Fotos: Arquivo pessoal e Laiara Hoepers Store/Divulgação e site de estilo/Divulgação Prepare-se! Vai ser uma Festa do Pinhão repaginada e baseada em tendências mundiais, reafirmada por seu público contemporâneo, sofisticado, elegante, refinado e cheio de brilho em seus “looks”. Aliado a este panorama, indumentárias gauchescas serão frequentes, devem resgatar a história, folclore, poesia, as artes e o tradicionalismo
Ela é uma mulher ousada. Não tem medo do desconhecido. Recuar? Nem pensar. Desafiar-se sempre em busca do seu melhor e da autossuperação. Ir além para ver aonde mais longe pode chegar. Testar, arriscar, aprender, ensinar, compartilhar conhecimentos, planejar, estudar, liderar. Geminiana, passeia bem nos campos da comunicação, versatilidade, sociabilidade e curiosidade. Mental ágil e comunicadora habilidosa, apreciadora da troca de ideias e informações.
Apaixonada pelo universo da moda, Laiara coloca em prática o método que milhões de brasileiros vêm utilizando em seus negócios: Ser dono de si e dos próprios sonhos e apostar as fichas em um empreendimento distinto dos demais, ser exclusivo em um planeta que insiste em cópias, mirou em um gênero tradicionalmente detalhista, criterioso e líder de consumo, aguçando e instigando a curiosidade de um público com perfil unânime em todos os continentes: A mulher exigente, requintada e de bom gosto para se vestir. Sobressair-se, furar a bolha, escapar do óbvio. Depois de 13 anos atuando como servidora pública municipal, decidiu, após um longo tempo de coerentes avaliações, largar tudo para o ar e tomar um novo rumo na encruzilhada da vida. Grata pelas lições e amizades construídas, deixou para trás a estabilidade do trabalho, se remodelou e atualmente aparece como uma das lojas de vestuário mais indicadas e inspiradoras.
Laiara Machado Hoepers é uma empreendedora conhecida e consolidada em Lages. Já domina boa parte do contingente de seguidores ligados à moda na cidade e região e está permanentemente em movimento buscando as melhores opções do mercado na conquista de novos clientes a partir da oferta de produtos de excelência e a vários passos visionários, independentemente da estação do ano.
Frio no Hemisfério Sul. A edição 35 da Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - Tradição que se renova em Festa -, o maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores eventos históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos da região Sul do Brasil está bem próxima, evidenciará e enobrecerá os costumes tradicionalistas, alicerce da Serra de Santa Catarina, e ditará tendências de moda, em um desfile de homens e mulheres nas estações mais charmosas do ano na opinião de muita gente.
A Festa do Pinhão acontecerá de 6 a 22 de junho, entre o outono e o inverno, no Calçadão da Praça João Costa e no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, incluindo o Recanto do Pinhão Aracy Paim (exibições nativistas, tradicionalistas e campeiras locais, regionais e nacionais); Missa crioula com padre Darci Sá, danças tradicionais, declamações e exibições instrumentais, de solista vocal e de chula compõem a programação, com enaltecimento da Fundação Cultural de Lages (FCL); 23ª Sapecada da Serra Catarinense; 31ª Sapecada da Canção Nativa [um dos mais potenciais festivais nativistas da América Latina]; Festival de Arte e Cultura Planalto Serra [Palco do Recanto do Pinhão - em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos - Praça João Costa; Palco Raízes, aos Centros de Tradições Gaúchas - CTGs - rua Nereu Ramos, e Fundação Cultural de Lages - FCL], e cinco shows com artistas nacionais no feriado nacional prolongado de Corpus Christi - Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Dazaranha e Ondastral, Yasmin Santos e Corpo & Alma. Programação completa e informações adicionais em Festa do Pinhão - Atrações Nacionais, Festa do Pinhão - Recanto do Pinhão Aracy Paim e Festa do Pinhão - 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa.
17 dias de Festa, mais de 100 atrações e 100 mil pessoas
Serão 17 dias de Festa com atrações totalmente gratuitas a lageanos, visitantes de cidades de perto e turistas. Ao todo, mais de 100 atrações na Festa Nacional do Pinhão, entre as quais, 103 apresentações tradicionalistas locais, regionais e nacionais no Recanto do Pinhão Aracy Paim, como, Mano Lima, Os Chacreiros, Ricardo Porto e Banda, Rafael Puerta, Cristiano Quevedo, Hermanos Guedes, Camerata Florianópolis - Espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, Ricardo Bergha, Mauro Silva, Os Filhos do Rio Grande, Luiz Marenco, Os Fagundes, Grupo Carqueja, César Oliveira e Rogério Melo, Elton Saldanha e João de Almeida Neto, incluindo a Sapecada da Serra Catarinense (13 de junho) e Sapecada da Canção Nativa (14 e 15 de junho), e as diversificadas categorias de Danças Tradicionais (Mirim, Juvenil, Veterana, Xirú e Adulta), Chula (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Vaqueano, Xirú, Adulto e Adulta), Declamação (Pré-Mirim, Peões Pré-Mirim, Prenda Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Peão, Prenda Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta), Instrumental (Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) e Solista Vocal (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) do Festival de Arte e Cultura Planalto Serra, adicionados, ainda, cinco shows nacionais de artistas da atualidade em gêneros variados, portanto, 108 atrativos.
