Arte: Lucas Centenaro da Silva Quando procurar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), Unidade Básica de Saúde (UBS), Hospitais e Samu
Pensando em ofertar um atendimento com qualidade e rapidez, a Prefeitura de Lages, por meio da Secretaria de Saúde, informa qual o melhor caminho quando há necessidade médica. O sistema de saúde é planejado para atender toda a população. Fazem parte dele as Unidades Básicas de Saúde (UBS), a Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e os prontos-socorros dos hospitais. Cada um desses serviços é organizado de forma a otimizar o atendimento médico e a priorizar as urgências, para que todos recebam os cuidados necessários naquele momento.
Entenda como ele funciona
As Unidades Básicas de Saúde (UBS), desempenham um papel fundamental no SUS, reconhecido por seu compromisso com a saúde universal e acessível a todos, sendo a porta de entrada da população para os serviços de saúde e tendo como foco a saúde do indivíduo, família e comunidade. Promove um papel fundamental na prevenção, tratamento, reabilitação de doenças e promoção da saúde e bem-estar, através de atendimento multiprofissional.
As Unidades são sempre relacionadas à localidade onde se inserem, ou seja, os pacientes cadastrados moram na localidade. Isso é uma forma de tornar os profissionais mais próximos destas famílias-pacientes, e vincular estas pessoas à unidade que é (ou deveria ser) sua primeira referência em saúde, algo fundamental para o objetivo de acompanhar todo o desenvolvimento dessas pessoas e promover saúde, prevenir e tratar doenças.
Os serviços disponíveis incluem: curativos, inalações, vacinas, tratamento odontológico, administração de medicação básica e consultas médicas e de enfermagem.
A Unidades de Pronto Atendimento (UPA), priorizam situações que exigem atendimento médico de urgência e emergência, considerados de complexidade intermediária, ou seja, é indicada para casos de maior gravidade, como crises de hipertensão, convulsões. Funcionamento 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Na unidade, o paciente passa por exames e é observado para que seja realizado o diagnóstico ou a hipótese de diagnóstico. Caso seja identificada a necessidade de um procedimento de alta complexidade, o paciente é encaminhado para um hospital.
A estrutura simplificada, conta com raio-X, eletrocardiografia, pediatria, laboratório de exames e leitos de observação.
As emergências dos hospitais são destinadas a situações de saúde graves, de alta complexidade, que exigem atendimento imediato e oferecem risco à vida, (cirurgias de emergência, exames mais elaborados, maternidade, exames de imagem e casos mais complexos). Os prontos-socorros hospitalares contam com equipes multidisciplinares, incluindo cirurgiões, e com todo o aparato de equipamentos necessário para lidar com os casos mais delicados.
Geralmente, os pacientes são encaminhados para os hospitais pelos serviços de urgência e emergência, como Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), Unidades de Pronto Atendimento (UPA), Corpo de Bombeiro e ambulância da Secretaria da Saúde.
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) - Ao discar o número 192, o cidadão estará ligando para uma central de regulação que conta com profissionais de saúde e médicos treinados para dar orientações de primeiros socorros por telefone. São estes profissionais que definem o tipo de atendimento, ambulância e equipe adequado a cada caso. Há situações em que basta uma orientação por telefone. O SAMU/192 atende pacientes na residência, no local de trabalho, na via pública, ou seja, onde o usuário estiver.
Fluxo de atendimento em alguns casos
Pacientes adultos com febre acima de 39º C - Unidade de Pronto Atendimento (UPA), crianças abaixo de 14 anos, 11 meses e 29 dias - emergência do Hospital Infantil Seara do Bem.
Adultos com fraturas - emergência do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres, crianças - emergência do hospital Infantil Seara do Bem.
Lages conta com 27 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), com atendimento das 8h às 12h e das 13h às 17h. Após esse horário os pacientes devem se dirigir a Unidade de Pronto Atendimento Dra. Maria Gorete dos Santos (UPA), aberta 24h por dia.
Texto: Silvana Mateus
Arte: Lucas Centenaro da Silva
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!