colaboradora juntamente à Secretaria da Assistência Social |
|
40 - 50 |
|
05 |
Dia inteiro |
JBS Foods/Seara Alimentos |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) |
Mulheres trabalhadoras com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho |
40 |
|
05 |
19h |
Câmara de Vereadores |
Outubro Rosa |
|
|
|
06 |
Manhã |
Centro de Ciências Agroveterinárias (CAV), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas |
Mulheres estudantes e profissionais do campus |
20 |
|
07 |
Das 8h às 12h e das 13h às 17h |
Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) |
Servidoras públicas com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho |
100 |
|
10 |
Dia inteiro |
JBS Foods/ Seara Alimentos |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero, exame clínico das mamas e teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) |
Mulheres trabalhadoras com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho |
40 |
|
10 |
Tarde |
Centro de Atenção Psicossocial - Álcool e Drogas (Caps ad) |
Roda de Conversa |
|
|
|
11 |
14h |
Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) |
Palestra e Roda de Conversa sobre Saúde da Mulher |
Servidoras do Hemosc |
20 |
|
16 |
Dia todo - 8h às 12h (1ª turma) e das 13h às 17h (2ª turma) |
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) |
Jornada da Saúde da Mulher no Outubro Rosa |
Servidoras da Secretaria Municipal da Saúde não abrangidas por ações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) |
400 |
|
17 |
8h às 12h e das 13h às 17h |
Policlínica Municipal Eneo Pacheco de Andrade |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas |
Servidoras da Secretaria Municipal da Saúde não abrangidas por ações das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) |
40 |
|
17 |
14h |
Mercado Público Municipal |
Orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo - Atividade promovida pelo Mercado Público, na qual a Secretaria da Saúde é colaboradora juntamente às secretarias da Assistência Social e Agricultura e Pesca |
|
40 - 50 |
|
19 |
17h às 19h |
Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas |
Mulheres presentes nas ações do Mercado Público Municipal |
20 |
|
21 |
8h às 12h e das 13h às 17h |
Ambulatório de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICs) Viva Melhor |
Reiki, auriculoterapia, massoterapia, acupuntura, craniopuntura, meditação, entre outras práticas |
Servidoras públicas com dificuldades de acessar o serviço de Saúde devido ao horário de trabalho |
100 |
|
25 |
14h |
Mercado Público Municipal |
Orientações sobre Saúde da Mulher através de bingo educativo - Atividade promovida pelo Mercado Público, na qual a Secretaria da Saúde é colaboradora juntamente à Secretaria da Assistência Social |
|
40 - 50 |
|
25 |
17h |
Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas |
Mulheres presentes nas ações do Mercado Público Municipal |
20 |
|
26 |
13h |
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) |
Ciclo de Palestras sobre o Outubro Rosa
Programação - 13h30min: Mastologista, Fernando Vequi Martins
14h45min: Ginecologista e obstetra, Patrícia Wolff |
Profissionais de Saúde da Secretaria da Saúde |
150 |
|
28 |
13h às 17h |
Calçadão da Praça João Costa |
Zumba
Teste rápido para Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)
Objetivos: Alertar a comunidade para as doenças sífilis e sífilis congênita e orientar sobre prevenção do câncer de mama e do colo do útero - Ação promovida por Danrley Kolbet
Secretaria Municipal da Saúde firmou parceria para abordar o Outubro Rosa e precaução aos tipos de sífilis |
População em geral |
200 - 300 |
|
28 |
14h às 17h |
Hospital Nossa Senhora dos Prazeres |
Palestra |
|
|
|
28 |
Tarde |
Mercado Público Municipal |
|
|
|
|
28 |
Tarde |
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) |
Palestras |
|
|
|
28 |
17h às 19h |
Centro de Estudo e Assistência à Saúde da Mulher (Ceasm) |
Coleta para exame preventivo ao câncer do colo do útero e exame clínico das mamas |
|
|
|
29 |
7h às 12h |
Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) |
4º Correndo do AVC e I Caminhada Rosa |
População em geral |
300 |
Prevenção em 25 Unidades Básicas de Saúde (UBSs)
|
UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE (UBSs)
|
||
|
DATA
|
HORÁRIO |
UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE (UBS)/BAIRRO
|
|
2 de outubro |
17h às 21h |
Petrópolis |
|
3 de outubro |
17h às 21h |
Santa Helena |
|