Somente para os shows nacionais são esperadas em torno de 100 mil pessoas, além dos espectadores das exibições no Recanto do Pinhão, Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e CentroSerra Convention Center, parceiro da Festa - A partir de 22h - Danilo e Davi, em 13 de junho; Pixote no dia 18 de junho, e DJs Albino, Petroski, Sanchezz e Bololo em 20 de junho. Realização: CentroSerra; Produção: Gabriel Matos, e Promoção exclusiva: Band FM Lages.
Incentivo econômico às lojas em Concurso de Vitrines
O Concurso de Vitrines, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, terá suas avaliações de 6 a 20 de junho, com reconhecimento à motivação, desempenho e resultado da montagem de vitrines temáticas das lojas de Lages.
Exaltação do pinhão em Concurso de Pratos Típicos
Promovido pela Prefeitura de Lages, o Concurso Gastronômico será em 12 de junho, e enaltecerá o pinhão como o seu ingrediente “estrela”.
9ª Cavalgada do Pinhão
Um dos principais atrativos da Festa Nacional do Pinhão é a Cavalgada do Pinhão, em celebração da cultura serrana e a figura dos tropeiros. E nesta 35ª edição do maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores de Santa Catarina será no dia 14 de junho, com início previsto para as 8h e almoço servidos às 13h. Organizada pela jornalista, tradicionalista e apresentadora do Programa Oh de Casa, Bia Melo.
Bailinho da Realeza no Serrano Tênis Clube
Rainha e princesas de 2025 e de edições anteriores históricas da Festa Nacional do Pinhão se encontrarão com familiares, amigos e convidados em uma noite de festividade. Será no dia 20 de junho, às 22h, no Serrano Tênis Clube. Evento promovido pela Rádio Jovem Pan (JP) de Lages.
Corrida do Pinhão
A tradicional Corrida do Pinhão [5 quilômetros], na Festa Nacional do Pinhão, está roteirizada para o dia 21 de junho, com largada às 15h em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira. Atividade física, saúde e qualidade de vida para comemorar. Premiação de R$ 6 mil em dinheiro. Evento promovido por Squadra dialex Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Lages e patrocínio de K2 Store.
Vem para o Mercado Público na Festa do Pinhão
O Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini estará de portas abertas especialmente ao longo da 35ª Festa Nacional do Pinhão, de 6 a 22 de junho. Excelente opção para o happy hour de colegas de trabalho e amigos, distração de casais, encontros de família, diversão à paquera, para “matar” a saudade daquela pessoas que estava longe e aos entretenimento de visitantes e turistas de Lages com liberdade de estilos musicais, gastronomia típica, bebidas artesanais e experiências de compras de artigos serranos e souvernirs.
O Palco Entrevero receberá artistas locais e regionais para o delírio do público. Paralelamente a atrações nos períodos vespertino e noturno, haverá dias com agenda de oportunidades de shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”. Lanches, petiscos, porções, pratos executivos, refeições de buffet, copos, doses e drinks para celebrar a Festa do Pinhão, para agradecer pela vida. E muito pinhão saborosos para aproveitar!
Palco Entrevero
06/06 - 18h - Leandro Sutil / 20h - Vinicius Porto
07/06 - 18h - Victor Colombo & Andrei Sasso / 20h - On Jack
08/06 - 18h - Anjos de Plantão
09/06 - 20h - Tomarock
10/06 - 20h - Juanita
11/06 - 18h - Welinton Graeff / 20h - Dani Porto
12/06 - 14h - Concurso Gastronômico do Pinhão / 20h - Álvaro Xavier
13/06 - 20h - Gugah Mendes
14/06 - 13h - Stammtisch / 14h - Dianekine / 16h - Marcos Kalbus / 19h - Sax’n Roll / 21h - Malbec Trio
15/06 - 18h - Péricles
16/06 - 20h - Beto Castro & Carla Torres
17/06 - 18h - Thais Piva
18/06 - 20h - Leander Sá
19/06 - 16h30min - Natascha Panda - Tarde Infantil / 20h - Vinicius Teodoro
20/06 - 18h - Marlon Antunes / 20h - Trio Rock
21/06 - 18h30min - Cantilenas - Música Regional para Crianças / 20h30min - Madeira de Lei
22/06 - 18h - Clynton
Shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”
07/06 - 12h - Gabriell Silva
15/06 - 12h - Márcio Nunes
19/06 - 12h - Cézinha
20/06 - 12h - Aline Amorim
21/06 - 12h - Aryane Duarte
22/06 - 12h - Márcio Rosa
Um evento para jamais esquecer - Receptividade e carisma
O público da 35ª Festa Nacional do Pinhão será recepcionado pela realeza - rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes, e princesas, Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, e pela realeza mirim - rainha Lavínia Moraes Amaral, e 1ª princesa, Ana Beatriz de Jesus Matias, e 2ª princesa, Maria Luiza Machado. Os seis trajes de gala oficiais foram confeccionados por La Unica Ateliê.
