Asfalto totalmente recuperado por equipes da Prefeitura nos bairros Centro e São Cristóvão
15/07/2025 16:27:12
Fotos: Priscila Dalagnol e Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 15/07/2025 16:27:12
Asfalto totalmente recuperado por equipes da Prefeitura nos bairros Centro e São Cristóvão
Maquinário e equipes operacionais do Município garantem eficiência nos prazos e na qualidade dos projetos. Modelo adotado pela Secretaria de Obras e Infraestrutura já atendeu 11 vias e se consolida como alternativa viável e econômica para obras de engenharia na cidade
A Prefeitura de Lages já finalizou a reperfilagem asfáltica da Rua Mário Grant, no Centro e está encaminhando para fase final o mesmo procedimento na Rua Amazonas, no bairro São Cristóvão. O trabalho vem sendo executado nos últimos dias por equipes e equipamentos próprios do Município, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura.
O secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica que a técnica é utilizada em vias que estão deterioradas apenas superficialmente. “A reperfilagem é uma camada fina de asfalto usinado a quente, para corrigir imperfeições, já que a estrutura de base e sub-base que antecedem o asfalto continua com a qualidade e densidade esperadas”, detalha.
O serviço consiste em limpar as ruas, realizar uma operação prévia de tapa-buracos e, só após essas etapas, dar prosseguimento à reperfilagem: com pintura de ligação (ou seja, a aplicação de um material chamado ligante asfáltico para aderência do pavimento), acomodação da massa asfáltica, uso do rolo compactador e nivelamento das pistas também com trabalho manual das equipes operacionais.
Realizada desta forma, a recuperação do asfalto abrange as vias como um todo e garante a retomada das condições de trafegabilidade e segurança. “Nestes casos, de locais que recebem tráfego local de moradores e veículos de passeio, com movimento razoável, a durabilidade dos reparos pode chegar a dez anos. É uma alternativa duradoura e evita que frequentes operações de tapa-buraco precisem ser refeitas na via”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Equipes próprias: eficiência nos prazos e na qualidade dos projetos
Em apenas seis meses, a Secretaria de Obras e Infraestrutura já executou a recuperação asfáltica em diversos endereços. A matéria-prima, cerca de nove mil toneladas já fornecidas, vem da usina de asfalto do Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), através de convênio que atende a Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures). Com a parceria, o custo do material chega a ser 35% menor do que o valor praticado no mercado.
As equipes já passaram por trechos da rua Bruno Luersen (no bairro Penha), da avenida Luiz de Camões (no Conta Dinheiro), e da avenida Dom Pedro II (na altura do colégio Industrial de Lages). Também pelas ruas Soli Reis e Braulio Francisco Honório (ambas no Boqueirão); pelo Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera e as ruas adjacentes Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior; e pelas ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon, nas proximidades do 1º Batalhão Ferroviário de Lages.
O próximo destino já está mapeado. É a avenida Belisário Ramos, a Carahá, onde o planejamento prevê um recapeamento total dos trechos mais deteriorados.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Priscila Dalagnol e Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!