Fotos: Rodrigo de Liz Nunes/Divulgação / Fotos pinhões in natura: Fábio Pavan Vem ver o mistério que torna Lages tão procurada. É de dar “água na boca”, e não é à toa. É quando a magia acontece: Um buffet rico em beleza, fragrância acentuada, paladar proeminente com alimento nutritivo, exuberância e a expressão da paixão pela alquimia na cozinha
Ah, aquela sopinha de agnoline com torradinhas salpicadas com orégano, um vinho tinto compartilhado com uma ótima companhia e uma conversa à beira da lareira! Ah, aquela sopinha de nhoque com franguinho desfiado e um filme passando na televisão. Ou um bom café com pinhão assado na chapa do fogão à lenha regado a um bom papo com o pai e a mãe na cozinha enquanto descasca uma bergamota cheirosa. Ah, o cheirinho de pão caseiro saindo do forno com aquela fumacinha afetiva.
Fisiologicamente, no clima frio, o organismo gasta mais energia para manter a temperatura corporal, e este gasto pode levar a um aumento do apetite, sentir mais fome que o habitual e a uma preferência por alimentos calóricos. Assim, é normal sentir mais fome no frio. Além disto, a vontade por carboidratos e comidas mais calóricas de maneira geral também tende a ser maior. Para uma alimentação equilibrada no frio, sem que haja exageros, é importante incluir alimentos que aquecem o corpo e fornecem energia, como sopas, caldos, chás, e alimentos ricos em carboidratos, proteínas e gorduras saudáveis. E, claro, combinar este costume nutritivo saudável diário a uma rotina de atividades físicas de queima calórica e fortalecimento muscular, afinal, não é porque está frio que o corpo vai ficar parado. Saúde é movimento. Vida é movimento. E o corpo foi feito para estar em constante movimentação.
Na Serra de Santa Catarina, o outono e inverno são as estações propícias à gastronomia diferenciada em razão da época da safra e colheita do pinhão, a semente que dá nome ao maior evento da região do Estado e um dos maiores históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos do Sul brasileiro. E é bem nesta época que acontece a 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - “Tradição que se renova em Festa”, em Lages, e neste ano de 2025 de 6 a 22 de junho, com atrações ao longo de 17 dias de festividades, entre as quais, apresentações/exibições nativistas, tradicionalistas e campeiras locais, regionais e nacionais, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa; Missa crioula com padre Darci Sá, danças tradicionais, declamações e exibições instrumentais, de solista vocal e de chula compõem a programação, com enaltecimento da Fundação Cultural de Lages (FCL); 23ª Sapecada da Serra Catarinense; 31ª Sapecada da Canção Nativa [um dos mais potenciais festivais nativistas da América Latina]; Festival de Arte e Cultura Planalto Serra [Palco do Recanto do Pinhão - em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos - Praça João Costa; Palco Raízes, aos Centros de Tradições Gaúchas - CTGs - rua Nereu Ramos, e Fundação Cultural de Lages - FCL], e cinco shows nacionais de música no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior no feriado nacional prolongado de Corpus Christi- Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Dazaranha e Ondastral, Yasmin Santos e Corpo & Alma. Programação completa e informações adicionais em Festa Nacional do Pinhão - Shows Nacionais, Festa Nacional do Pinhão - Recanto do Pinhão Aracy Paim e Festa Nacional do Pinhão - 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa.
Geração de emprego, renda e lucratividade - Concurso de Vitrines
O Concurso de Vitrines, organizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Lages, terá suas avaliações de 6 a 20 de junho, com reconhecimento à motivação, desempenho e resultado da montagem de vitrines temáticas das lojas de Lages.
Pinhão: O popstar do Concurso de Pratos Típicos
Promovido pela Prefeitura de Lages, o Concurso Gastronômico será em 12 de junho, e enaltecerá o pinhão como o seu ingrediente “estrela”.
9ª Cavalgada do Pinhão
Um dos principais atrativos da Festa Nacional do Pinhão é a Cavalgada do Pinhão, em celebração da cultura serrana e a figura dos tropeiros. E nesta 35ª edição do maior evento da Serra Catarinense e um dos maiores de Santa Catarina será no dia 14 de junho, com início previsto para as 8h e almoço servidos às 13h. Organizada pela jornalista, tradicionalista e apresentadora do Programa Oh de Casa, Bia Melo.