Qual vai ser o “look”?
Uma das primeiras coisas a se pensar quando alguém se programa para um evento do porte da Festa Nacional do Pinhão é quais as peças de roupas, calçados e acessórios a serem postos na mala de viagem, mesmo sabendo que itens de frio são volumosos e ocupam grande espaço na bagagem. Todavia, sobretudo, as mulheres, não abrem mão de mostrarem todo o seu estilo no frio mesmo com alguns truques para manter o corpo aquecido, afinal, os “cliques” nas redes sociais devem revelar beleza e sofisticação.
Realeza expressa o que está em alta, o que está em voga na moda atual
A própria realeza da Festa rende comentários a respeito de suas roupas, e já se dá uma “palhinha” do que vem por aí, em seus trajes de passeio de divulgação do eventos em viagens, pois os trajes de gala oficiais [vestidos tradicionalistas escondem surpresas guardadas em segredo a sete chaves] somente serão conhecidos na solenidade de abertura da Festa, em 6 de junho, às 18h30min na Praça João Costa, com exibição, na sequência, às 20h, do grupo lageano querido do público, Quarteto Coração de Potro.
Sobre os trajes de passeio - A cor lilás nos trajes da realeza, em alusão à feminilidade e combate à violência contra a mulher; saia lilás com drapeado s em praticamente toda a sua extensão, atribuindo sutis movimentos ao andar; valorização de matérias-primas características da Serra de Santa Catarina nos trajes da rainha e princesas, como a lã de ovelha, e elementos da natureza - pinhão, árvore pinheiro araucária e flores, bordados na camisa de tule; bordados de araucária no lado esquerdo do peito, no coração da rainha e princesas, simbolizando o amor dos lageanos pela sua maior Festa, e o chapéu campeiro, com delicados detalhes em roxo, combinando com o traje de passeio, em algumas substituições das coroas da corte.
Para adiantar uma das novidades, os vestidos irão conter bordados com os nomes de seis mulheres inspiradoras da comunidade bordados. Esta compreende uma ação social em favor de uma instituição de auxílio a mulheres em vulnerabilidade social em Lages. A escolha será por sorteio. Realização: Prefeitura de Lages e Rádio Clube de Lages.
Com vocês, Laiara Hoepers
O segmento da Laiara Hoepers Store consiste em roupas femininas que vão do casual ao formal, com um toque sofisticado. “Nosso objetivo é atender a diversidade e a singularidade de cada mulher, proporcionando opções que se ajustem a diferentes corpos e estilos”, realça a jovem empreendedora. E acrescenta: “A elegância está nos detalhes, no olhar que transmite confiança, no conforto que abraça e no estilo que fala por si. Porque sentir-se bem consigo mesma nunca sai de moda.”
Laiara nasceu em Lages e, aos seus 35 anos prova a experiência de ter êxito nos negócios em um mercado competitivo, flutuante e oscilante. Empresária há dez anos, proprietária da loja Laiara Hoepers Store e da marca de tricô Malena, a especialista em moda concilia a missão de estar no comando de uma empresa mantendo um padrão de qualidade com profissionalismo, seriedade e comprometimento; o compromisso e os prazeres da maternidade, nos cuidados com seu maior tesouro, Otto, de cinco anos; a vida com o esposo, o empresário Jonathan Nunes; as tarefas de coordenadora da Câmara de Moda da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - de Lages], e os incansáveis estudos para manter-se atualizada.
Formada em Direito e Desenvolvimento Regional, com pós-graduação em Gerenciamento de Projetos, e em Consultoria de Imagem e Estilo, Laiara possui em seu currículo as experiências como estagiária em escritório de advocacia por oito meses e servidora pública municipal por 13 anos.
Ela é a primeira filha de Albacir Hoepers e Herondina Hoepers, ambos aposentados como servidores públicos estaduais. A filha caçula é a estudante universitária Gabriela Hoepers. Todos foram e são seu braço direito e sempre apoiaram suas mudanças de definição na vida pessoal e profissional. Laiara mora no centro de Lages, também onde está situada sua loja, e conta com a colaboração de uma funcionária.
Moda: De onde surgiu a ideia?
“Amo trabalhar com mulheres e ter a oportunidade de realçar a beleza de cada uma.”
