12ª Conferência Municipal de Saúde - “O SUS, saúde de todos!” propõe discussões sobre a qualidade de vida da população e elaboração do novo Plano Municipal de Lages para o quadriênio
10/07/2025 10:27:23
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Saúde 10/07/2025 10:27:23
12ª Conferência Municipal de Saúde - “O SUS, saúde de todos!” propõe discussões sobre a qualidade de vida da população e elaboração do novo Plano Municipal de Lages para o quadriênio
Evento reuniu gestores, profissionais e comunidade para debater e produzir novo Plano de Saúde do município (2026 - 2029), com intenção de construção de um sistema de saúde mais eficiente e acessível para todos
Com o tema “O SUS, saúde de todos! Construindo juntos o Plano Municipal de Saúde de Lages 2026 - 2029”, a 12ª Conferência Municipal de Saúde foi promovida na terça-feira (8 de julho), pela Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria da Saúde, e pelo Conselho Municipal da Saúde (CMS). O evento aconteceu no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac) e contou com a presença de gestores, trabalhadores, prestadores de serviços e técnicos da área da saúde e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Na mesa de abertura, a participação da prefeita Carmen Zanotto; secretária da Saúde de Lages, Susana Zen, e presidente do Conselho Municipal da Saúde, Alex Marcelo Amaral da Silva, entre demais autoridades. Os anfitriões deram as boas-vindas à plateia e destacaram a relevância do diálogo com a população para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
A Conferência é uma instância de participação social convocada pelo Poder Público, com o objetivo de institucionalizar o envolvimento da sociedade nas atividades de planejamento, controle e gestão de uma determinada política ou de um conjunto de políticas públicas. As Conferências de Saúde são realizadas a cada quatro anos em todos os municípios brasileiros. “Por meio destas Conferências identificamos necessidades e apontamos caminhos para fortalecer o Sistema Único de Saúde. Nosso compromisso é imenso, e precisamos começar pela Atenção Básica, que é o contato inicial do cidadão com o sistema de saúde e representa a porta de entrada para todos os outros níveis de Atenção. E assim, sucessivamente, cuidarmos da nossa Média e Alta Complexidade”, analisa a prefeita Carmen.
Houve apresentação e votação das propostas dentro de cada temática, com o público no exercício de seu papel ativo na construção das diretrizes da saúde municipal. As sugestões foram organizadas em áreas temáticas: Direito à saúde, planejamento da hierarquia e regionalização dos serviços para melhor utilização dos recursos e garantia de atendimento adequado; fortalecimento das ações de promoção, prevenção e controle de doenças, e estratégias para aperfeiçoar a regulação, controle e gestão contratual do SUS municipal. Em Lages, a sessão foi encerrada com a realização da plenária final e apresentação das propostas aprovadas.
Durante a Conferência, os participantes apreciaram uma exposição de quadros pintados por alunos da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Esta exposição, além de mostrar o talento artístico dos alunos, permite o compartilhamento de suas criações e demonstração de suas habilidades, e promove sua inclusão social. A iniciativa visa valorizar o potencial criativo dos estudantes e fortalecer a interação com a comunidade.
Texto: Silvana Mateus
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!