Mais de 100 participantes da região com o objetivo de aprimorar a atuação dos profissionais com a política pública de Assistência Social
O primeiro dia de Capacitação para Gestores do Sistema Único de Assistência Social (Suas) com a intenção de fortalecimento da gestão da Assistência Social na Serra Catarinense foi promovido nesta quarta-feira (16 de julho). A Secretaria Municipal da Assistência Social, por intermédio do Núcleo Municipal de Educação Permanente (Numep/Suas), em parceria com o Centro Universitário Facvest (Unifacvest), Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e o Consórcio Intermunicipal Serra Catarinense (Cisama), reuniu mais de 100 participantes da região serrana no evento. No dia 23 de julho será realizado o segundo dia da capacitação.
O conteúdo visa não apenas ampliar os conhecimentos técnicos dos participantes, mas promover reflexões críticas sobre o papel dos gestores frente às exigências políticas, éticas e operacionais do Suas. Entre os destaques estão discussões sobre o conceito de território como espaço dinâmico, político e relacional, além do papel da motivação e do trabalho em equipe para a efetividade da política pública.
O encontro foi conduzido pelo facilitador e especialista, Antonio Sergio Curioni, graduado em Serviço Social e Artes Visuais, com especializações em Políticas Públicas, Educação, Saúde, Direitos Humanos e Psicologia. Curioni proferiu “Gestão Pública contemporânea e os desafios colocados aos gestores da Política de Assistência Social - Gestão Territorial”. Mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e atualmente doutorando em Educação Especial e Inclusiva, o facilitador explanou uma abordagem dinâmica e prática, baseada em vivências e estudos de caso.
Durante a capacitação foram abordados temas fundamentais para a atuação na gestão pública contemporânea, como:
A prefeita Carmen Zanotto enaltece as capacitações e as trocas de informações entre profissionais para ofertar um serviço de qualidade permanente. “Discutir temas, como, ética, financiamento, instrumentos de gestão e atuação interdisciplinar é essencial para qualificar a política de Assistência Social e garantir respostas efetivas às demandas da população.”
A secretária da Assistência Social, Inês das Graças Salmória, salienta a importância da capacitação para gestores públicos. “Este encontro é fundamental para alinhar práticas, fortalecer a rede de proteção social e assegurar que os gestores estejam preparados a enfrentar e superar os desafios do Suas.”
A iniciativa reafirma o comprometimento da administração municipal com a formação continuada e qualificada dos profissionais da Assistência Social, contribuindo diretamente para a melhoria dos serviços ofertados à população e à consolidação de uma gestão pública mais eficiente e responsável com os direitos sociais.
Texto: Samuel Gonçalves
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!