Secretaria da Saúde realiza primeira reunião de Articulação do Programa Saúde na Escola
29/04/2025 10:14:19
Fotos: Divulgação/Secretaria da Saúde
Saúde 29/04/2025 10:14:19
Secretaria da Saúde realiza primeira reunião de Articulação do Programa Saúde na Escola
O objetivo do programa, entre a Secretaria da Saúde e a Secretaria da Educação, é desenvolver ações de promoção à saúde e prevenção de doenças e agravos
Secretaria da Saúde de Lages, reuniu na manhã de segunda-feira (28 de abril), servidores da saúde com o objetivo de debater o desenvolvimento das ações do Programa referente ao Ciclo 2025 – 2026.
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi criado em 2007, por meio do decreto presidencial nº 6286, e trata-se de uma política intersetorial dos Ministérios da Saúde e da Educação que visa a promoção da Saúde e da Educação integral dos estudantes da rede pública e privada de ensino, bem como a prevenção de doenças e agravos que comprometem o pleno desenvolvimento dos (as) educandos (as).
O programa integra ações de saúde e educação, com foco em 14 temáticas, sendo cinco delas prioritárias. Alimentação saudável e prevenção da obesidade, promoção da cultura de paz e direitos humanos, verificação da situação vacinal, saúde sexual e reprodutiva e saúde mental, esses são os assuntos indispensáveis do programa entre outros que serão abordados.
A ação será intersetorial entre a saúde e educação. Cada Unidade Básica de Saúde (UBS) nomeou um profissional responsável pelo programa, o qual articulará reuniões com os (as) diretores (as) e equipes pedagógicas das escolas, apresentará temáticas e definirá os profissionais que irão trabalhar os temas selecionados.
O Programa Saúde na Escola (PSE), trabalha na prevenção e promoção. “Estamos retomando programas como o Saúde na Escola (PSE), porque sabemos da importância de estarmos requalificando o processo de cuidado dos alunos e comunidade. A parceria com a Educação é de extrema importância para dar andamento as ações estabelecidas pelo programa”, reforça a Secretária Adjunta responsável pela Atenção Primária, Rose Cristina Posatto.
O programa atende de forma integralizada, porque a saúde adentra o território da escola para realizar ações de promoção e prevenção de saúde dos alunos, por isso a parceria das equipes é fundamental.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Divulgação/Secretaria da Saúde
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!