Laiara alterou completamente o curso da sua vida, saiu de um ramo burocrático e conquistou clientes com características já conhecidas nas repartições públicas onde atuava
Audaciosa, Laiara abraçou a meta de ter abrir seu próprio negócio na ramificação da economia e, sem perceber, divulgou sua marca e fidelizou clientes mulheres com suas qualidades anteriormente conhecidas nos locais em que trabalhou - Departamento de Recursos Humanos (DRH) da Prefeitura de Lages e Secretaria Municipal de Geração de Trabalho e Renda/Desenvolvimento Econômico e Turismo. “Eu havia feito o curso de Consultoria de Imagem e Estilo em 2013, por hobby mesmo, pois amava a área da moda, mas não havia passado pela minha cabeça trabalhar neste ramo. Afinal, era formada em Direito, estudava para concursos públicos e já era concursada na Prefeitura. Foi quando em 2015 uma amiga me convidou para ir a São Paulo fazer compras (de uso pessoal). Estava juntando dinheiro para casar, não queria gastar, mas aceitei o convite e fui. Encarei como um passeio, mas não tinha como ir a São Paulo, no maior polo de compras do país, e não comprar nada. Decidi tirar uma pequena quantia da minha poupança, com muito dó e peso na consciência de gastar este dinheiro. Foi quando na viagem eu tive a ideia de comprar algumas peças para vender a amigas e repor este dinheiro, sem nenhuma pretensão em virar um negócio.
O que aconteceu depois que retornei a Lages me surpreendeu completamente: Em menos de 30 minutos vendi todas as peças! Esgotou tudo rapidinho, inclusive vendi até a mala que comprei para colocar as peças. Foi ali, naquele instante, que percebi que talvez existisse algo a mais reservado para mim, uma possibilidade de empreender. Aquela pequena decisão, quase despretensiosa, foi o primeiro passo de uma nova jornada.
Com coragem e muito amor pelo o que estava fazendo, resolvi investir neste sonho. Nasceu então a loja, que hoje completa dez anos de história, estilo, conexão com clientes e muitas conquistas.
Comecei com uma mala e uma ideia, e hoje tenho orgulho de olhar para trás e ver o quanto crescemos. E tudo começou em uma viagem qualquer que mudou tudo.”
Como foi esta transição?
“Ainda consegui conciliar a carreira pública com a loja por quase seis anos, trabalhava seis horas na Prefeitura e no restante do tempo me dedicava ao empreendedorismo. A loja foi crescendo cada vez mais e chegou um momento que tive de fazer uma escolha, já não era mais possível exercer com excelência as duas atividades. Foi quando a minha paixão pela moda e por empreender falou mais alto e pedi exoneração do meu cargo. Não me arrependo de nada do que determinei para a minha vida particular e profissional.”
A hora em que você só você pode decidir: Dificuldades do começo e as atuais
“Sair da estabilidade do cargo público gera uma insegurança muito grande, empreender é uma montanha russa, temos altos e baixos. Com certeza, o momento mais difícil foi a pandemia [novo coronavírus - Covid-19], mas, como diante dos desafios buscamos as oportunidades, ali nasceram as ‘lives’, que até hoje fazem muito sucesso. A pandemia passou e permaneceu esta conexão do online com as clientes.”
As turbulências passam, são em menor frequência. E as recompensas vêm. A colheita espelha o plantio
“Têm duas coisas que me deixam realizadas em empreender, uma é a satisfação de amar o que eu faço, escolher cada peça com muito amor, carinho e cuidado. E a outra é a alegria em ver minhas clientes desfilando por aí com ‘looks’ da loja ou fazendo parte de momentos especiais em suas vidas.”
Os frutos desta primeira década de negócios
“Foram várias conquistas, tivemos ampliações fantásticas em dez anos, e só quem é cliente mais antiga vai lembrar da primeira salinha ali no Edifício Leida, na frente do Museu Thiago de Castro. Participar de todas as edições do Lages Fashion Day e lançar minha marca própria também foram bem marcantes.”
Embora as redes sociais estejam integralmente pulverizadas no planeta, o melhor marketing ainda é a indicação de referência. Como é a repercussão?
“Fico imensamente feliz quando chegam novas clientes através de indicações de outras clientes. Este é o melhor marketing que uma loja pode ter, pessoas que confiam no seu trabalho. Hoje a loja já se tornou uma referência em roupa feminina.”
Do que mais se orgulha?
“Pessoalmente, da minha família; profissionalmente, de onde eu cheguei até agora, da coragem de seguir meu coração.”
Como é empreender em Lages?
“Como em qualquer lugar sempre temos muitos desafios, mas acredito na nossa cidade e no potencial de crescimento que temos.”
PROFISSIONALISMO, DISCIPLINA, CONSTÂNCIA, DETERMINAÇÃO E PROGRESSO
Por dentro com Instagram e Pinterest - Inspirações para escolher as peças
“As ferramentas que mais uso para acompanhar tudo que acontece no mundo da moda é o Pinterest e o Instagram. Apesar de gostar de trabalhar com uma moda mais atemporal, sempre gosto de acompanhar tudo e de trazer uma pitadinha de tendência para as coleções.”
Estilistas, consultores, artistas e ícones da moda preferidos
“Tem muita gente incrível na moda. Acabo acompanhando o trabalho de muita gente, mas posso citar alguns, como, Leila Ama, Silvia Braz, Glória Coelho, Reinaldo Lourenço, Camila Coelho.”
