Terceira reunião do Comitê POP de 2025 com órgãos públicos, entidades e sociedade civil aconteceu no Mercado Público
24/04/2025 13:59:49
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 24/04/2025 13:59:49
Terceira reunião do Comitê POP de 2025 com órgãos públicos, entidades e sociedade civil aconteceu no Mercado Público
No encontro foi formada a coordenação, grupo de trabalhos e debate sobre a construção do plano de ações
Na quinta-feira (24 de Abril), no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, aconteceu a terceira reunião de 2025 do Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento da Política Municipal para a População em Situação de Rua (Comitê POP), que é um órgão consultivo, de composição partidária, responsável pelo acompanhamento, assessoramento e monitoramento das políticas públicas voltadas à população em situação de rua.
Com participação da Assistência Social de Lages, Órgãos Governamentais e Organização da Sociedade Civil, foram debatidos diversos assuntos referentes ao Comitê POP, incluindo a construção do plano de ações para o ano vigente, assim como a constituição da coordenação para estruturação do trabalho.
Nas coordenações e secretários do comitê ficaram definidos os seguintes órgãos:
Coordenação: Pastoral Povo da Rua;
Vice-Coordenação: Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures);
Secretário: Coordenação Habitacional e Regularização Fundiária;
Vice-Secretário: Cáritas Diocesana de Lages.
A Prefeita Carmen Zanotto determinou que os serviços da Assistência Social devem ter agilidade e, principalmente, o apoio das entidades e sociedade civil. "Precisamos da cooperação de todos. Estamos com uma equipe técnica e competente trabalhando para que possamos diminuir, de maneira significativa, os casos que trazem impactos em nossa comunidade", diz a Prefeita.
A Secretária de Assistência Social, Inês das Graças Salmória, reforça as determinações da Prefeita. "Esta é uma questão social presente no mundo todo e precisamos de ações firmes e eficazes para minimizar a situação em nossa cidade. A união de esforços, e o apoio junto a entidades e sociedade civil, farão com que tenhamos resultados positivos”, comenta a secretária.
A Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Assistência Social, antes do encaminhamento ao Centro POP, faz a abordagem social, visando identificar, mapear a vulnerabilidade, atender, acompanhar pessoas e famílias em situação de risco, além da mediação de acesso à rede de proteção social, intervenções no território, enfrentamento e superação das violências.
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro POP) é um espaço de referência para o convívio social e o desenvolvimento de relações de solidariedade, afetividade e respeito. Faz parte das atribuições: atendimentos individuais e coletivos, oficinas e atividades de convívio e socialização, além de ações que incentivem o protagonismo e a participação social das pessoas em situação de rua.
Servindo de ponto de apoio para pessoas que vivem e/ou que estão em situação de rua, na unidade é oferecido o acesso à higiene pessoal, alimentação e provisão de documentação. O público alvo são: jovens, adultos, idosos e famílias que utilizam as ruas como espaço de moradia e/ou sobrevivência. Destaca-se que crianças e adolescentes podem ser atendidos pelo serviço somente quando estiverem em situação de rua acompanhados de familiar ou pessoa responsável. A próxima reunião do Comitê POP ocorre no mês de maio, também no Mercado Público de Lages.
Texto e Fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!