Bailinho da Realeza no Serrano Tênis Clube
Rainha e princesas de 2025 e de edições anteriores históricas da Festa Nacional do Pinhão se encontrarão com familiares, amigos e convidados em uma noite de festividade. Será no dia 20 de junho, às 22h, no Serrano Tênis Clube. Evento promovido pela Rádio Jovem Pan (JP) de Lages.
Corrida do Pinhão
A tradicional Corrida do Pinhão [5 quilômetros], na Festa Nacional do Pinhão, está roteirizada para o dia 21 de junho, com largada às 15h em frente ao Ginásio Municipal de Esportes Ivo Silveira. Atividade física, saúde e qualidade de vida para comemorar. Premiação de R$ 6 mil em dinheiro. Evento promovido por Squadra dialex Eventos Esportivos, com apoio da Prefeitura de Lages e patrocínio de K2 Store.
Amor e cuidado em forma de culinária: Cheiros, toques e gostos do nosso amado pinhão
E como em toda e qualquer confraternização que se preze, tem de ter culinária envolvida, uma das riquezas preservadas por um povo desde a colonização ou fundação de seu território. Em 2025, no dia 22 de novembro, Lages, berço do turismo rural no país, irá celebrar seus 259 anos e tem como “Raízes” o título da 35ª edição de sua principal comemoração, a Festa Nacional do Pinhão, com o slogan “Tradição que se renova em Festa”, quando a cidade, a região e Santa Catarina param para cultuar e participar das homenagens às valiosas virtudes de um dos municípios mais antigos do Estado. O pinhão é o grande emblema, ídolo e celebridade de toda esta Festa.
Semente do fruto pinha, gerada pela milenar araucária (Araucaria angustifolia), espécie florestal nativa brasileira, fonte histórica de madeira de qualidade e pinhões, o pinhão consiste em uma iguaria típica do Sul do Brasil e de regiões altas de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Um baita aliado e parceiro da saúde
De valor nutricional, o pinhão é considerado, aliás, um alimento funcional: Não possui glúten, rico em fibras alimentares, apresenta baixo teor lipídico, contém ômega 6 e 9, proteína de alta qualidade, rico em amido resistente e tem minerais, a exemplo de cobre, zinco, manganês, ferro, magnésio, cálcio, fósforo, enxofre e baixo teor de sódio. O consumo de pinhão pode prevenir doenças intestinais, ajudar a controlar a pressão arterial, reduzir o colesterol no sangue e precaver doenças cardiovasculares.
Economicamente viável
Na Serra Catarinense, seus 18 municípios devem colher aproximadamente 4,5 mil toneladas de pinhão em 2025, de acordo com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri). Das 34 mil famílias de produtores rurais serranos, em torno de 30% - dez mil - têm o pinhão na composição de sua renda. Painel é grande produtora, a Capital Catarinense do Pinhão.
A Epagri presta orientação ao produtor em toda a cadeia produtiva - sobre o cultivo, manejo, processamento, mercado e agroindústria. E atua com araucárias enxertadas para, no futuro, produzir pinhão precoce.
Festa do Pinhão e Dia dos Namorados - Você quer extrair o máximo da sua criatividade e explorar receitas doces e salgadas com o grande “astro” pinhão agora, neste friozinho?
Com as temperaturas mais amenas e o clima gelado deste período de maio até agosto, há quem prefira abusar do talento e experimentar preparar e montar pratos para surpreender o amor do coração, ou a família ou os amigos. A Festa Nacional do Pinhão está aí e o Dia dos Namorados, 12 de junho, está chegando logo, logo.
Alimento versátil, pois pode ser incorporado inteiro ou em pedaços aos pratos, e triturado, misturado à receita, o pinhão oferece múltiplas possibilidades dentro da gastronomia.
Dá uma espiadinha:
Bolinho integral de pinhão
Bolinho de pinhão diet e sem lactose
Crepioca de pinhão com legumes
Farofa funcional de pinhão
Entradinha de pinhão
Carreteiro de pinhão
Guisado de pinhão
Torta cremosa de pinhão com legumes
Tarter de pinhão
Gnocchi com farinha de pinhão
Contrafilé com mandioquinha cremosa e farofa de pinhão
Cuca de pinhão com especiarias
Pudim de pinhão
Brigadeiro de pinhão com licor de laranja e canela
Existem vários livros de receitas, físicos e digitais, como “O Pinhão na Culinária”, confeccionado/editado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), com 100 opções de pratos. Constituiu a “Iniciativa Araucária”, conjunto de ações de articulação e mobilização para pesquisas, transferência de tecnologia e divulgação da Araucaria angustifolia, pela Embrapa Florestas.