Em quais cidades você busca seus produtos?
“Atualmente trabalho com fábricas de Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Sul. Sou bairrista, gosto de valorizar o que é nosso, produzido no Brasil e em especial no Sul.”
Suas marcas na etiqueta?
“Hoje trabalho com marcas, como, Maria Poá, Maria Henriqueta, Emilia Ferrara, Biamar, Anselmi.”
Redes sociais: As melhores amigas de um negócio
“As redes sociais são ferramentas essenciais para o sucesso de um negócio. Elas ampliam a visibilidade da marca, facilitam a comunicação com o público e permitem a divulgação de produtos e serviços de forma rápida. Além disto, ajudam a construir relacionamento, fidelizar clientes e alcançar um maior número de pessoas. As redes sociais são um canal poderoso de marketing e vendas.”
Conteúdos em suas redes sociais
“A moda é muito presente na minha vida, tento trazer sempre ideias de ‘looks’ e falar um pouquinho do que está em alta, do que é tendência. E gosto de compartilhar também dicas e ‘achadinhos’ que eu acho legais e que valem a pena compartilhar.”
A gente vê dicas da vida pessoal em suas redes sociais. Com certeza esta confiança e credibilidade você já havia conquistado antes, por isto as pessoas seguem você e compram estes itens das dicas. Atitude que engaja é dá poder à página e ao perfil
“Fico feliz com a credibilidade que as pessoas depositam em mim. Embora não me considerar uma ‘influencer’, gosto de compartilhar produtos que eu realmente aprovo e uso, ou lugares que eu frequento. Fico muito surpresa com o ‘feedback’ de pessoas que acabam experimentando porque viram nos meus perfis, tanto da loja, quanto no meu pessoal.”
VAMOS CONHECER MAIS SOBRE VOCÊ, LAIARA HOEPERS STORE E MALNA TRICOT?
Mesmo se desdobrando multifaces, a relevância do associativismo na carreira
“O associativismo é fundamental para o fortalecimento coletivo e o desenvolvimento dos setores. Ao unir pessoas com objetivos em comum, promovemos a cooperação, o compartilhamento de recursos e o aumento do poder de negociação e representatividade. Juntos, é possível alcançar conquistas que seriam muito mais difíceis individualmente. Hoje estou como coordenadora da Câmara de Moda da CDL [Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL - de Lages].”
MALENA TRICOT - A MAGIA DO AMOR DE FAMÍLIA VIRA UM AFETO DE INVERNO, UMA MARCA EM ASCENSÃO
“Lançar esta marca é a realização de um sonho antigo, daqueles que a gente guarda no peito com carinho e esperança. Sempre imaginei criar algo que tivesse significado, que fosse mais do que apenas roupa - algo com alma, história e afeto. E foi justamente no passado, nas minhas memórias mais queridas, que encontrei a maior inspiração, minha vó.
Ela já não está mais aqui fisicamente, mas vive em cada ponto de tricô, em cada detalhe delicado, em cada ideia que deu origem a esta marca. Quando jovem, minha vó tinha um apelido carinhoso, doce como ela - e foi este o nome que escolhi dar à marca… MALENA. Um jeito de eternizar sua presença e de levar um pedacinho dela para o mundo.
Minha vó fazia os tricôs mais lindos e perfeitos que já vi. Com as mãos, criava beleza e conforto, sempre com muito amor. Era impossível não se encantar com suas criações. Hoje, trago esta mesma essência para a marca: Peças feitas com cuidado, personalidade e uma dose generosa de memória afetiva. Mais do que moda, quero oferecer sentimento, aconchego e história, assim como ela fazia.”
A marca Malena Tricot foi lançada na 4ª edição do Lages Fashion Day, em 24 de abril deste ano de 2025, com um lindo desfile no centro da cidade. “Looks que unem gerações, porque carinho também se veste.”
E os planos para o futuro?
“Crescer mais ainda como loja, ampliando cada vez mais, e fortalecer a marca de tricô.”
Como estreitar os laços com Laiara Hoepers Store e entrar em contato com Malena Tricot e empresária Laiara?
“Meu Instagram pessoal é @laihoepers; da loja, @laiarahoepersstore, e da marca é @malenatrico.”
Telefone para contato - ligações e mensagens pelo WhatsApp: (49) 99986-1545
QUEM É A LAIARA MACHADO HOEPERS LONGE DO CNPJ?
Um prato?
“Ai, que difícil… pizza.”
Bebida?
“Vinho.”
Um livro?
“Hum... o mais marcante, A Cabana.”
Filme?
“A culpa é das Estrelas.”
Um cantor
“Difícil, sou eclética demais para escolher um só.”
Um “look”?
“Definição do estilo de ‘look’ que mais uso: Vestido midi ou longo, tênis e óculos de Sol (estes nunca podem faltar).”
Um passeio?
“Qualquer um com a família.”