3 de outubro |
17h15min às 21h15min |
Conta Dinheiro |
|
3 de outubro |
18h às 21h |
São Carlos |
|
3 de outubro |
18h às 22h |
Centenário |
|
4 de outubro |
17h às 21h |
São Pedro |
|
4 de outubro |
17h às 21h |
Tributo |
|
3 e 5 de outubro |
17h às 19h |
Vila Nova |
|
3 e 5 de outubro |
17h às 21h |
Guarujá |
|
3 a 6 de outubro |
14h às 17h |
Habitação |
|
5 de outubro |
17h às 21h |
Coral |
|
5 de outubro |
17h às 21h |
Promorar |
|
5 de outubro |
17h às 21h |
Várzea |
|
6 de outubro |
17h às 21h |
Penha |
|
7 de outubro |
13h às 17h |
Frei Rogério |
|
11 e 25 de outubro |
17h às 21h |
Copacabana |
|
11 e 26 de outubro |
17h às 21h |
Vila Mariza |
|
16 e 26 de outubro |
17h às 21h |
Santa Mônica |
|
17 de outubro |
17h às 21h |
Santa Catarina |
| 18 de outubro | 18h às 21h | São Francisco |
| 19 de outubro | 17h às 21h | São Miguel |
| 20 de outubro | 17h15min às 21h15min | Caça e Tiro |
| 21 de outubro | 13h às 17h | São Cristóvão |
| 23 de outubro | 17h às 21h | Centro |
| 25 de outubro | 17h às 21h | Interior (Área rural) |
Novos 73.610 casos de câncer de mama para o Brasil em 2023
O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento, quanto em países desenvolvidos. Cerca de 2,3 milhões de casos novos foram estimados para o ano de 2020 em todo o mundo, o que representa cerca de 24,5% de todos os tipos de neoplasias diagnosticadas nas mulheres. As taxas de incidência variam entre as diferentes regiões do planeta, com as maiores taxas nos países desenvolvidos.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil, com taxa de mortalidade ajustada por idade, pela população mundial, para 2021, de 11,71/100 mil (18.139 óbitos). As maiores taxas de incidência e de mortalidade estão nas regiões Sul e Sudeste do país. Para o Brasil, foram estimados 73.610 casos novos de câncer de mama em 2023, com um risco estimado de 66,54 casos a cada 100 mil mulheres.
Importância do diagnóstico precoce
No Brasil, em torno de 66 mil pacientes receberam o diagnóstico de câncer de mama em 2022, como reporta a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) demonstra que um em cada três casos pode ser curado se descoberto logo no início.
Com uma incidência de 99% nas mulheres, a doença também pode acometer homens. A forma mais importante de detecção é através dos exames de mamografia.
Em Santa Catarina, mais de 90 mil mulheres realizaram o exame somente em 2023. O tempo médio de espera entre a requisição e realização é de 20,65 dias. Tempo precioso, já que a detecção precoce é fundamental.
Há parcela de mulheres que passaram pelo tratamento e tiveram de realizar a mastectomia, ou seja, a retirada da mama. Para estas mulheres, há a garantia legal da realização de cirurgia de reconstrução mamária.
Todavia, quando a realização da cirurgia de reconstrução mamária não é a opção escolhida, é possível disponibilizar a distribuição de sutiãs com próteses de silicone. Esta é a decisão do Governo do Estado, através da parceria com a Rede Feminina de Combate ao Câncer e da Amuc.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são: Caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e acompanhado ou não de dor (está presente em mais de 90% dos casos da doença. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer - Inca, nem todo o caroço é câncer de mama, por isso, é importante consultar um profissional de saúde para análise); pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo), e saída espontânea de líquido de um dos mamilos. Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como, envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante.
Os principais fatores são:
Comportamentais/Ambientais
Aspectos da vida reprodutiva/hormonais
Hereditários/Genéticos
De 5 a 10% dos casos estão relacionados a fatores hereditários e/ou genéticos. Ainda assim, a presença de um ou mais fatores de risco não significa que a mulher terá, necessariamente, a doença.
Cuidados de outubro a outubro
A saúde da mulher pode passar por mudanças significativas em cada fase da vida e os cuidados vão muito além da prevenção do câncer, de acordo com o Ministério da Saúde (MS), alertando que a mulher deve estar atenta à saúde todos os meses do ano.
Alguns cuidados são indispensáveis para manter uma vida saudável e livre de riscos. Os principais incluem:
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Nilton Wolff/Divulgação e Mercado Público Municipal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!