Assistência Social de Lages recebe Selo da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos
02/07/2025 12:23:03
Artes: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome/Divulgação
Assistência Social 02/07/2025 12:23:03
Assistência Social de Lages recebe Selo da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos
Selo foi criado para ser um símbolo visível da importante atuação no combate à fome e ao desperdício de alimentos no Brasil, e da conexão com uma rede nacional de compartilhamento dos mesmos ideais e objetivos
A Secretaria da Assistência Social de Lages, por intermédio da Diretoria de Segurança Alimentar e Nutricional, recebeu um Selo pelo Banco de Alimentos do município. Com esta certificação se torna membro ativo da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA). A Rede foi criada com a missão de integrar e fortalecer os Bancos de Alimentos no país, por meio da articulação com diferentes órgãos e entidades atuantes no campo da segurança alimentar e nutricional.
Os Bancos de Alimentos são estruturas físicas ou logísticas, públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que oferecem serviços gratuitos de captação, recepção e distribuição de alimentos provenientes de doações dos setores públicos ou privados. Têm ênfase na gestão sustentável dos alimentos e atuação prioritária no combate às perdas e ao desperdício e no direcionamento de doações às famílias em insegurança alimentar.
Segundo o Decreto Nacional nº: 12.512, de 12 de junho de 2025, os Bancos de Alimentos passam a ter um papel ainda mais estratégico. Serão incentivados a promover ações de reaproveitamento de alimentos, distribuição justa para quem precisa e fortalecimento de práticas sustentáveis. A ideia é que estes espaços se tornem pontes entre o excedente e a necessidade - garantindo que o que sobra em alguns setores chegue a quem tem fome.
Números em Lages sobre o Banco de Alimentos
No primeiro semestre de 2025, mais de 148 toneladas de alimentos passaram pelo Banco de Alimentos de Lages, pontuando o compromisso com a segurança alimentar e nutricional.
Números a nível de Brasil sobre o Banco de Alimentos
Em 2024, mais de 72,9 mil toneladas de alimentos passaram pelos Bancos da rede em todo o país. Com a criação da Rede Brasileira de Bancos de Alimentos (RBBA), o Governo Federal espera elevar ainda mais a capacidade de atuação destes equipamentos.
Reconhecimento de um trabalho assertivo. "A conquista do Selo da Rede Brasileira de Banco de Alimentos reforça o compromisso de Lages no combate à fome e ao desperdício, mostrando que agir com solidariedade e responsabilidade é um comprometimento de todos na construção de um município mais justo e acolhedor”, defende a secretária da Assistência Social de Lages, Inês das Graças Salmória.
A iniciativa pode representar uma importante ferramenta na luta contra a fome, ao mesmo tempo em que combate o desperdício e fortalece práticas mais conscientes e sustentáveis.
Texto: Samuel Gonçalves
Artes: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!