Um lugar a ser conhecido?
“Amalfi, na Itália.”
Um sonho já realizado?
“Ser mãe.”
Quem são suas inspirações na vida?
“Meus pais, são minhas inspirações de família, de amor, de trabalho.”
Uma meta?
“Tornar a Malena nacionalmente conhecida.”
Um projeto de vida?
“Este é segredo…”
O LOUCO PLANETA MODA
Paris, Milão e Londres - Capitais mundiais da moda
“Aqui no Brasil temos uma forte influência da moda europeia, cidades como Paris, Milão e Londres são consideradas capitais mundiais da moda. Muitas das grandes tendências globais são lançadas nas Semanas de Moda e em seguida adaptadas por marcas do mundo inteiro. Estilistas e grifes, como, Chanel, Dior, Prada e Saint Laurent ditam estéticas que influenciam coleções não só aqui no país, mas em diversas partes do mundo.”
A INABALÁVEL SEDUÇÃO DA INTERNET
Os stories constantes nas redes sociais business provocam uma avalanche de directs e incontáveis compras são feitas em segundos. Fiéis Instagram e Facebook. Stories, reels, live shop, memes e trends “arrasam”, são uma febre. E sim, as “publis” arrebentaram as fronteiras virtuais e em questão de minutos uma transação comercial é finalizada com consumidores de outras cidades, regiões, Estados e até países. E então a cadeia econômica segue seu caminho e o segmento da logística é acionada - por meios aéreo, marítimo, terrestre. Mais uma vez, todo mundo ganha.
As maneiras de pagamento mudaram e a facilidade atrai: Cartão de débito por aproximação ou inserção; cartão de débito ou crédito virtual; cartão de crédito com parcelamentos longos e sem juros; crediário por operadoras renomadas; transferência por PIX sem taxas, e pagamentos à vista com descontos.
A praticidade, conforto e garantia de uma relação comercial com legitimidade fiscal; atendimento de qualidade, personalizado, exclusivo, eficaz e com mimos à cliente, em um gesto de atenção; oportunidade de encomendar um produto enquanto a empresária está em compras com seus fornecedores, em razão da momentaneidade das redessociais; organização, e legalidade tributária, beneficiam e geram lealdade. Um bom outlet e sale de surpresa, ou em troca de coleções ou simplesmente sem motivo aparente, também auxiliam neste processo de conquista. As reações químicas cerebrais são incríveis e o prazer de possuir o que se deseja no guarda-roupa por um valor considerado bom é duradouro. Pronto, as chances de comprar por repetição se tornam absurdamente enormes.
CONCORRER PARA PODER AGRADAR
No universo das lojas físicas, marcas se desdobram para se reinventarem frente à comodidade das compras online, pois os públicos são distintos e defendem suas preferências. Quem gosta da experiência na loja física justifica-a pela segurança de poder provar uma peça e ter a precisão do tamanho, do toque do tecido, e por ter simpatia pelo contato direto com vendedores e consultores para norteamentos de estilo. A figura do personal stylist/personal shopper no e-commerce e em lojas físicas é latente. Vitrines de lojas físicas bem planejadas, ornamentadas e iluminadas e live commerce são vícios dos consumidores.
INVESTIMENTO EM UM NEGÓCIO DE VESTUÁRIO EM REGIÕES DE CLIMA FRIO
Dicas?
“Sem dúvidas ter peças de qualidade. Temos um inverno longo e rigoroso, precisamos de peças duráveis. Investir em peças térmicas é fundamental.”
Tendências de cores para o outono e inverno brasileiro em 2025
De acordo com Laiara Hoepers Store, as tendências de cores para o outono/inverno 2025 trazem uma paleta que equilibra aconchego, sofisticação e versatilidade, refletindo conforto e conexão com a natureza. “Estas tonalidades foram destaque nas principais semanas de moda e estão presentes nas coleções de marcas renomadas.” Serão Mocha Mousse, bordô (burgundy), verde oliva, laranja queimado (tomato cream), azul e marrom, que virou o “novo preto”.
Por que estas vão ser as cores da estação? De quais lugares do mundo surgem essas tendências
As cores que se tornam tendências são escolhidas com base em pesquisas de comportamento, cultura, arte, sociedade e consumo. Retratam o momento histórico, as emoções e os desejos. “Existem empresas especializadas nestes estudos de tendências, sendo a mais famosa delas, a Pantone.”
Tendências de tecidos
Lã, couro, tweed e veludo são grandes apostas das marcas, mas com um toque de tecidos leves e rendados que remetem à tendência do boho chic.
Modelagens
Cada vez mais o conforto vem ganhando espaço, modelagens que promovem aconchego tomam seu lugar nas coleções.
Lenço? Onde usar, como usar, quais tecidos combinam com o frio
Em cidades mais frias, como Lages, os lenços são substituídos por itens mais quentes e estruturados, como pashiminas, cachecóis e peles fake. “Claro que podemos ainda compor ‘looks’ com eles, até mesmo usando como detalhe em bolsas ou amarrações da cintura.”
