Tecnologia e inovação: Prefeitura executa obras no Orion Parque
27/05/2025 15:06:40
Fotos: Divulgação/Secretaria de Obras e Infraestrutura
Obras e Infraestrutura 27/05/2025 15:06:40
Tecnologia e inovação: Prefeitura executa obras no Orion Parque
Projeto está em andamento e prevê pavimentação asfáltica de diversas ruas do complexo tecnológico, além de remodelação de acessos e revitalização da região. Serviços foram retomados há poucos dias
A Secretaria de Obras e Infraestrutura está supervisionando a execução das obras no Orion Parque Tecnológico, no bairro São Francisco. Executados via prefeitura, através de processo licitatório, os serviços são terceirizados e a empresa vencedora do certame retomou as atividades após a redefinição do cronograma.
A ordem de serviço foi assinada em junho de 2024 e as obras deveriam ter sido concluídas em seis meses. Porém, com o prazo finalizado sem grandes avanços, a Prefeitura de Lages atualizou novas datas e a organização das atividades que agora seguem em ritmo avançado. “O local é um importante espaço de tecnologia e fomento à pesquisa e inovação para a cidade e região. E era mais um dos diversos contratos herdados de anos anteriores que estavam em atraso”, salienta o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Com investimentos de aproximadamente R$ 1 milhão, o projeto prevê a pavimentação asfáltica de pelo menos quatro vias internas do parque tecnológico. As ruas ainda não possuem nomes oficiais e estão denominadas por letras. São elas: A, B, D e E. A expectativa, é que após entregues, os logradouros possam receber nomenclaturas em homenagem a personalidades de destaque na história da cidade.
A ideia para a instalação do Orion Parque em Lages surgiu em 2007, mas a sua construção e inauguração aconteceu anos mais tarde, em 2016. Desde então, o espaço é o primeiro parque tecnológico da Serra Catarinense e abriga o primeiro Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira (da Rede Catarinense de Centros de Inovação, do Governo do Estado, que já possui outras 14 unidades e pretende construir mais nove). Entidades como Senac, empresas de tecnologia e incubadoras para empreendedores também estão sediadas no local. Além de eventos, cursos e serviços voltados à comunidade.
A Prefeitura de Lages é a principal mantenedora do parque de inovação, tendo em vista os aspectos culturais e sociais promovidos e o incentivo à profissionalização e modernização de negócios locais. A parceria vem rendendo frutos, com o desenvolvimento econômico da região, atração de novas empresas, ampliação de centros de pesquisa e estímulo à educação e conhecimentos na área.
Com a retomada, a previsão é que as obras avancem para fase final até o mês de julho. A Secretaria de Obras e Infraestrutura, fiscal do contrato, está acompanhando as atividades de perto. Até o momento, já foram executados serviços de terraplenagem e drenagem pluvial.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Divulgação/Secretaria de Obras e Infraestrutura
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!