Secretaria da Educação participa do 1º Fórum de Partilha do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos
10/07/2025 11:04:03
Fotos: Ian Martins/Secretaria Municipal da Educação
Educação 10/07/2025 11:04:03
Secretaria da Educação participa do 1º Fórum de Partilha do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos
Evento foi realizado no dia 7 de julho e contou com a palestra da Coordenadora Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina e Coordenadora Estadual da EJA, Flavia Althof
Lages sediou, no dia 7 de julho, o 1º Fórum de Partilha, evento que faz parte da formação em serviço dos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Exatas e Tecnologias (CCET) da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), sendo organizado pela articuladora Mercedes Gevaerd e as formadoras regionais da EJA, Simone Feldhaus e Jassiane da Silva.
Além da participação de todos os Secretários de Educação dos municípios da Região Serrana, também estava presente o Coordenador Regional de Educação, Armando Duarte, e o Prefeito de Campo Belo do Sul, Célio Pereira. A palestra da tarde foi realizada pela Coordenadora Regional do Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos em Santa Catarina e Coordenadora Estadual da EJA, Flavia Althof.
O Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação na Educação de Jovens e Adultos é uma política pública, cujos principais objetivos são superar o analfabetismo, elevar a escolaridade e ampliar a oferta de matrículas na EJA nos sistemas públicos de educação com vistas a aprimorar a qualidade do ensino oferecido na EJA, com foco na formação de professores e educadores.
O Fórum de Partilha foi o momento de expor as atividades desenvolvidas nas formações realizadas com os formadores locais de cada município e também com os professores da EJA, além de ser um momento de avaliação dos índices de analfabetismo da população com 15 anos ou mais da região serrana.
Segundo boletim técnico com os dados da Região Serrana sobre índices de escolarização, apresentado no evento, a região possui uma população acima de 15 anos que ainda não foi alfabetizada.
Para o Secretário Municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, que representou a Prefeita Carmen Zanotto no evento, somente o investimento contínuo e permanente em políticas educacionais pode alterar este quadro. “O 1º Fórum de Partilha nos faz refletir sobre os índices educacionais da Serra Catarinense. Hoje no Sistema Municipal de Educação temos mais de 250 jovens, adultos e idosos matriculados nos polos da EJA. Esta precisa ser uma política permanente que, independente de governo, não pode ser interrompida. É apenas desta maneira que vamos conseguir alterar este cenário de analfabetismo demonstrado aqui”, relatou o secretário Cristian.
O 1º Fórum de Partilha faz parte da formação em serviço do Programa Pacto Nacional pela Superação do Analfabetismo e Qualificação da Educação de Jovens e Adultos. O programa é uma iniciativa do Ministério da Educação (MEC) em colaboração com estados, municípios e Distrito Federal. Na Serra Catarinense, os municípios de Lages, Bocaina do Sul, Cerro Negro, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Painel e São José do Cerrito participaram das formações nesse primeiro semestre de 2025. A expectativa para o segundo semestre é de que todos os demais municípios também participem dos momentos de formação.
Texto: Glaucir Borges Fotos: Ian Martins/Secretaria Municipal da Educação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!