E os demais acessórios? Pashimina, cachecol, echarpe e pele
No inverno, os acessórios, como pashiminas, cachecóis, echarpes e peles, são protagonistas no guarda-roupa, pois, além de aquecerem, causam um charme todo especial para os “looks”.
Proteção e elegância nos cabelos
Chapéus, toucas, gorros
Com a tendência boho chic, o chapéu está ganhando mais espaço neste ano. Gorros e toucas seguem como acessório-chave tanto para estilo, quanto para conforto térmico.
Calçados
As botas over the knee (acima do joelho) estão de volta, acompanhadas da botas western que estão com força total nesta coleção.
Acessórios tradicionais e de sobreposição. Colares, brincos, pulseiras, braceletes, relógio
Uma tendência que veio muito forte do verão e migrará para o outono, prevalecendo no inverno, são os braceletes, agora sobrepostos nas peças, ganham mais visibilidade de realce nos “looks”.
O REQUINTE NA MODA AO LONGO DO OUTONO E INVERNO DE LAGES NA FESTA NACIONAL DO PINHÃO
QUEM SOU EU NA MODA DO INVERNO?
A imagem pode dizer muito sobre a personalidade, temperamento, comportamento, conduta, postura, atitude, ideologia e crenças de uma pessoa. As roupas podem “gritar” quem somos, são a linguagem de um pensamento, se ser, estar, pertencer.
A moda, monocromática ou em colorblock ou, ainda, livre nas cores, e texturas, democrática, arrojada, provocativa, instigante, convidativa, mutante, flexível e versátil a todo instante, estabelece a liberdade, autonomia e identidade de se ser o que se é. Infinidade de possibilidades de uso de peças em todas as estações do ano - primavera, verão, outono e inverno.
A engrenagem da moda de inverno gira sem parar. As fashionistas enlouquecem com tantas novidades, e as clássicas aguardam por novas possibilidades sem esquecer dos elementos atemporais.
UM DESFILE SULISTA, SERRANO E LAGEANO
Na região Sul do Brasil, em especial, nestas condições atuais de meteorologia, criatividade no uso único ou com sobreposição de itens coringas e/ou ousados.
Visualmente, uniformidade de cores ou estampas florais, tropicais, listradas, geométricas, xadrez, poá, pied pule, paisley e de azulejo. Botões e zíperes de plástico ou metal, revestidos de tecido ou não, em formato moderno ou retrô/vintage. Tudo vale neste páreo.
Do vintage ao atual. Camisas de manga longa em cores neutras e tons pastéis ou em paletas de cores fortes; camisas em camurça, de veludo tradicional e molhado ou suede; blazers; jaquetas e casacos em jeans, couro, variáveis de gola e lapela; puffer; casacos e jaquetas em cow print; conjuntos; dress code [busca padronizar as vestimentas de modo harmonizado e serve a um propósito, como uniformes empresariais ou escolares]; casacos de lã tipo cardigan em diversificados tipos lã, pontos, trançados e comprimentos, e trench coach e capotes, com seus tecidos impermeáveis e um charme à parte em dias de chuva e nublados.
Suéters e pulovers de tricô são um espetáculo por si só. Lindas opções de modelo, golas, estampas e bordados. Modal e mousse são alguns dos mais queridos na Serra Catarinense. Blusas estilo manga lanterna, manga bufante, ombro princesa e com decote coração chamam a atenção de todos.
Ah, e não se pode esquecer dos ponchos, e dos coletes - estes de tricô, estampados ou bordados, estilo country ou tradicionais, com ou sem franjas, fechados ou com botões, mangas curtas ou mais alongadas. Enfim, um sucesso para o inverno.
Vestidos de lã em tricô, de veludo. Saias românticas plissadas e drapeadas, longas, médias, com ou sem fenda. Com aplicações bordadas, entre flores, pássaros, laços, pérolas, pedrarias. Efeitos de fluidez e movimento.
Já as alfaiatarias são boas escolhas em dias de clima ameno. Tanto o uso isolado, porém, em combinações de cores, quanto os conjuntos monocromáticos, são bem-vindos.
Em relação às calças, mom, wide leg, flare, boyfriend, clochard, jogger, alfaiataria, pantalona, pantacourt.
Meias calça de fios variados de espessura são perfeitas de acordo com a ocasião e temperatura. Geralmente se usa entre fio 40 e 80. Cores lisas ou com estampas e até a arrastão, do tempo da mamãe.
E, claro, acessórios, como os lenços de cetim e seda, voltaram com tudo no inverno de 2025 para dar um toque especialíssimo no pescoço, calças (no cós) e até mesmo nas bolsas.
“As luvas, ah, as luvas!” - De lã, couro ou de renda, atraem os olhares e definem uma personalidade inigualável.
