Infraestrutura urbana sustentável é uma das prioridades nesta gestão. Prefeitura intensificou serviços, com manutenção permanente. Mas apoio da população é fundamental para manter ruas limpas e qualidade de vida nos bairros
Solucionar problemas de drenagem é uma das tarefas diárias no cronograma da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura. As intervenções podem ser as mais diversas. Desde desobstrução, conserto ou construção de bueiros. Até limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias. Passando por ligação e conferência de redes. E ainda atendimento de vazamentos e emergências semelhantes, entre outros. Só nestes seis primeiros meses de 2025, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já finalizou 900 serviços, tanto em estruturas atuais, bem como na substituição e lançamento de novas redes.
O objetivo é sempre garantir que a passagem da água esteja livre para o seu devido curso natural, no caso de contenção de encostas em córregos ou rios. Assim como para que o escoamento das chuvas em ruas do município ocorra de maneira regular. “Com nossa presença constante nas comunidades, é possível evitar alagamentos, por exemplo. Mas a participação conjunta é fundamental. Pela saúde e qualidade de vida da nossa população é que todos nós temos papel importante ao evitar poluição, buscar o descarte correto de resíduos, manter os espaços limpos e organizados, não efetuar ligações irregulares nas redes”, estimula a prefeita Carmen Zanotto.
Com as atividades intensificadas, as equipes se deslocam por todo o perímetro urbano, respondendo aos chamados da comunidade. E também acompanham a força-tarefa de revestimento primário (patrolamento, cascalhamento e compactação de material) que já percorreu 41 bairros de Lages. Com o intuito de atender todos os 72, uma operação geral está revisando e recuperando a condição das ruas não pavimentadas da cidade, o que inclui checar também as redes de drenagem.
O trabalho é feito de forma simultânea, justamente para que a Prefeitura possa colocar as manutenções em dia e resolver as demandas da população com agilidade. Prova disto é que apenas nos últimos oito dias, o serviço passou pelos bairros Caravágio, Centro, Coral, Ferrovia, Gethal, Gralha Azul, Guarujá, Habitação, Maria Luiza, Passo Fundo, Penha, Petrópolis, Ponte Grande, Popular, Santa Catarina, Santa Helena, Santa Rita, São Cristóvão, São Sebastião, Vila Maria, Vila Nova e Várzea. “Nossas equipes e maquinários estão a postos, pois esta é uma das nossas linhas de frente. Na maioria das vezes são casos considerados emergenciais. Além disto, a infraestrutura urbana sustentável priorizada na atual gestão requer este tipo de manutenção frequente”, destaca o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Como solicitar
A Central de Atendimento da Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura funciona de segunda a sexta-feira em horário comercial - das 8h às 12h e das 14h às 18h. Os colaboradores recebem as solicitações tanto presencialmente, quanto por telefone ou através do aplicativo de mensagem WhatsApp, pelo qual o contribuinte pode enviar fotos e vídeos. Ambos atendem pelo mesmo número: (49) 3019-7548. Quem preferir, pode se deslocar até a Secretaria de Obras e Infraestrutura pessoalmente para fazer o seu registro. A sede fica localizada na rua Roraima, 74, no bairro São Cristóvão. E há ainda a opção de preencher o formulário pelo aplicativo + Lages, via celular.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!