Programa Estação do Brincar Primeira Infância proporciona alegria e entretenimento às crianças durante o recesso escolar
17/07/2025 14:18:57
Fotos: Iago Matias
Educação 17/07/2025 14:18:57
Programa Estação do Brincar Primeira Infância proporciona alegria e entretenimento às crianças durante o recesso escolar
Programa atende crianças na faixa etária de zero a cinco anos, que frequentam os Centros de Educação Infantil Municipais (Ceims), durante o período de recesso escolar
O Programa Estação do Brincar Primeira Infância vem proporcionando momentos de alegria e entretenimento às crianças matriculadas nos dois polos do programa. O Estação do Brincar é destinado ao atendimento de bebês e crianças da faixa etária de zero a cinco anos que frequentam os Centros de Educação Infantis Municipais (Ceims), durante o período de recesso escolar. As atividades são realizadas no Ceim Nossa Senhora dos Prazeres, no bairro Santa Catarina, e Ceim Irmã Dulce, no bairro Guarujá.
No polo do Ceim Nossa Senhora dos Prazeres, a tarde de quarta-feira (16 de julho) foi dedicada a contação de histórias. As crianças receberam a visita do Projeto Financinha nas Escolas, do Sicoob. O projeto visa, por meio de atividades e materiais de apoio lúdicos, proporcionar noções de educação financeira às crianças da primeira infância.
O Secretário Municipal da Educação, professor Dr. Cristian de Oliveira, afirma que o trabalho desenvolvido no Programa Estação do Brincar é pautado no respeito à primeira infância e na garantia do brincar. “A equipe da Secretaria da Educação trabalhou arduamente para garantir que nossas crianças fossem muito bem atendidas neste período de recesso escolar, com a plena garantia de seu desenvolvimento e cuidados necessários”, realçou o secretário Cristian.
A coordenadora do Núcleo da Primeira Infância da Secretaria Municipal da Educação, Daniela Sá, destaca a preocupação com o bem-estar das crianças e avalia o andamento do programa nesta primeira semana. “Essa é uma experiência que não ocorria em Lages há muito tempo. Os pais destas crianças não possuem rede de apoio, nem podem tirar férias no período de recesso escolar. Contribuímos com o papel do cuidado e proteção, levando em consideração o suporte emocional e lúdico. Após o primeiro momento necessário de adaptação das crianças, estamos felizes com os resultados. Esperamos que o tempo continue firme, para que elas possam brincar ao ar livre e ter momentos de muita diversão” ressalta Daniela.
Segundo a diretora auxiliar do Programa, Gisele Melo, após o período de adaptação, as crianças aproveitam cada momento. “Cada professor desenvolve o brincar de maneira própria dentro das salas de aula. As crianças também se divertem bastante com os brinquedos disponibilizados pelo Ceim e gostam muito das contações de histórias” relata Gisele. As atividades do Programa Estação do Brincar Primeira Infância prosseguem até o dia 25 de julho, quando encerra o período de recesso escolar.
Texto: Glaucir Borges Fotos: Iago Matias
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!