Nos pés, as botas de inverno chegam no “look” para expressar poder - cano curto, midi ou longo. Bico fino, redondo, quadrado. Salto bloco, salto agulha. De tecido ou couro. Discretas ou brilhosas, marcantes, extravagantes. Prateadas, douradas, em animal print. Mocassins, loafers, oxfords.
Cintos e bolsas minimalistas ou maiores, arrebatam os corações. Brincos, colares, anéis, pulseiras e braceletes de metal e em acrílico [agora com a mistura de dourado e prata e o boho chic coloridos e florais nos pulsos] não podem faltar.
Cabelos, penteados e “make” [maquiagem] concluídos, sem deixar de fora os cílios postiços, que dão total diferença na composição, depois de um skincare adequado. Agora sim, é só embarcar no carro e seguir para o Recanto do Pinhão Aracy Paim, aos shows nacionais de música, a uma cafeteria ou restaurante ou a um passeio por um dos cartões postais de Lages, como o Parque Jonas Ramos [o Tanque].
UMA LAGES MAIS BELA E RECEPTIVA EM SEU COMÉRCIO
Vitrinismo lageano na Festa do Pinhão
Especialmente em Lages, neste mês da 35ª Festa Nacional do Pinhão, as lojas estão com suas vitrines decoradas temáticas, com artigos que remetem ao inverno, com araucária, grimpas, pinha, pinhão, nó de pinho, gralha azul, semente de pinus, blocos de feno para os animais do sítio, flor de trigo e capim dos pampas, macela, serragem, fogueira, fogão à lenha, lareira, laço de couro, pelego e sela de montaria, vaca parada para laçada, roda de charrete e de carreta de puxar boi, cuia de chimarrão, chaleira, bule de café, panela de ferro, itens de churrasco, garrafa de vinho, violão, acordeon [gaita], rádio antigo, máquina de costura do tempo da vó, lamparina, armário antigo, máquina de semeadura, chapéu, pala, guaiaca, alusão à taipa, cesto de vime, enfeites à base de matéria-primas de fitatusa [resíduo da indústria de celulose] e madeira de pinus, e com folhas de plátano, bem como pinturas artísticas. E valorização do artesanato de tricô e crochê nas roupas, em uma produção com exclusividade aos turistas e valor agregado.
ELEGÂNCIA DE LAGEANOS E TURISTAS NA FESTA
Como se arrumar com estilo e conforto térmico para os eventos diurnos e noturnos da Festa Nacional do Pinhão?
“O maior segredo é vestir-se em camadas, uma boa base térmica é essencial para garantir um ‘look’ quentinho e estiloso. Abusar das peles, pois além de serem ótimas para aquecer, elas trazem todo o glamour para esta época do ano.”
Critérios na hora de escolher uma roupa e de produzir uma “make”?
“Na hora de escolher uma roupa e uma ‘make’ é importante equilibrar estilo, ocasião, conforto e identidade.”
CURIOSIDADE E ANSIEDADE - FORMATO E NOVIDADES DA FESTA NACIONAL DO PINHÃO EM 2025 - EDIÇÃO RAÍZES - TRADIÇÃO QUE SE RENOVA EM FESTA
“Estou ansiosa para esta edição, será uma grande novidade para toda a população, um formato diferente, um projeto ousado pelo qual torço muito que dê certo.”
Suas expectativas para a Festa do Pinhão enquanto empreendedora?
“Que o glamour e a valorização da Festa continuem mesmo com este formato diferente.”
Suas projeções para a Festa do Pinhão em relação a Lages?
“Minha expectativa é que a população aproveite esta edição, que vai ressaltar mais nossas raízes e nossa cultura, dando oportunidade para este novo formato.”
O que é a Festa do Pinhão para você?
“Amo o clima de festa na cidade, não só a Festa em si, mas a movimentação da cidade, o cheirinho do ponche nas ruas, comida típica, músicas tradicionalistas, ‘looks’ de inverno. Este clima da Festa traduz bem nossa essência e nossas raízes.”
Por que é bom ser um Orgulho Lageano?
“Fiquei lisonjeada com este título. Nasci e cresci aqui, tenho minhas raízes nesta cidade, fico feliz em contribuir e gerar frutos em nossa terra.”
O que deseja para Lages?
“Desejo que continue crescendo com respeito as suas raízes e tradições. Que sua gente siga sendo forte, acolhedora e orgulhosa de pertencer a esta terra tão rica em cultura e história.
Que a cidade avance em infraestrutura, inovação e oportunidades, mas sem perder o charme da tradição que a torna única. Que novos empreendimentos surjam, movimentem a economia e gerem empregos para a população, valorizando os talentos locais.
Que o setor público e privado caminhem juntos para fortalecer a educação, a saúde e a cultura, pilares essenciais ao crescimento de uma cidade.
Desejo que Lages se torne referência em qualidade de vida, em que jovens encontrem oportunidades e idosos vivam com dignidade.
Desejo que Lages brilhe, não só pelas paisagens, mas pelo seu povo, que faz dela um lugar único.”
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal e Laiara Hoepers Store/Divulgação e site de estilo/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!