Secretaria de Obras e Infraestrutura conclui mais uma obra de recuperação asfáltica com equipes próprias
23/06/2025 17:36:00
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 23/06/2025 17:36:00
Secretaria de Obras e Infraestrutura conclui mais uma obra de recuperação asfáltica com equipes próprias
Foram beneficiadas as ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon, ambas no bairro Conta Dinheiro. Vias recebem fluxo intenso e estavam em más condições. Próximo destino é a avenida Belisário Ramos, no trecho entre a Rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas
A Prefeitura de Lages finalizou a reperfilagem asfáltica de mais duas importantes vias da cidade. O projeto foi coordenado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, que executou os serviços com equipes e equipamentos próprios do Município.
O trabalho concentrou-se nas Ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon, ambas no bairro Conta Dinheiro, nas proximidades do 1º Batalhão Ferroviário. A região registra um fluxo intenso de veículos, incluindo ônibus, caminhões e cargas pesadas, e as pistas estavam em situação precária.
A reperfilagem, ou seja, a aplicação de uma nova camada asfáltica para corrigir deformações e nivelar a via, foi a alternativa escolhida após levantamento da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Há casos em que a operação tapa-buraco consegue recuperar as condições de trafegabilidade e a segurança da via e, num primeiro momento, foi o que fizemos. Mas em situações como esta os buracos são constantes e as deformidades são uma condição generalizada, que precisa ser corrigida como um todo”, explica o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
O fornecimento de massa asfáltica também possui um diferencial: vem sendo produzida em parceria com a usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama). A estrutura atende a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), a um custo de cerca de 30% menor do valor praticado no mercado, e a maior parte deste consumo de material tem como destino as obras de infraestrutura executadas em Lages. “Fácil acesso à matéria-prima certamente nos auxilia a alcançar a agilidade desejada. Nosso próximo destino é a avenida Belisário Ramos, onde o planejamento prevê um recapeamento total do trecho entre a Rua Frei Gabriel e a avenida Presidente Vargas”, antecipa.
Diferente da reperfilagem, o recapeamento passa pela chamada fresagem, que é a raspagem, com maquinário próprio, dos pontos em que há maior desgaste e de onde se retira a espessura indicada do asfalto existente na pista, para que então a nova massa asfáltica seja aplicada em nova base.
Equipes próprias: diversas obras em seis meses
O endereço mais recente onde as equipes e equipamentos próprios do Município estiveram foi a Avenida Dom Pedro II, entre a rotatória de acesso ao bairro Triângulo, passando pelo Colégio Industrial de Lages, até chegar à Avenida Carahá, no cruzamento com a Delegacia Regional de Polícia Civil e da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) de Lages.
A recuperação asfáltica realizada pela Prefeitura de Lages garante eficiência nos prazos e na qualidade dos projetos. Em apenas seis meses, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já passou por trechos da rua Bruno Luersen (bairro Penha), pela avenida Luiz de Camões, no bairro Conta Dinheiro, por uma das áreas industriais da cidade, abrangendo as ruas Soli Reis e Braulio Francisco Honório (no Boqueirão) e pelo Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera e as ruas adjacentes: Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!