Recuperação viária: três mil toneladas de massa asfáltica já foram aplicadas para corrigir buracos na cidade
08/07/2025 17:01:37
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 08/07/2025 17:01:37
Recuperação viária: três mil toneladas de massa asfáltica já foram aplicadas para corrigir buracos na cidade
Serviço tem rápida capacidade de resposta frente a condições climáticas adversas, após chuvas que danificam a camada asfáltica. Além da agilidade para transitar por diversos bairros do perímetro urbano
Em apenas seis meses, a Prefeitura de Lages já empregou três mil toneladas de massa asfáltica para recuperar o pavimento e corrigir a imensa quantidade de buracos em diversos endereços reclamados pela comunidade.
A chamada operação tapa-buraco foi instituída pela Secretaria de Obras e Infraestrutura, no início do ano, com o objetivo de atender focos previamente mapeados em um planejamento que continua dentro do cronograma estabelecido. Além disso, é a partir de registros da própria população que as equipes se movimentam por diversos bairros diariamente.
Neste primeiro semestre, a Prefeitura de Lages executou manutenção nas principais ruas e avenidas, assim como nos acessos de entrada e saída da cidade. Receberam melhorias as avenidas Benjamin Constant, Castelo Branco, Das Torres, Dom Pedro II, Duque de Caxias, Juscelino Kubitschek, Papa João XXIII, Primeiro de Maio, Santa Catarina e Sete de Setembro.
A localidade de Santa Terezinha do Salto, que aguardava a chegada das máquinas, também ganhou reforços, assim como o Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera, no bairro Universitário, que teve seu asfalto completamente revitalizado, além de outras três ruas adjacentes: Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior.
Resposta imediata
A avenida Belisário Ramos (Carahá), que recebeu a operação tapa-buraco por três vezes, é um exemplo da rápida capacidade de resposta deste tipo de atuação frente a intempéries, por exemplo. Importante via de deslocamento, a avenida perpassa por 15 bairros da cidade e é onde a Secretaria de Obras e Infraestrutura vem executando reparos constantes. O último deles, realizado no final de junho, após fortes chuvas terem atingido a região da Serra Catarinense.
Embora tenha sido planejada para atender urgências, a operação tapa-buraco deve ser permanente nesta gestão, mesmo após a conclusão do cronograma. “Não somente após condições climáticas adversas, em geral estes reparos atendem prontamente as necessidades de trafegabilidade. Evidente que em alguns casos será preciso intervir com serviços maiores, como recapeamento e revitalização, mas esse trabalho emergencial é fundamental para manter a malha viária municipal em boas condições”, argumenta o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Ação nos bairros
Em paralelo aos locais mapeados, as equipes vêm percorrendo diversos bairros de Lages. Atualmente, as máquinas estão realizando reparos nas avenidas Corina Caon, na Ponte Grande e 31 de Março, no Guarujá; também nas vias marginais da BR-116, na Área Industrial; na rua Nelson Carneiro Borges, no bairro Santo Antônio e em diversas ruas do bairro Jardim Cepar.
Nos últimos 15 dias, foram atendidas ruas nos bairros: Bela Vista, Bom Jesus, Brusque, Centro, Coral, Maria Luiza, Morro do Posto, Penha, Petrópolis, Promorar, São Francisco, Triângulo, Várzea, Vila Mariza e Vila Nova.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!