52 animais são castrados no mutirão do Centro de Bem-estar Animal
01/07/2025 16:27:16
Fotos: Nilton Wolff
Prefeitura 01/07/2025 16:27:16
52 animais são castrados no mutirão do Centro de Bem-estar Animal
Agora, a ideia é levar o castramóvel aos bairros para aumentar a cobertura de castrações dos animais de estimação na cidade. A previsão é que aconteça mais um mutirão no decorrer do mês de julho
Em uma grande ação ocorrida na última sexta-feira (27 de junho), a equipe do Centro de Bem-estar Animal do Município, vinculado à Secretaria de Gabinete da Prefeita e Relações Institucionais, colocou o castramóvel nas ruas novamente e viabilizou a castração de 52 animais de estimação.
O mutirão de castração aconteceu nas imediações do antigo Pronto-Atendimento (PA) Tito Bianchini e, durante todo o dia, a equipe de cinco profissionais, sendo quatro médicos veterinários e um auxiliar fizeram os procedimentos. Dentre o total de animais atendidos foram castrados 44 gatos, oito cães sem raça definida (SRD) e um cão da raça pitbull, todos machos.
Todo o processo, desde o cadastro até a realização do procedimento foi totalmente gratuito e a equipe do Centro de Bem-estar Animal comemora a adesão dos cidadãos. “Nossa meta era castrar até 40 animais e ao fim do dia tivemos um número bem maior, com poucos faltantes. Isso mostra que a população atendeu ao nosso chamado e, acima de tudo, entende a importância de castrar seu animal de estimação”, relata o veterinário do Centro, Rafael Gonçalves Pereira.
Durante os procedimentos a equipe repassava as recomendações necessárias aos tutores sobre os cuidados pós-operatórios, como o uso de colar elisabetano – nome dado ao acessório de formato cônico utilizado para impedir que cães e gatos mexam em ferimentos, curativos ou pontos cirúrgicos, promovendo a cicatrização adequada – e o uso da roupa cirúrgica. Além disso os tutores foram orientados a dar a medicação prescrita, manter o animal em local seguro e aquecido e alimentá-lo somente quando ele voltasse totalmente da sedação.
Além dos mutirões, as castrações ocorrem diariamente no Centro de Bem-estar Animal para os animais recolhidos. Em breve haverá um cronograma mensal para castrações no castramóvel visando os bairros mais carentes e distantes. “Nossa intenção é abranger o maior número de animais com as castrações recorrentes. Castrar o animal de estimação é um ato de amor e ajuda no controle populacional de animais de rua, além do controle de fatores como futuras doenças hormonais”, explica Rafael.
Segundo dados do Centro de Bem-estar Animal de Lages, neste primeiro semestre de 2025, mais de mil animais já foram castrados entre cães e gatos. Para conhecer mais sobre o trabalho da equipe e, quem sabe, adotar um animal que espera por um lar, basta ir até o Centro de Bem-Estar Animal, situado à rua Aníbal Afonso de Athayde, nº: 1.300, bairro Tributo e com funcionamento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalos. Contatos: (49) 3251-7975 e Instagram @cobea_lages.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!