Vasta experiência provoca a criação de um Festival inédito e exclusivo em Lages para públicos com perfil exigente e implacável
Um dos mais famosos empreendimentos de gastronomia de Lages, surgido há nove anos na cidade, Divina Cafeteria, referência de sofisticação, situado na avenida Presidente Vargas, tomou uma atitude audaciosa para este ano e, a partir de um minucioso planejamento, pesquisas, estudos, testes e experimentações, formou um cardápio dificilmente visto em outro lugar, com a finalidade de oferecer a lageanos, visitantes e turistas uma experiência ímpar, única, inesquecível. Imagens, aromas e sabores inigualáveis. Em todos os pratos, o pinhão como o protagonista. Os pinhões de gosto peculiar serrano são provenientes de pinheiros araucárias da região do município Painel, adquiridos com frescor pela empresa.
São 15 opções para uma viagem por mistos de degustação. Este é o inédito Festival do Pinhão. A primeira edição foi promovida no dia 3 de maio; a segunda em 31 de maio, e haverá outras novas durante o mês de junho, em horário de almoço. Trata-se de edições especiais no buffet, divulgadas no perfil do Instagram com antecedência - @divinacafeterialages. “Estamos sempre buscando novidades para nossos clientes, priorizando produtos de qualidade, espaço aconchegante e bom atendimento. Sobre os nossos dois Festivais até agora realizados, recebemos muitos elogios, pela qualidade, sabor e pela ideia. As pessoas dizem que não haviam visto em nossa cidade ainda”, realça a empreendedora Cassiana Zanotto Müller.
Veja se você resiste
Lasanha de queijos e pinhão
Paçoca de pinhão
Entrevero
Conchiglione recheado com pinhão
Risoto de pinhão e provolone
Massa com pinhão, bacon, alho poró e molho de nata
Escondidinho de costela com pinhão
Bolinho de pinhão
Maminha com molho de pinhão
Pinhão frito com bacon
Farofa de pinhão crocante
Maionese de pinhão
Salada da chef com pinhão
*Carnes
Picanha ao alho e óleo
Maminha com molho à base de pinhão
Tilápia com molho de limão e pinhão
*Acompanhamentos
Arroz
Batata frita
Polenta frita
Batata chips
Anéis de cebola
Queijo coalho com goiabada
Bebidas são as já disponibilizadas normalmente, como sucos naturais e industrializados; água; refrigerantes, e achocolatados.
O trio super poderoso - As autoras
Os pratos do menu especial de outono e inverno do Festival do Pinhão são frutos da criação pela proprietária do empreendimento, Cassiana Zanotto Müller; a profissional cozinheira de pratos quentes diariamente, Juscilaine Bairros de Souza, e a profissional saladeira, Jocelene Souza dos Santos, responsável por todas as saladas oferecidas no buffet das refeições diariamente [produção e decoração]. Juscilaine é formada chef de gastronomia, e Jocelene aprendeu todos os pratos na prática com muita dedicação e esforço. Uma das colaboradoras integra o quadro funcional da Divina Cafeteria há um ano, e a outra há três. Jocelene é natural de Lages; Cassiana é de Anita Garibaldi, e Juscilaine nasceu em Lebon Régis. Portanto, nesta parceria, Cassiana pesquisa e monta o cardápio, e Jocelene e Juscilaine produzem os pratos. E é quando a magia acontece: Um buffet rico em beleza, fragrância, paladar com alimentos apetitosos, saudáveis e nutritivos, exuberância e paixão.
Processo de criação
“Em uma breve conversa com uma amiga, estávamos pensando que na nossa cidade, na qual o pinhão tem muito destaque, não tínhamos visto nenhum festival com muitos pratos à base de pinhão. Aí surgiu uma ideia de pesquisarmos e testarmos pratos para o lançamento. Fizemos muitas pesquisas, mas a maioria dos pratos foi criação da equipe, fazendo testes e ajustando as coisas até estar ao nosso gosto”, sublinha Cassiana.
A prática do preparo, como é?
“Começamos cozinhando e descascando muito pinhão. Após este primeiro passo, cada equipe apanha a matéria-prima principal e vai ao preparo dos pratos. Desde saladas, vinagretes, a pratos elaborados, como conchigliones, risotos, escondidinho. São vários processos até o prato estar pronto para o cliente”, descreve a empresária da Divina Cafeteria.
