Em 2025, o tema da Conferência será “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”
A Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), realizará, em 25 e 26 de junho (quarta e quinta-feira), a 7ª Conferência Municipal das Cidades em 2025 com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, no Auditório do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira - Orion Parque Tecnológico. Como objetivo central de promover o diálogo entre gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal e os diversos segmentos da sociedade, com foco na construção e fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
A Conferência busca incentivar a participação social na formulação e avaliação de políticas públicas urbanas, estimular o debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, mobilizar a sociedade na criação de metas, agendas e planos de ação concretos, e fortificar as conferências como instrumentos legítimos de gestão democrática nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
Quem pode se inscrever e quem pode participar?
O evento é totalmente gratuito e a inscrição pode ser feita em Conferência Nacional das Cidades. Necessário informar o vínculo com um dos seis segmentos representativos da sociedade: Poder Público (Executivo e Legislativo), Movimentos populares, Entidades empresariais, Trabalhadores por meio de suas entidades sindicais, Entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e Organizações Não Governamentais (ONGs).
Quem serão os palestrantes?
Josep Piqué (Palestra internacional em parceria com o Orion Parque) "Knoledge Cities on Smart Cities" O caso de 22@Barcelona. Doutor em Ecossistemas de Inovação, vem da Espanha para compartilhar sua bagagem no desenvolvimento de territórios. Ex-CEO do Distrito de Inovação 22@Barcelona, Diretor de Setores Estraatégicos da Agência De Desenvolvimento Local, Presidente da Rede de Parques Ciêntificos e Tecnológicos da Catalunha e Vice Presidente da Associação de Parques Científicos e Tecnológicos da Espanha. Também presidiu e integra o Conselho da Associação Internacional de Parques Científicos e Áreas de Inovação.
Ricardo Fonseca Nerbass, Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com especialização em Infraestrutura de Transporte e Rodovias. Possui ampla experiência na área de transportes, atuou como Coordenador da Autopista Planalto Sul S.A, e consultor na área de Gestão de Transporte Coletivo, atualmente é professor e coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e Diretor de Mobilidade Urbana na Seplam.
Rafael Guedes Spindler. Engenheiro Civil, MBA Gestão Empresarial e Pós Graduado em Engenharia de Saneamento, Engenheiro de Operações e Manutenções do Sistema de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário de Lages.
Paulo Roberto Forbici dos Santos, Bacharel em direito pela Uniplac - Lages, advogado, especialista em Direito Processual Civil, Direito Constitucional Aplicado e Direito Público. Conselheiro da OAB Lages de 2013 a 2018. Voluntário do Observatório Social de Lages desde 2016. Ex-presidente da instituição nas gestões 2019-2021 e 2021-2023. Atualmente, exerce as funções de diretor administrativo do conselho de administração do OSB-Lages.
Kareenn Diener, Doutoranda em Ambiente e Saúde; Mestre em Educação pela Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC, Pós-Graduação em Teoria e Restauro; Pós-graduação em Arte Educação, pela FURB, Graduação em Arquitetura e Urbanismo - UNIPLAC. Docente no Programa da Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) nos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Design de Interiores, ministrando as disciplinas de Projeto, Conforto Térmoacústico e Conforto Ambiental. Ênfase em Sustentabilidade e Eficiência Energética na Arquitetura.
Santiago Uribe, Diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, Fundação Rockfeller – Prefeitura de Medellín, além de atuar como Pesquisador e Gestor de Políticas Sociais com 20 anos de experiência em criação, direção e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento socioeconômico, visando estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano e rural, prevenção da violência e resolução de conflitos.
Ter Lages como uma cidade mais moderna e dotada de melhor mobilidade urbana. “A Conferência é um espaço fundamental para debater, mobilizar, criar metas e planos de ação concretos que promovam o desenvolvimento urbano inclusivo e democrático. É muito importante a formulação e avaliação de políticas públicas urbanas que atendam às necessidades, principalmente do lageano”, observa a prefeita Carmen Zanotto.
O secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous, enfatiza a importância deste evento para o município de Lages. “A construção de uma política de desenvolvimento urbano é um passo essencial para garantir que a nossa cidade tenha um processo participativo e colaborativo, envolvendo todos os setores da sociedade, e possamos construir uma Lages que atenda às demandas da população”.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Divulgação / Seplam
Arte: João Francisco Custódio Maciel
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!