Primeiro encontro das facilitadoras de oficinas e educadoras sociais da proteção social básica da Assistência Social de Lages
19/05/2025 10:34:52
Fotos: Divulgação/ Assistência Social de Lages
Assistência Social 19/05/2025 10:34:52
Primeiro encontro das facilitadoras de oficinas e educadoras sociais da proteção social básica da Assistência Social de Lages
Formação continuada, troca de experiências, aprendizagem coletiva e cuidado com a saúde mental
Educação Permanente foi pauta no Mercado Público Osvaldo Unicini, onde aconteceu o primeiro encontro das Facilitadoras de Oficinas e Educadoras Sociais da Proteção Social Básica da Assistência Social de Lages, este movimento visa o fortalecimento profissional e cuidado coletivo dentro da Assistência Social do município.
O encontro é fruto da articulação entre as categorias profissionais, que vêm se organizando com o objetivo de promover espaços de formação continuada, troca de experiências, aprendizagem coletiva e cuidado com a saúde mental, fortalecendo os vínculos entre as equipes e qualificando as práticas no cotidiano dos serviços.
No encontro, foram apresentados princípios da Educação Permanente, que orienta a construção coletiva do conhecimento a partir da prática. As participantes também puderam compartilhar vivências e desafios do dia a dia, em uma roda de conversa potente e acolhedora. Este primeiro momento foi o início de uma jornada formativa, que valoriza o saber das profissionais, promove a escuta e o cuidado.
O que é educação permanente?
É um processo contínuo de formação que acontece no próprio espaço de trabalho, a partir da reflexão crítica sobre a prática. Ela se constrói coletivamente, com base nos desafios cotidianos das equipes e nas experiências vividas. Mais do que apenas atualizar conhecimentos, a educação permanente afirma valores, revisita atitudes e promove transformações nas formas de cuidar, de trabalhar e de se relacionar com o outro.
A condução do encontro ficou por conta de Luana Westphal, gerente da Proteção Social Básica; Helen Etienne Souza Grüdtner, coordenadora técnica da Diretoria de Proteção Social Básica; e Maria Júlia Branco da Silveira, coordenadora do Núcleo Municipal de Educação Permanente do SUAS (NUMEP).
A Secretária da Assistência Social de Lages Inês das Graças Salmória destaca os encontros e oficinas para aprimoramento e debates. “A Educação Permanente é a base para fortalecer a assistência social, mantendo os profissionais críticos. Nas oficinas com trocas de experiências, fortalecemos o saber coletivo, aprimorando nossas práticas e reafirmando nosso compromisso com uma assistência social cada vez mais humanizada e transformadora”, salienta a secretária.
Texto: Samuel Gonçalves Fotos: Divulgação/ Assistência Social de Lages
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!