Na vitrine de “encher os olhos”, outras “delícias” com pinhão
Nos demais dias, além do Festival do Pinhão, os clientes podem aproveitar outros tipos de quitutes salgados, com o pinhão como ingrediente principal: São quiches, esfihas e pastéis de paçoca.
Ficou com vontade, né?! Não foi só você
As “tentações” gastronômicas que são produzidas diariamente, com pinhão e as demais, à base de outros produtos, como empadinhas de brócolis, empadões de frango, saltenhas, hambúrgueres, pastéis, pizzas, pães de batata recheados com queijos e carnes, vinagretes, coxinhas, croquetes, risóles, tortas salgadas, tortas frias, roscas, brownies, cookies, donuts, waffles, cannolis de chocolate e pistache, croissants de chocolate e avelã, sonhos e Luas de Mel (doce de leite, chocolate e leite em pó), palha italiana, alfajores, pães de mel, pastéis de Belém, bombons de morango e de uva, biscoitos artesanais e comemorativos, cheesecakes, banoffees, tortas de limão, tortas sírias, as famosas Marta Rocha, 4 Leites, Tentação, Prestígio, Kinder Bueno e tantas outras guloseimas e mimos presenteáveis, e bebidas, como, cafés passados, solúveis ou expressos, cappuccino, chocolate quente e chás, estão disponíveis na Divina Cafeteria nos dias de funcionamento habitual ao público.
Aquilo que ninguém dispensa: Do café da manhã, com um misto quente e um cafezinho feito na hora antes do trabalho, passando pelo almoço com os filhos, até o lanche de fim de tarde e ao jantar, para relaxar depois de um dia inteiro de atividades. De segunda a sábado, das 7h30min às 20h - dias e horário mantidos ao longo da 35ª Festa Nacional do Pinhão.
Vem para a Festa do Pinhão!
Sejam todos bem-vindos, lageanos, visitantes de cidades vizinhas e turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo - A 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - Tradição que se renova em Festa - acontecerá de 6 a 22 de junho, entre o outono e o inverno, no Calçadão da Praça João Costa e no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, incluindo o Recanto do Pinhão Aracy Paim (exibições nativistas, tradicionalistas e campeiras); Missa crioula com padre Darci Sá, danças tradicionais, declamações e exibições instrumentais, de solista vocal e de chula compõem a programação, com enaltecimento da Fundação Cultural de Lages (FCL); 23ª Sapecada da Serra Catarinense; 31ª Sapecada da Canção Nativa [um dos mais potenciais festivais nativistas da América Latina]; Festival de Arte e Cultura Planalto Serra [Palco do Recanto do Pinhão - em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos - Praça João Costa; Palco Raízes, aos Centros de Tradições Gaúchas - CTGs - rua Nereu Ramos, e Fundação Cultural de Lages - FCL], e cinco shows com artistas nacionais - Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Dazaranha e Ondastral, Yasmin Santos e Corpo & Alma.
17 dias de Festa, mais de 100 atrações e 100 mil pessoas
Serão 17 dias de Festa com atrações totalmente gratuitas a lageanos, visitantes de cidades de perto e turistas. Ao todo, mais de 100 atrações na Festa Nacional do Pinhão, entre as quais, 103 apresentações tradicionalistas locais, regionais e nacionais no Recanto do Pinhão Aracy Paim, como, Mano Lima, Os Chacreiros, Ricardo Porto e Banda, Rafael Puerta, Cristiano Quevedo, Hermanos Guedes, Camerata Florianópolis - Espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, Ricardo Bergha, Mauro Silva, Os Filhos do Rio Grande, Luiz Marenco, Os Fagundes, Grupo Carqueja, César Oliveira e Rogério Melo, Elton Saldanha e João de Almeida Neto, incluindo a Sapecada da Serra Catarinense (13 de junho) e Sapecada da Canção Nativa (14 e 15 de junho), e as diversificadas categorias de Danças Tradicionais (Mirim, Juvenil, Veterana, Xirú e Adulta), Chula (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Vaqueano, Xirú, Adulto e Adulta), Declamação (Pré-Mirim, Peões Pré-Mirim, Prenda Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Peão, Prenda Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta), Instrumental (Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) e Solista Vocal (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) do Festival de Arte e Cultura Planalto Serra, adicionados, ainda, cinco shows nacionais de artistas da atualidade em gêneros variados, portanto, 108 atrativos.
