Visitas ao Horto Municipal são agendadas por telefone e e-mail
15/05/2025 10:03:14
Fotos: Iran Rosa de Moraes, Freepik e Divulgação
Agricultura 15/05/2025 10:03:14
Visitas ao Horto Municipal são agendadas por telefone e e-mail
As atividades desenvolvidas no Horto inspiraram a criação do Programa Cultivar, realizado às quintas-feiras, das 14 às 17h, diretamente no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, situada na rua Sebastião Schmidt, nº: 288, bairro Universitário
Administrada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca, o Horto Municipal do Bairro Guarujá está instalado em uma área aproximada de dez mil metros quadrados. As visitas ao local são agendadas tanto por telefone - 3019-7476 - como por e-mail - tecnicos.agricultura@lages.sc.gov.br. Para os dias 19 e 28 de maio já está agendada visitação de alunos do Centro de Educação Infantil Municipal (Ceim) Noé José dos Santos e da Escola de Educação Básica (E.E.B.) Professora Ilza Amaral de Oliveira.
A visitação tem sido uma demanda frequente, principalmente por parte de escolas e instituições de Lages, mas também são atendidos grupos de interessados de outras localidades, como foi o caso de acadêmicos do curso de Agronomia da Universidade Federal de Santa Catarina (Ufsc) - campus de Curitibanos.
As atividades desenvolvidas no Horto Municipal inspiraram a criação do Programa Cultivar, que consiste basicamente na distribuição gratuita de mudas de hortaliças e chás medicinais para as pessoas que cultivam hortas caseiras. O Programa é realizado às quintas-feiras, das 14h às 17h, diretamente no pátio da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, situada na rua Sebastião Ramos Schmidt, nº: 288, bairro Universitário, próxima à Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac).
Espécies cultivadas no Horto
A produção das mudas é feita em bandejas dentro das estufas, enquanto que o plantio também é realizado nas estufas e em canteiros externos. As hortaliças são cultivadas tanto no modo tradicional, plantadas diretamente na terra, como também através da hidroponia.
Os canteiros tradicionais são irrigados, seja aqueles cultivados em estufa ou externamente, proporcionando, desta forma, a umidade adequada para a germinação das sementes e o desenvolvimento das plantas de um modo geral.