Divulgado relatório de atividades do Horto Municipal no mês de maio
03/06/2025 08:57:41
Fotos: Iran Rosa e Divulgação
Agricultura 03/06/2025 08:57:41
Divulgado relatório de atividades do Horto Municipal no mês de maio
O Horto é administrado pela Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages
Durante o mês de maio de 2025, um total de 30.171 mudas de hortaliças, cultivadas no Horto Municipal, foram distribuídas para 511 pessoas, três instituições, uma horta comunitária e para nove unidades escolares do município de Lages.
As mudas foram distribuídas durante a realização do Programa Cultivar, às quintas-feiras, diretamente na Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca, e também no balcão de atendimento, do Horto e em eventos comunitários, entre os quais o “Mulheres que cuidam, mães que inspiram”, promovido pela Secretaria de Políticas para a Mulher e a Pessoa Idosa.
Semeadura Horto Municipal
O Horto Municipal realizou a semeadura de diversas espécies no mês de maio, que resultará na produção de 51.200 novas mudas.
Doação de hortaliças
Em maio, a produção excedente do Horto Municipal, foi doada ao Banco de Alimentos, o qual é administrado pela Secretaria de Assistência Social e se encarrega de distribuir os alimentos para instituições cadastradas e famílias em vulnerabilidade social. Ao todo foram doados 338 pés de alface e uma caixa de tempero verde.
Para o evento 8ª Feijoada Solidária da Apae de Lages, realizada no dia 10 de maio, foram entregues 60 pés de alface, três caixas de couve, uma caixa de cebolinha e uma caixa de salsa. Além disso, foram doados 83 pés de alface às quintas-feiras, durante a entrega de mudas para as pessoas atendidas pelo Projeto Cultivar.
Visitas
O Horto Municipal está aberto para visitações de instituições e pessoas interessadas. Essas visitas precisam ser agendadas na Secretaria de Agricultura, Pecuária e Pesca. Durante as visitas são observados os sistemas de produção de mudas e hortaliças, além da infraestrutura disponível no local. Também são realizadas práticas de plantio em sementeiras e transplantio de mudas para canteiros definitivos, por exemplo.
No dia 19 de maio, ocorreu a visita de 25 alunos do Ceim Noé José, do bairro Santa Rita. Na ocasião, os professores organizaram um piquenique no Horto, reforçando o contato dos alunos com a natureza.
Também visitaram o Horto, no dia 28 de maio, alunos e professores da EEB Professora Ilza Amaral de Oliveira, do bairro Santa Helena.
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Iran Rosa e Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!