Esta seção do Município mantém um sistema de monitoramento instalado no Mercado Público Municipal com 13 monitores, pelos quais pratica-se a observação da cidade por intermédio de mais de mil câmeras, e monitoramento, na subdivisão de administração da Diretoria, com seis monitores de acompanhamento a mais de 90 câmeras da PM
Promover a gestão dos mecanismos de proteção do patrimônio público municipal, implantando o Plano Municipal de Segurança, e a vigilância dos próprios municipais e outros equipamentos necessários; executar a vigilância dos bens culturais e das áreas de preservação do patrimônio natural do município; proceder ação preventiva de defesa social em eventos realizados sob a responsabilidade de agentes públicos municipais, e planejar e desenvolver políticas e projetos voltados à segurança e defesa comunitária, constituem as atribuições da Diretoria Municipal de Segurança.
E, com a finalidade de oportunizar melhores condições de identificação, proteção, valorização, respeito e reconhecimento aos servidores municipais trabalhadores neste departamento diretamente vinculado à Prefeitura de Lages/Secretaria da Administração, o Município providenciou a entrega oficial de uniformes novos - Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) - em cerimônia formal na manhã desta sexta-feira (6 de junho), com a presença da prefeita Carmen Zanotto.
Trata-se de aproximadamente 60 uniformes completos destinados a agentes de segurança, vigias, zeladores e colaboradores da seção administrativa/burocrática e de atendimento ao público. Os uniformes completos são compostos por duas calças táticas, duas camisetas de manga curta, duas camisetas de manga longa, uma combate short, uma jaqueta e um par de coturnos. Investimento de R$ 141.050, recursos financeiros públicos provenientes do próprio Município. Nesta sexta foram repassados cerca de 60 kits de uniformes. O restante será entregue mediante retirada por parte dos profissionais, o que naturalmente ocorrerá gradativamente. “O Poder Público municipal está em constante preocupação com a segurança, saúde, bem-estar e qualidade aos servidores ao desempenhar seu trabalho”, defende a prefeita Carmen Zanotto.
Os servidores atrelados à Diretoria de Segurança são responsáveis por zelar pelo patrimônio público e atuam em repartições públicas municipais, como, Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs), Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, Terminal Urbano de Transporte Coletivo, Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, e edifício e estrutura física da Prefeitura, na rua Benjamin Constant, situada no centro da cidade, onde está parte de sua frota veicular, bem como em outros espaços sob os cuidados do Poder Público municipal, com a guarda de automóveis, caminhonetes, caminhões, máquinas pesadas de obras e infraestrutura e implementos agrícolas, entre outros bens materiais pertencentes ao Município de Lages. “De grande importância a entrega destes uniformes aos nossos funcionários, pois trata-se de um Equipamento de Proteção Individual (EPIs) para eles usarem e relevante também como a identificação dos funcionários nos postos de trabalho”, acentua o diretor de Segurança, Jefferson Sebastião Dias.
A Diretoria de Segurança do Município está integrada por 107 funcionários com serviços prestados em favor da segurança do patrimônio municipal. Os agentes de segurança são todos efetivos. Parte do contingente de agentes de segurança possui formação com curso de vigilante, outros têm conhecimentos teóricos e práticos de qualificação de brigadista.
A maioria dos servidores cumpre a escala de trabalho de 12 horas trabalhadas por 36 de descanso, todavia, parte [a exemplo da área administrativa] corresponde às demandas de sua jornada em horário comercial - de segunda a sexta-feira, das 8h ao meio-dia e das 14h às 18h.
Os equipamentos empreendidos na rotina de serviços são aparelhos não letais de segurança. Sua frota conta atualmente com 11 veículos: Dois Volkswagen Fox, dois Volkswagen Gol, um Fiat Argo, um Fiat Palio Weekend, uma van minibus Ford Transit e quatro motocicletas Yamaha Crosser.
