Com vocês, na passarela, a Realeza Baby Festa do Pinhão
Ela é uma verdadeira princesinha digna de uma realeza. O seu sorrisinho encanta e hipnotiza. Cada detalhezinho dela fascina as pessoas. Formosura, graciosidade, elegância. Simpatia, carisma, cheirinho de neném, o bom humor, a risadinha, os gestos, os movimentos singelos e brilho nos olhos, caraterísticas de uma princesa. Esta é a Cecília, a bebê que acabou de completar cinco meses de vida e, se não bastasse o charme, ela foi audaciosa na escolha pelo tema da sua festa de “mêsversário”. Nada de unicórnio, safari, fazendinha, festas tropicais, bailarina, Masha e o Urso ou princesas da Disney.
Cecília já quer dizer a que veio neste mundo e, depois dos temas dos “mêsversários” anteriores - vaquinha, abelhinha, Carnaval e circo -, escolheu um tema que tem tudo a ver com o momento, o início da temporada outono/inverno, o frio da Serra, a colheita do pinhão, ou seja, todos os elementos caraterísticos da Festa Nacional do Pinhão, que este ano alcança a sua 35ª edição, a ser realizada de 6 a 22 de junho, incluindo as atrações artísticas do Recanto do Pinhão Aracy Paim, a 23ª Sapecada da Serra Catarinense e da 31ª Sapecada da Canção Nativa. Sim, ela foi a Realeza Baby Festa do Pinhão, com direito a mini faixa artesanal estampada e tudo mais. “Tá” pensando o quê?
E já não bastasse a homenagem a um dos maiores eventos históricos, culturais, artísticos, tradicionalistas, folclóricos e gastronômicos da região Sul do Brasil, os nove convidados especiais da cerimônia intimista - avôs e padrinhos - foram impressionados com mais surpresas no decorrer da festinha da Cecília.
Os pais de Cecília Ventura Steinck, Alex Steinck, 34 anos, trabalha como coordenador de eventos, e a mãe, Cris Moura, empresária, de 31 anos. A família mora no Centro.
A ideia de desenvolver a Festa Nacional do Pinhão na decoração da festinha de Cecília surgiu da imaginação da sua mãe. “Optamos por celebrar com o tema da Festa Nacional do Pinhão para enaltecer e valorizar as raízes culturais de Lages. Ao incorporar este tema, buscamos proporcionar uma experiência que fortaleça o sentimento de pertencimento e orgulho pela nossa cultura local, especialmente para a Cecília, incentivando-a a conhecer e preservar as tradições que moldam nossa comunidade”, revela o papai da pequena, Alex. A participação infantil terá espaço na Festa Nacional do Pinhão 2025, com o Concurso Realeza Mirim, no dia 17 de maio.
O melhor presente possível em seu primeiro Dia das Mães
Criatividade flui naturalmente nesta família, e é claro que o primeiro Dia das Mães de Cris nunca mais vai sair do coração e da memória desta mamãe. “Adoramos inovar e tornar cada mês especial, e a chegada da nossa pequena Cecília é uma bênção que enche nossos corações de felicidade. Cada sorriso, cada descoberta, é motivo para comemorar e agradecer. Que possamos continuar celebrando cada momento ao lado dela, e cultivar amor, alegria e muitas memórias felizes”, desabafa a mãe, com a filha nos braços chia de saúde nos seus cinco meses, bem no fim de semana do Dia das Mães, lembrado no domingo, 11 de maio. Cecília nasceu no dia 6 de dezembro de 2024. Portanto, além de tudo, foi um baita presente de Natal para a família.
Em sua festa, Cecília conhece uma rainha e duas princesas que parecem ter saído dos livros
“Cecília mostrou um sorriso e ofereceu os braços para ir no colo da rainha” -, rememora o pai, admirado
Uma grata surpresa animou ainda amais a festa de cinco meses da Cecília no fim de semana, promovida para familiares e amigos em sua residência. A beleza, alto astral, altivez e boa energia da realeza da 35ª Festa Nacional do Pinhão abrilhantou a festa de Cecília no sábado, quando a rainha Amanda Bianchini; a primeira princesa, Lariane Rodrigues, e a segunda princesa, Alice Cunha Ramos, chegaram ao endereço combinado, em uma breve pausa na agenda apertada de eventos nesta época, às vésperas do evento, pois estavam com horários marcados para as festividades dos 43 anos de emancipação do município vizinho, Otacílio Costa, e mais tarde, à noite, ao Gala Bolshoi, no CentroSerra Convention Center. “Foram momentos de pura emoção e encantamento. Nós já sabíamos que a realeza iria participar do ‘mêsversário’ da Cecília, mas a atenção e o carinho com que fomos atendidos pelo executivo de Comunicação da Prefeitura de Lages, Diogo Schimitz, nos deixaram ainda mais felizes e gratos”, reconhece o pai da criança.
