Praça da Fundação Cultural de Lages passará por revitalização e promete se tornar novo cartão-postal da cidade
10/07/2025 08:51:10
Fotos: Rafael Araldi
Cultura 10/07/2025 08:51:10
Praça da Fundação Cultural de Lages passará por revitalização e promete se tornar novo cartão-postal da cidade
Espaço histórico terá paisagismo renovado, cursos de arte e infraestrutura preservada, destacando a cultura local e atraindo visitantes
A Praça da Fundação Cultural de Lages (FCL) está passando por uma importante revitalização que pretende transformar o local em um ambiente mais bonito, turístico e valorizado no centro da cidade. O espaço abriga o monumento do Trançador de Laços, inaugurado em 26 de fevereiro de 2002, esculpido pelo artista José Cristovão Batista. A obra é uma homenagem aos primeiros artesãos da região serrana que, pela arte do saber, produziam botas, laços, cabrestos, cangalhas e outros objetos que compõem a identidade cultural do tropeiro.
Até então, o local enfrentava problemas causados por vegetação inadequada e solo degradado. Existia na praça uma árvore invasora cujas raízes estavam começando a danificar o monumento. Trata-se de uma espécie que deve ser removida de áreas urbanas por seu crescimento acelerado e produção abundante de frutos que podem provocar alergias e riscos à infraestrutura. Em seu lugar será plantada uma camélia, espécie ornamental mais adequada ao espaço.
Além disso, havia moreias contaminadas com braquiárias e hortênsias prejudicadas pelo solo excessivamente compactado. O ambiente também apresentava a presença de lesmas tóxicas, comprometendo o paisagismo e a saúde do espaço. “Temos um lindo espaço bem no Centro da cidade, com um monumento histórico, rico em cultura e que, infelizmente, ainda é pouco visitado e reconhecido. Com essas medidas e o paisagismo que será feito no local, após toda a limpeza realizada, teremos um novo espaço agradável, que vai embelezar ainda mais a nossa cidade”, afirmou a superintendente da FCL, Carla Zonatto.
O projeto ainda contempla novos usos para a Casa do Artesão, que será transformada em uma Casa de Cursos, oferecendo atividades como fotografia, cerâmica, artesanato, entre outras opções culturais.
Paralelamente, a FCL também está realizando estudos para a reforma e restauração do prédio da Fundação e do Museu Thiago de Castro, buscando valorizar ainda mais o patrimônio histórico e cultural de Lages. A expectativa é de que a praça revitalizada se torne um ponto turístico vibrante, destacando a identidade cultural local e proporcionando um espaço de convivência mais belo e acolhedor para moradores e visitantes.
Texto e fotos: Rafael Araldi
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!