O debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, mobilizar a sociedade na criação de metas, agendas e planos de ação concretos foram os pilares da conferência
Ocorreu nos dias 25 e 26 de junho a 7ª Conferência Municipal das Cidades em 2025 com o tema “Construindo a Política Nacional de Desenvolvimento Urbano: Caminhos para cidades inclusivas, democráticas, sustentáveis e com justiça social”, no Auditório do Centro de Inovação Luiz Henrique da Silveira - Orion Parque Tecnológico e integra a Orion Week 2025 e é co-construída com o Pacto pela Aceleração Territorial. O evento contou com 132 inscritos e 97 participantes.
O Orion Week contou ainda com a coorganização da Fapesc - Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina, da Secretaria de Estado, Ciência e Tecnologia e Inovação de Santa Catarina e da Prefeitura de Lages, por meio das Secretarias de Turismo, de Planejamento Urbano e de Indústria, Comércio e Inovação de Lages.
O objetivo central da conferência era promover o diálogo entre gestores públicos das esferas municipal, estadual e federal e os diversos segmentos da sociedade, com foco na construção e fortalecimento da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU).
No segundo dia de conferência tivemos diversas palestras e debates, no Eixo 1 com o tema: Articulação Entre os Principais Setores Urbanos e com Planejamento das Políticas Públicas, tivemos como palestrantes os Engenheiros Civis Ricardo Fonseca Nerbass e também Rafael Guedes Spindler. A Palestra do Eixo 2 teve o tema Gestão Estratégica e Financiamento com o advogado Paulo Roberto Forbici dos Santos. Na Palestra do Eixo 3 o assunto foi: Grandes Temas Transversais com Kareenn Diener, Doutoranda em Ambiente e Saúde.
Antes da palestra de encerramento foi anunciado também os oito delegados da conferência municipal para participações em conferências estaduais e nacionais.
Fazendo o encerramento da conferência com Santiago Uribe, Diretor do Escritório de Resiliência de Medellín, Fundação Rockfeller – Prefeitura de Medellín, além de atuar como Pesquisador e Gestor de Políticas Sociais com 20 anos de experiência em criação, direção e avaliação de programas e projetos de desenvolvimento socioeconômico, visando estratégias de resiliência, desenvolvimento urbano e rural, prevenção da violência e resolução de conflitos.
A Conferência buscou incentivar a participação social na formulação e avaliação de políticas públicas urbanas, estimulou o debate sobre os desafios enfrentados pelas cidades brasileiras, mobilizar a sociedade na criação de metas, agendas e planos de ação concretos, e fortificar as conferências como instrumentos legítimos de gestão democrática nos âmbitos municipal, estadual e nacional.
A prefeita Carmen Zanotto reforça o compromisso com uma cidade mais moderna e com melhor mobilidade urbana e destaca a importância do evento em Lages. “A conferência fez seu papel com muito sucesso, um espaço que despertou o debate, mobilizou pessoas de diversos setores, criou metas e planos de ação concretos que promovam o desenvolvimento urbano inclusivo e democrático. É muito importante a formulação e avaliação de políticas públicas urbanas que atendam às necessidades principalmente do lageano”, comenta a prefeita.
O secretário do Planejamento Urbano (Seplam), Malek Ráu Dabbous, enfatiza a importância deste evento para o município de Lages. “Nós precisamos ser inovadores, no pensar a nossa Lages, buscar alternativas de forma conjunta, por isso a Conferência foi fundamental, colocamos vários setores, autoridades e cidadãos pensando nos eixos temáticos e agora é buscar soluções para a nossa população que também exige uma cidade mais moderna e eficaz”.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Samuel Gonçalves / Jéssica Corso
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!