O convite à realeza partiu dos pais. “Foi um prazer, uma honra estar ao lado da Cecília e da sua família em uma tarde tão especial para ela, os pais e, claro, para nós, realeza da Festa Nacional do Pinhão. Estamos emocionadas. Da mesma forma foi um presente para nós, ‘ganhamos o dia’”, confessa a rainha Amanda Bianchini.
Um bolo da Festa Nacional do Pinhão com recheios de quatro leites com compota de morango e limão
Para celebrar os cinco meses da Cecília, a confeiteira Lenara, da Pillecco’s Doceria, preparou um bolo temático inspirado na Festa Nacional do Pinhão. O bolo foi decorado com uma delicada faixa de rainha, representando a realeza mirim, e adornado com elementos típicos da cultura lageana, como a araucária e os pinhões, símbolos tradicionais da região serrana de Santa Catarina. Os recheios eram de quatro leites com compota de morango e limão. Ruim, né? As opções de docinhos eram dos sabores morango, amendoim e maracujá. E no som, músicas tradicionalistas.
Pais aprovam e dão “check” nas inovações da Prefeitura de Lages para esta edição da Festa Nacional do Pinhão
Em 2025, quando a Festa Nacional do Pinhão chega a sua 35ª edição, serão propostas inovações nos meios de levar os lageanos para mais perto do evento que retrata a sua identidade, os seus costumes, folclore, história e cultura, gerando intimidade entre Lages e seu povo nativo de berço e seus filhos de coração.
Com a edição Raízes, a Festa Nacional do Pinhão será promovida ao longo de 17 dias, pela Prefeitura de Lages, de 6 a 22 de junho, período em que acontecem os espetáculos regionais no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa. De 18 a 22 de junho, cinco shows nacionais gratuitos, com estrelas do mundo artístico brasileiro da atualidade, irão brilhar no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior.
Evidência ao tradicionalismo, nativismo e arte com a 23ª Sapecada da Serra Catarinense e a 31ª Sapecada da Canção Nativa nos dias 13, 14 e 15 de junho, um dos mais expoentes festivais do segmento da região Sul do Brasil. Eventos paralelos à Festa Nacional do Pinhão serão realizados em outros locais - Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e CentroSerra Convention Center.
Entre as novidades estão o Concurso Realeza Mirim em 17 de maio, às 14h, no Mercado Público de Lages, com eleição da rainha mirim, 1ª princesa e 2ª princesa; cinco shows nacionais gratuitos, com famosos nomes do cenário musical na atualidade, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior; programação do Recanto do Pinhão de 6 a 22 de junho, ou seja, roteiro mais extenso e de reverência aos talentos locais e regionais; a voz feminina, da rainha Amanda Bianchini, no jingle oficial; a cor lilás nos trajes da realeza, em alusão ao combate à violência contra a mulher; casal de mascotes gralhas azuis com um a estética mais jovem, um design infantil, e apresentações musicais de renome nacional paralelas, no Mercado Público e no Centroserra Convention Center. “A inovação da Festa do Pinhão no ano de 2025 é sensacional. O comércio agradece e a população também. Acredito que é um crescimento significativo para a cidade. Todos os anos sempre surgiam boatos de muitos gastos, mas este ano acreditamos que é o tradicionalismo que devemos fomentar. O turista vem a Lages para vivenciar as tradições, assim como ocorre na Oktoberfest, em Blumenau”, avalia Alex Steinck.
De onde vem a inspiração na Festa do Pinhão?
Alex gosta de dançar e escutar músicas tradicionalistas.
História com a Festa do Pinhão começou há 15 anos no show do Luan Santana
O envolvimento da família com a Festa Nacional do Pinhão iniciou em 2010, quando o pai pediu a mãe em namoro durante o show do Luan Santana. “Hoje damos início à história da Cecília, comemorando seu ‘mêsversário’ de cinco meses com o tema Festa do Pinhão. Cada momento é especial e repleto de memórias que continuam a crescer e a se fortalecer com o passar do tempo. Desejamos que esta celebração seja apenas o começo de muitas outras histórias felizes que virão com a Festa”, projeta Alex.
Família “antenada”: Tema do próximo “mêsversário” pode ser o novo Papa
A família de Cecília gosta mesmo de aprontar e festejar. Que coisa boa! E adivinha qual poderá ser o tema da festa do sexto “mêsversário”? O Papa Leão XIV (norte-americano Robert Francis Prevost) eleito pelo Conclave no Vaticano em 8 de maio, o atual líder da Igreja Católica. “Adoramos sugestões, mas já temos uma ideia. No entanto, estamos sempre abertos a palpites, e quem sabe Vaticano, para trazermos o Papa”, brinca Alex. Você pode acompanhar mais sobre a rotina desta fofura no Instagram dos pais da Cecília - @tio_alexrecreacao e @Crismouraventura.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Diogo Schimitz e arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!