Primeiro encontro do projeto de extensão “Fortalecimento da Gestão e da Ética Profissional no Sistema Único de Assistência Social”
24/06/2025 14:30:09
Fotos: Samuel Gonçalves
Assistência Social 24/06/2025 14:30:09
Primeiro encontro do projeto de extensão “Fortalecimento da Gestão e da Ética Profissional no Sistema Único de Assistência Social”
Ofertar uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências e procurar tornar mais forte a gestão de pessoas no setor público, colaborando à melhoria dos serviços e para a segurança de direitos às famílias e indivíduos atendidos pelo Suas
Em parceria com a Secretaria da Assistência Social de Lages, o Programa de Pós-graduação em Ambiente e Saúde (PPGAS), da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), promoveu o primeiro encontro do projeto de extensão destinado ao fortalecimento da gestão e da ética profissional no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e da Proteção Social Básica [Profa. Dra. Andreia Biolchi Mayer e Profa. Dra. Mareli Graupe - Mestranda Jaiane Freitas Branco]. Enfoque no aprimoramento das práticas profissionais e formação de gestores mais conscientes e éticos, com holofote à promoção de uma assistência social de qualidade. Proporcionar uma oportunidade de aprendizado e troca de experiências e procurar tornar mais forte a gestão de pessoas no setor público, contribuindo para a melhoria dos serviços e à garantia de direitos às famílias e indivíduos atendidos pelo Suas. O evento foi realizado na Uniplac.
O encontro abordou conceitos fundamentais para o exercício de uma gestão eficiente, humanizada e ética, especialmente dirigida a profissionais que atuam na área social e na administração pública. Foram discutidos aspectos relacionados à liderança, à importância do cuidado com a equipe e às estratégias para alcançar resultados que realmente beneficiem a população atendida.
As coordenações destes serviços enfrentam desafios complexos na condução das equipes, na leitura dos territórios e na gestão de conflitos, exigindo capacitação contínua e alinhada às demandas emergentes. Diante disto, este projeto de extensão justifica-se pela necessidade de apoiar tecnicamente as coordenações, promovendo espaços de formação e reflexão sobre a gestão de pessoas no setor público e a apropriação crítica da legislação social e dos indicadores de pobreza, bem como sobre o enfrentamento ao assédio moral e sexual no trabalho, temas ainda sensíveis e pouco debatidos em muitos espaços institucionais. Ao investir na qualificação destes profissionais, o projeto contribui para o aprimoramento dos serviços ofertados à população em situação de vulnerabilidade social, fortalecendo a política pública de assistência social em nível local.
Público-alvo participante do encontro
Coordenações e equipes técnicas vinculadas à Diretoria de Proteção Social Básica, especialmente profissionais que atuam na gestão dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras’s), Centro de Convivência do Idoso (CCI) Dom João Oneres Marchiori e Central de Cadastro Único (CadÚnico). Entre os quais, coordenadores, assistentes sociais, psicólogos, educadores físicos e outros profissionais que exercem funções de liderança, supervisão ou apoio técnico na estrutura da Proteção Social Básica. Além disto, há parceria do Núcleo Municipal de Educação Permanente (Numep).
Principais eixos abordados
Refletir sobre a utilização e interpretação de legislações e dados sociais como ferramentas para o planejamento e tomada de decisões;
Sensibilizar e orientar os profissionais sobre prevenção, identificação e enfrentamento do assédio moral e sexual no ambiente de trabalho, e
Fomentar o desenvolvimento de práticas éticas, colaborativas e resolutivas na gestão da Proteção Social Básica
Observação visionária à qualidade dos serviços à comunidade. “Este encontro marca o início de uma série de atividades que visam promover a qualificação contínua dos profissionais atuantes na assistência social, reafirmando o compromisso de construir uma rede de proteção mais eficiente, ética e humanizada”, observa a secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória.
Texto e fotos: Samuel Gonçalves
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!