Uma cidade vigiada com sistema de 19 monitores em supervisão a mais de mil câmeras
A Diretoria de Segurança tem, aliás, um sistema de monitoramento instalado no Mercado Público Municipal com 13 monitores, pelos quais pratica-se a observação da cidade por intermédio de mais de mil câmeras, e monitoramento localizado na subdivisão de administração da Diretoria, com seis monitores de acompanhamento a mais de 90 câmeras da Polícia Militar (PM).
Todo cidadão tem direito de acesso à Diretoria de Segurança
Geral e normalmente, os cidadãos se dirigem à Diretoria Municipal de Segurança em busca de ter acesso a imagens capturadas e registradas por uma ou mais câmeras fixadas em diversificados pontos do perímetro urbano de Lages na eventualidade de constatar indícios, vestígios ou ações nítidas que sirvam de suporte à comprovação de existência, veracidade, maneira de desenvolvimento, versões de acidentes de trânsito e/ou atos ilícitos. À Diretoria cabe a competência e a incumbência de receber queixas, reclamações e denúncias de furto, roubo e vandalismo, como quebras de lixeiras de plástico e de concreto e pichações em paredes e muros, contra bens de uso público e da coletividade.
[Para ilustrar, comum à população saber ou conhecer situações de furto de computadores, caixas de som, torneiras, louças sanitárias, chuveiros e até alimentos em unidades de ensino; fios de cobre de postes de iluminação pública e energia elétrica, e até grelhas metálicas de caixas coletoras de resíduos sanitários e/ou de drenagem pluvial em ruas, avenidas, parques e praças.]
Sequencialmente, após o recebimento da queixa, as imagens das câmeras do local do sinistro são procuradas. Uma vez encontradas, agentes se deslocam até o endereço apontado, depois confecciona-se o Boletim de Ocorrência (B.O.) junto à Delegacia de Polícia Civil e o caso é transferido à Polícia Civil para dar procedimento às investigações.
O cidadão pode oficializar/legitimar a queixa direta e presencialmente na Diretoria de Segurança ou por telefonema ou WhatsApp - (49) 3019-7428 - diuturna e noturnamente, em dias úteis, fins de semana e feriados. Há, ainda: (49) 99836-1622/(49) 99836-1407, e monitoramento - (49) 3019-7429.
Quando devo acionar os agentes municipais de segurança e quando devo chamar a Polícia Militar?
Os vigias e agentes de segurança são responsáveis por zelar pelo patrimônio público. Em caso de conflitos, confusões, brigas, atendimentos a crimes de furto, roubo e vandalismo a prédios particulares, como lojas, e crimes contra a integridade física e a vida, como no trânsito e em eventos, a responsabilidade está a cargo de vigilantes de empresa privada e Polícia Militar (PM) - esta atende por telefone: 190 - 24 horas por dia.
Um evento do porte da 35ª Festa Nacional do Pinhão exige maior segurança para lageanos, visitantes e turistas ao longo de 17 dias
Neste dia 6 de junho começará a 35ª Festa Nacional do Pinhão - Edição Raízes - “Tradição que se renova em Festa”, maior evento da região do Estado e um dos maiores históricos, culturais, artísticos, folclóricos e gastronômicos do Sul brasileiro, e seguirá até 22 de junho, com atrações ao longo de 17 dias de festividades, entre as quais, apresentações/exibições nativistas, tradicionalistas e campeiras locais, regionais e nacionais, no Recanto do Pinhão Aracy Paim, no Calçadão da Praça João Costa; Missa crioula com padre Darci Sá, danças tradicionais, declamações e exibições instrumentais, de solista vocal e de chula compõem a programação, com enaltecimento da Fundação Cultural de Lages (FCL); 23ª Sapecada da Serra Catarinense; 31ª Sapecada da Canção Nativa [um dos mais potenciais festivais nativistas da América Latina]; Festival de Arte e Cultura Planalto Serra [Palco do Recanto do Pinhão - em frente ao Espaço Cultural Aristiliano Ramos - Praça João Costa; Palco Raízes, aos Centros de Tradições Gaúchas - CTGs - rua Nereu Ramos, e Fundação Cultural de Lages - FCL], e cinco shows nacionais de música no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior no feriado nacional prolongado de Corpus Christi- Guilherme & Benuto, Fernando & Sorocaba, Dazaranha e Ondastral, Yasmin Santos e Corpo & Alma. Programação completa e informações adicionais em Festa Nacional do Pinhão - Shows Nacionais, Festa Nacional do Pinhão - Recanto do Pinhão Aracy Paim e Festa Nacional do Pinhão - 23ª Sapecada da Serra Catarinense e 31ª Sapecada da Canção Nativa.
