Centro Dia do Idoso Promove o 2º Encontro “O dia de quem cuida de mim” alusivo ao Dia Internacional da Família
15/05/2025 17:09:34
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 15/05/2025 17:09:34
Centro Dia do Idoso Promove o 2º Encontro “O dia de quem cuida de mim” alusivo ao Dia Internacional da Família
Este é uma estratégia que atua para fortalecer as redes de apoio social e comunitários e proporcionar acolhida e integração
Alegria, disposição, sorriso no rosto, música, dança e um café da tarde delicioso embalaram a tarde no Centro Dia do Idoso em comemoração ao Dia Internacional da Família, celebrada neste dia 15 de maio. A Assistência Social de Lages, através da Diretoria de Proteção Social Especial de Média Complexidade e Centro Dia do Idoso, realizou junto aos idosos acompanhados pelo serviço “O dia de quem cuida de mim”, um encontro para fortalecer os vínculos e promover a integração entre o serviço, idosos e suas redes de apoio, aproximando os usuários e equipes.
O Dia Internacional da Família é comemorado anualmente em 15 de maio e foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1993. Mais do que uma homenagem, essa comemoração visa destacar a importância da família na sociedade, promovendo discussões sobre temas que impactam diretamente seu bem-estar, como economia, saúde e relações interpessoais.
A iniciativa responde à necessidade de estratégias para fortalecer as redes de apoio social e comunitários, para proporcionar acolhida e integração, buscando prevenir novas situações ou reincidências de violação de direito, isolamento social e/ou rompimento dos vínculos. De acordo com o Art. 10 da Lei 8842/94, se faz necessário desenvolver ações com a participação das famílias e da sociedade em geral, com objetivo de atender as necessidades da pessoa idosa, visando a proteção social.
A tarde foi repleta de atividades, dinâmicas interativas, apresentação da equipe de trabalho, dos serviços e espaço físico. Os participantes falaram sobre suas percepções, elogios e sugestões para o serviço, e ainda agraciados por uma apresentação artística realizada pelos idosos.
O Centro Dia para Idosos está previsto na Política Nacional do Idoso (Lei Nº 8.842, de 4 de janeiro de 1994) e no Estatuto do Idoso (Lei Nº 10.741, de 1º de outubro de 2003- Capítulo IV- Art.10°), como centros de cuidados diurnos. O Centro Dia caracteriza-se como um espaço destinado ao atendimento especializado à pessoa idosa, proporcionando acolhimento, proteção e convivência a idosos semi-dependentes, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
A Prefeita Carmen Zanotto, juntamente com os profissionais do Centro Dia do Idoso, atualmente localizado no bairro Centenário, reforça o compromisso do atendimento de qualidade para a pessoa idosa. “Observar a alegria, o sorriso no rosto de idosos que muitas vezes não têm o acolhimento familiar, é gratificante. O trabalho é realizado para que nossos idosos vivam esta fase com respeito, afeto e qualidade de tempo e de vida”, comenta a prefeita.
A Secretária Inês das Graças Salmória reforça o compromisso do cuidado com os idosos e hoje celebrando com sua família. “As confraternizações com familiares e acompanhantes, têm um significado importante para eles e para nós. Preservar a história e propiciar momentos de felicidade às pessoas que já batalharam tanto na vida é muito importante para nós da Assistência Social”, salienta a secretária.
Texto e Fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!