Somente para os shows nacionais são esperadas em torno de 100 mil pessoas, além dos espectadores das exibições no Recanto do Pinhão, Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e CentroSerra Convention Center, parceiro da Festa - A partir de 22h - Danilo e Davi, em 13 de junho; Pixote no dia 18 de junho, e DJs Albino, Petroski, Sanchezz e Bololo em 20 de junho. Realização: CentroSerra; Produção: Gabriel Matos, e Promoção exclusiva: Band FM Lages.
O público da 35ª Festa Nacional do Pinhão será recepcionado pela realeza - rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes, e princesas, Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, e pela realeza mirim - rainha Lavínia Moraes Amaral, 1ª princesa, Ana Beatriz de Jesus Matias, e 2ª princesa, Maria Luiza Machado.
A cerimônia de abertura está agendada para 6 de junho, às 18h30min na Praça João Costa, com exibição, na sequência, às 20h, do grupo lageano querido do público, Quarteto Coração de Potro.
Vem para o Mercado Público na Festa do Pinhão
O Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini estará de portas abertas especialmente ao longo da 35ª Festa Nacional do Pinhão, de 6 a 22 de junho. Excelente opção para o happy hour de colegas de trabalho e amigos, distração de casais, encontros de família, diversão à paquera, para “matar” a saudade daquela pessoas que estava longe e aos entretenimento de visitantes e turistas de Lages com liberdade de estilos musicais, gastronomia típica, bebidas artesanais e experiências de compras de artigos serranos e souvernirs.
O Palco Entrevero receberá artistas locais e regionais para o delírio do público. Paralelamente a atrações nos períodos vespertino e noturno, haverá dias com agenda de oportunidades de shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”. Lanches, petiscos, porções, pratos executivos, refeições de buffet, copos, doses e drinks para celebrar a Festa do Pinhão, para agradecer pela vida. E muito pinhão saborosos para aproveitar!
Palco Entrevero
06/06 - 18h - Leandro Sutil / 20h - Vinicius Porto
07/06 - 18h - Victor Colombo & Andrei Sasso / 20h - On Jack
08/06 - 18h - Anjos de Plantão
09/06 - 20h - Tomarock
10/06 - 20h - Juanita
11/06 - 18h - Welinton Graeff / 20h - Dani Porto
12/06 - 14h - Concurso Gastronômico do Pinhão / 20h - Álvaro Xavier
13/06 - 20h - Gugah Mendes
14/06 - 13h - Stammtisch / 14h - Dianekine / 16h - Marcos Kalbus / 19h - Sax’n Roll / 21h - Malbec Trio
15/06 - 18h - Péricles
16/06 - 20h - Beto Castro & Carla Torres
17/06 - 18h - Thaís Piva
18/06 - 20h - Leander Sá
19/06 - 16h30min - Natascha Panda - Tarde Infantil / 20h - Vinicius Teodoro
20/06 - 18h - Marlon Antunes / 20h - Trio Rock
21/06 - 18h30min - Cantilenas - Música Regional para Crianças / 20h30min - Madeira de Lei
22/06 - 18h - Clynton
Shows ao meio-dia - “Vem almoçar no Mercado Público - Voz e Violão”
07/06 - 12h - Gabriell Silva
15/06 - 12h - Márcio Nunes
19/06 - 12h - Cézinha
20/06 - 12h - Aline Amorim
21/06 - 12h - Aryane Duarte
22/06 - 12h - Márcio Rosa
Um Orgulho Lageano com boas projeções para a Festa do Pinhão
“Nós sempre acreditamos no potencial de Lages como um lugar propício ao desenvolvimento de bons negócios. Arriscamos elaborar um cardápio inovador, chamativo, instigante, para aguçar a curiosidade dos lageanos e turistas em uma explosão de sabores bem serranos, tomados por uma identidade cultural que só nós possuímos diante do fenômeno alimentar que a natureza nos oferece gratuita e incondicionalmente. É tempo de Festa, é tempo de esperança, de muito trabalho e lucratividade. Vamos todos nos unirmos para alcançarmos excelentes resultados. Desejamos o melhor para Lages, um futuro brilhante, e que possamos crescer com a cidade em termos de prosperidade familiar e nos negócios. Se nós somos um orgulho para Lages, Lages é um orgulho para nós.” - Cassiana Zanotto Müller
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Rodrigo de Liz Nunes/Divulgação
Fotos pinhões in natura: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!