E um evento desta envergadura e magnitude deve ter atenção redobrada das forças de segurança. Durante a Festa do Pinhão, agentes municipais de segurança serão remanejados para trabalharem no Recanto do Pinhão Aracy Paim - Calçadão da Praça João Costa, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior e no Mercado Público Municipal.
17 dias de Festa, mais de 100 atrações e 100 mil pessoas
Serão 17 dias de Festa com atrações totalmente gratuitas a lageanos, visitantes de cidades de perto e turistas. Ao todo, mais de 100 atrações na Festa Nacional do Pinhão, entre as quais, 103 apresentações tradicionalistas locais, regionais e nacionais no Recanto do Pinhão Aracy Paim, como, Mano Lima, Os Chacreiros, Ricardo Porto e Banda, Rafael Puerta, Cristiano Quevedo, Hermanos Guedes, Camerata Florianópolis - Espetáculo “Clássicos da Música Sertaneja”, Ricardo Bergha, Mauro Silva, Os Filhos do Rio Grande, Luiz Marenco, Os Fagundes, Grupo Carqueja, César Oliveira e Rogério Melo, Elton Saldanha e João de Almeida Neto, incluindo a Sapecada da Serra Catarinense (13 de junho) e Sapecada da Canção Nativa (14 e 15 de junho), e as diversificadas categorias de Danças Tradicionais (Mirim, Juvenil, Veterana, Xirú e Adulta), Chula (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Vaqueano, Xirú, Adulto e Adulta), Declamação (Pré-Mirim, Peões Pré-Mirim, Prenda Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Peão, Prenda Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta), Instrumental (Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) e Solista Vocal (Pré-Mirim, Mirim, Juvenil, Veterano, Veterana, Xirú, Adulto e Adulta) do Festival de Arte e Cultura Planalto Serra, adicionados, ainda, cinco shows nacionais de artistas da atualidade em gêneros variados, portanto, 108 atrativos.
Somente para os shows nacionais são esperadas em torno de 100 mil pessoas, além dos espectadores das exibições no Recanto do Pinhão, Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini e CentroSerra Convention Center, parceiro da Festa - A partir de 22h - Danilo e Davi, em 13 de junho; Pixote no dia 18 de junho, e DJs Albino, Petroski, Sanchezz e Bololo em 20 de junho. Realização: CentroSerra; Produção: Gabriel Matos, e Promoção exclusiva: Band FM Lages.
O público da 35ª Festa Nacional do Pinhão será recepcionado pela realeza - rainha Amanda Aparecida Bianchini Moraes, e princesas, Lariane Rodrigues e Alice Cunha Ramos, e pela realeza mirim - rainha Lavínia Moraes Amaral, e 1ª princesa, Ana Beatriz de Jesus Matias, e 2ª princesa, Maria Luiza Machado.
A cerimônia de abertura está agendada para 6 de junho, às 18h30min na Praça João Costa, com exibição, na sequência, às 20h, do grupo lageano querido do público, Quarteto Coração de Potro.
Canais de comunicação com a Segurança Municipal ao cidadão
A comunidade pode entrar com contato por ligação telefônica ou envio de mensagem por aplicativo de aparelho celular - 3019-7428. Existem, ainda: (49) 99836-1622/(49) 99836-1407, e monitoramento - (49) 3019-7429. Está localizada no segundo pavimento do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera [avenida Dom Pedro II, bairro Universitário], ao lado da Diretoria de Trânsito (Diretran) e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec).
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!