Secretaria da Saúde realiza reunião da Comissão Intergestores Regional em Lages
15/05/2025 15:32:59
Fotos: Silvana Mateus
Saúde 15/05/2025 15:32:59
Secretaria da Saúde realiza reunião da Comissão Intergestores Regional em Lages
Foi aprovado pela Comissão Intergestores Regional (CIR), o início do atendimento “Porta Aberta” para pacientes renais dialíticos e transplantados no Hospital e Maternidade Tereza Ramos
Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, sediou na manhã desta quinta-feira (15 de maio), a reunião da Comissão Intergestores Regional (CIR), realizada no auditório da Secretaria da Saúde. Durante o encontro, diversos temas relacionados à saúde foram discutidos, com foco nas necessidades e desafios enfrentados pelos municípios da região.
O encontro reuniu secretários de saúde de diversos municípios, para discutir e aprovar estratégias que fortalecem a integração do desenvolvimento em saúde de forma compartilhada e regionalizada, conforme os preceitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
Um dos principais temas do encontro foi o início do programa “Porta Aberta” na emergência do Hospital e Maternidade Tereza Ramos, para pacientes dialíticos e transplantados (pacientes que fazem hemodiálise ou já passaram pelo transplante). O hospital se torna o ponto de entrada para esses pacientes, que terão acesso ao atendimento emergencial com base numa carteirinha que identificará seus dados. O objetivo é a padronização e organização, buscando agilidade e eficiência a todos esses pacientes.
A secretária da Saúde, Susana Zen, que também coordena a Comissão Intergestores Regional (CIR), destacou a importância do evento e da cooperação entre os municípios para garantir um Sistema Único de Saúde (SUS), mais eficiente. “É de fundamental importância a participação de todos os representantes, pois é através dessa integração entre os gestores, que melhoramos nossa operacionalização de ações e serviços no âmbito regional”, ressaltou.
A reunião evidenciou a aprovação do Serviço hospitalar e Porta Aberta para doentes renais dialíticos e transplantados, no Hospital e Maternidade Tereza Ramos e o Planejamento Regional Integrado (PRI) Rede Alyne, que visa reduzir a mortalidade materna e infantil, especialmente entre mulheres negras, e garantir acesso integral e de qualidade à saúde materna.
Além das deliberações, a reunião contou com a apresentação do credenciamento de três equipes multiprofissionais em Lages, os aspectos discutidos durante a Conferência Macrorregional e o desenvolvimento do Planifica SUS.
Entre os temas gerais, destacou-se a preocupação com o aumento das síndromes respiratórias graves na região. A síndrome respiratória aguda grave (SRAG) abrange casos gripais em que há comprometimento da respiração e costuma levar à hospitalização. A elevação, comum nesta época do ano, tem impactado diretamente a demanda por atendimentos nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e a internação em Hospitais. Diante desse cenário, é fundamental reforçar a importância de aumentar as medidas preventivas.
A realização desse encontro, reafirma o compromisso da gestão municipal em fortalecer a saúde da população em todo território.
Texto e fotos: Silvana Mateus
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!