Mais de 35 profissionais fazem parte das equipes de limpeza que trabalham em três turnos, garantindo a organização do calçadão da praça João Costa e seus arredores, para bem receber turistas e visitantes durante o evento
Enquanto os artistas animam o palco do Recanto do Pinhão Aracy Paim, colocando o público para dançar na 35ª edição da Festa Nacional do Pinhão, uma equipe empenhada brilha no meio do calçadão da praça João Costa, na Rua da Gastronomia da Nereu Ramos e vias adjacentes, chamando a atenção pelo capricho, limpeza e organização da área central da cidade nestes dias de Festa.
Eles são os protagonistas dos bastidores. Realizam um trabalho fundamental que, caso deixem de fazê-lo, logo se nota a diferença. Todos os dias após os shows e a movimentação intensa do público, a equipe de limpeza da Secretaria de Serviços Públicos entra em ação tomando conta da praça João Costa, da rua Nereu Ramos e seus arredores.
São mais de 35 profissionais, entre servidores da prefeitura e equipe terceirizada, que trabalham em três turnos para garantir a limpeza dos locais onde há maior concentração de pessoas durante as festividades. “Limpeza e organização são peças chave para o sucesso do evento e toda a equipe de profissionais tem se dedicado arduamente com muito empenho, ajudando a manter a área central da cidade limpa, segura e acolhedora para todos”, afirma a prefeita Carmen Zanotto.
As equipes fazem uma manutenção permanente dos locais, varrendo e recolhendo qualquer resíduo que possa estar pelo chão, além da limpeza dos banheiros públicos e frequente troca das sacas dos cestos de resíduos. No período pré-festa os trabalhos ficaram concentrados na capina dos canteiros, limpeza das estruturas físicas e da estátua de Nereu Ramos, varrição e recolhimento dos resíduos orgânicos (grama, folhas das árvores, entre outros).
De acordo com o secretário de Serviços Públicos Jean Coberllini, este um trabalho silencioso, mas fundamental para manter a ordem ao longo dos 17 dias de evento. “Nossa equipe está empenhada e de parabéns pelo belo trabalho prestado até aqui. Temos recebido muitos elogios por parte da população e pretendemos continuar assim, para que o Lageano e o turista que vem para a Festa encontre uma cidade bonita e bem cuidada”, enfatiza.
Para dar uma “turbinada” na limpeza, as equipes chegam cedo todos os dias e reúnem-se para um mutirão nas vias centrais. Todo esse trabalho é evidenciado em uma praça limpa e aconchegante para receber turistas e visitantes que vêm prestigiar o evento, como foi o caso de Soraia Schlichting e Janete Coelho, que trouxeram uma caravana de 30 idosos do grupo da Melhor Idade de Bocaina do Sul para a Festa do Pinhão.
Este foi o primeiro dia em que o grupo veio à festa e, além da boa música tradicionalista, eles aproveitaram para provar o pastel de paçoca de pinhão e tomar um ponche zero álcool. “Estamos muito animadas com a Festa do Pinhão deste ano, a estrutura está incrível desde a alimentação, até as apresentações. A limpeza que dispensa comentários. Está tudo muito bonito e caprichado e essa mudança para o Centro da cidade valorizou ainda mais o evento, mostrando que é uma festa pensada para o lageano e para o serrano, com isso, toda a região sai ganhando”, comenta Soraia.
Na sexta-feira (20) elas voltam a Lages com outro grupo de idosos. “Poder proporcionar esses momentos aos nossos idosos é muito gratificante. Antes não tínhamos como ir até à Festa, por ser em outro local e pela cobrança de ingressos. Agora, aqui na praça, tudo ficou mais acessível e democrático, nossos idosos amaram o passeio”, reitera.
Intensa programação em vários pontos da cidade
Já passaram pelo Palco Recanto do Pinhão Aracy Paim, nesta quarta-feira (18 de junho), a cantora nativista Zetti Gaudéria – uma das intérpretes da música “Mulheres”, segundo lugar da 23ª Sapecada da Serra Catarinense e também premiada pelo Melhor Conjunto Vocal. Com vasto repertório de música tradicionalista, ela é figura marcante e presença cativa nos palcos de Lages e da Festa do Pinhão.
Às 16h30min foi a vez de Luiz Bastos subir ao palco, com a essência do tradicionalismo gaúcho. Mas a programação do Recando do Pinhão não para por aí. A noite de shows desta quarta-feira começa a partir das 18h, com a apresentação do músico Daniel Silva, vice-campeão da 31ª Sapecada da Canção Nativa, com a interpretação da música "Coxilha Pobre", que conquistou o primeiro lugar da etapa regional. Com letra de Luiz Pedro M. Zamban e música de Ricardo Oliveira, a obra no ritmo Rasguido-Doble foi interpretada, além de Daniel, por Ricardo Oliveira e Ricardo Bergha e também levou os prêmios de Melhor Instrumentista, Melhor Letra e Melhor Melodia.
Luiz Marenco é o grande nome da música nativista do Sul do Brasil que encerrará a programação do Recanto nesta quarta-feira. A partir das 20h o músico sobe ao palco com sucessos como Batendo Água, Senhor das Manhãs de Maio, Destinos e muitas outras composições. Já o palco Entrevero, no Mercado Público Municipal Osvaldo Uncini, recebe também a partir das 20h a apresentação de Leander Sá. No Palco Raízes, por sua vez, as apresentações do dia ficaram por conta das danças tradicionais gaúchas do CTG Tauras da Serra.
Primeira noite de show nacional gratuito
Abrindo a maratona de cinco dias com atrações nacionais no palco Leão Baio, montado no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, a dupla sertaneja Guilherme & Benuto inicia com grande estilo a sequência de shows nacionais gratuitos na Festa do Pinhão. A dupla é conhecida no cenário musical sertanejo por compor sucessos que foram interpretados por grandes artistas como "Pergunta boba" – Jorge & Mateus; "Mel e limão" e "Arco íris preto e branco" –Jads & Jadson; "Musa da praia" – Lucas Lucco, entre muitas outras.
Subindo pela primeira vez no palco da Festa do Pinhão nesta quarta-feira (18), a partir das 20h, os cantores prometem embalar o público com sucessos que consagraram a dupla, como o single "Três Batidas", que acumula mais de 335 milhões nas plataformas digitais. Além de sucessos como: "Pulei Na Piscina", "Sigilo" e "Mesa Falsa". O DJ Ali_live fará a abertura de todas as atrações nacionais. A abertura dos portões do Estádio está prevista para as 17h.
Todos os caminhos levam para a Festa do Pinhão
Neste feriadão de Corpus Christi não vão faltar opções de diversão, lazer e entretenimento na programação da 35ª Festa Nacional do Pinhão. Confira as principais atrações desta quinta-feira (19):
Palco do Recanto:
10h – Gaitaço Campeiro
11h30 – Pedro Valderas e Grupo Chimango
14h – O Rei dos Buenachos
15h – Trinnca
16h30 –Tranças e Cordas
18h – Éder Goulart
20h –Os Fagundes
Palco Leão Baio (Estádio):
20h – Fernando & Sorocaba
Palco Entrevero (Mercado Público):
12h – Cézinha
16h30min – Natascha Panda - Tarde Infantil
20h – Vinicius Teodoro
Texto: Silviane Brum
Fotos: Silviane Brum/ Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!