Fotos: Divulgação “Sou o João Paulo, uma pessoa alegre, o mais bonito de Lages (risos). Sou engraçado, sou uma pessoa boa, de confiança. Não mexo no que não é meu, gosto de ajudar os outros. Sou ativo, dinâmico e bem conhecido aqui em Lages. Gosto de estar com as pessoas, conversar, participar (...)” - João Paulo Ferreira de Liz
Se a gente falar “João Paulo Ferreira de Liz” ninguém sabe quem é. Mas, com certeza você já deve ter visto ele por aí caminhando pelas calçadas das principais ruas e avenidas de Lages. Sempre bem-humorado e pronto para uma partida de futebol, nos ginásios da cidade ou pelos campos “de várzea”. Com sua camisa de time, calção de jogador, tênis e boné, o Mutchioca, apelido carinhosamente dado a ele, é cheio de amigos e “parças” de bola e de corrida.
Com aparência de guri, ele já é bem “criadinho”, pois tem 42 anos. Porém, o condicionamento físico é de garoto; a vontade de brincar, de menino, e o condicionamento físico, espírito, humor, espontaneidade e carisma, bem jovens. Só de atleta são 25 anos, ou seja, desde os seus 17 mantém, cultiva, alimenta este amor pelo esporte, dando um “banho” de bons exemplos de vida saudável para a “gurizada”.
Palmeirense e fã de Usain Bolt, ex-velocista jamaicano multicampeão olímpico e mundial na modalidade que chegou a alcançar 44 quilômetros por hora e seu recorde mundial de 100 metros.
O Orgulho Lageano João Paulo é escorpiano, cuja personalidade os signo constitui-se de intensidade, paixão e mistério, associada à lealdade, determinação e capacidade de transformação.
Fã do cantor Daniel e da música Eu me Amarrei, com o parceiro de dupla, o xará João Paulo, tem como inspiração seu pai, como livro preferido, nada surpresa para uma história interessante como a sua, Capitão América, e o filme norte-americano de artes marciais de 1988, O Grande Dragão Branco, com a fera Jean-Claude Van Damme, como o favorito entre os já vistos nas telas do cinema, na programação das tardes de televisão e nos streamings.
João Paulo nasceu em Lages e atualmente reside no bairro Gralha Azul. Sua mãe é Natália, trabalhou como cuidadora e está aposentada. Seu pai é João, já no plano espiritual. Trabalhava em uma empresa do mercado de material rodante para tratores, escavadeiras, retroescavadeiras, carregadeiras, motoniveladoras e outras máquinas.
Ele tem quatro irmãos - Hamilton (50 anos, usuário da Apae), Vanderlei (37 anos, coletor de latinhas de bebida para reciclagem), Adriana (já frequentou a Apae de Bom Retiro) e Angelita (aposentada). João Paulo não tem filhos e não é casado, e gosta de estar com seus amigos e amigas.
Paratleta de futsal e atletismo [corrida], também utiliza os serviços da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), instituição que serve como uma de suas inspirações pelo talento, dedicação e amor doados pelos professores, presta-lhe apoio, cuidado e estímulo. Hoje em dia ele participa da turma do Serviço de Vivências Laborais (SVL), oficina de triagem e doações de roupas, esportes (atletismo, futsal, tênis de mesa) e atividades de vida diária. De Apae são 30 anos. Portanto, aluno desde a adolescência, com 12.
Figura carimbada dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), João Paulo participou de todas as 17 edições deste que é o maior evento paradesportivo do Estado [em 2025, os Parajasc alcançam sua 18ª edição]. E as conquistas dele nos Parajasc? “Conquistei medalhas: 3° lugar na prova de 1.500m e 3° lugar no futsal”, relembra, orgulhoso.
E para a edição de 2025? “Quero representar Lages com dedicação, dar o meu melhor, chegando no lugar mais alto no pódio.”
João Paulo será um dos brilhantes atletas dos Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), de forma inédita em Lages em toda a história dos seus 258 anos, de 16 a 21 de setembro de 2025, a sua 18ª edição.
Com uma carreira profissional solidificada, João Paulo coleciona outras vitórias de peso. Conquistou medalhas de ouro nas Olimpíadas Regionais das Apaes 2025, nas modalidades de futsal e atletismo (provas de 3.000 e 1.500 metros). Também foi campeão nas Olimpíadas Estaduais das Apaes 2025, novamente no futsal e nas mesmas provas de atletismo. Além disto, já medalhou em vários campeonatos e torneios da região serrana, inclusive em disputas de pênaltis. Todos os anos costuma garantir medalhas representando, com orgulho, Lages e a Apae do município. João Paulo tem deficiência intelectual moderada.
O entusiasmo pelo esporte corre pelas veias e está no DNA da família. Seu irmão Hamilton também é famoso da cidade, é goleiro. Os dois não se largam. Atleta por várias edições dos Parajasc, neste ano não irá participar.
Agora, vamos ouvir o Mutchioca contar um compacto da sua brilhante história de vida e de paixão pelo esporte
“Sou de Lages e estou na Apae desde 1995. Lá aprendo muitas coisas, fiz amigos e foi onde descobri o que mais gosto de fazer: O esporte. Sou muito conhecido na cidade e sempre participo com alegria das atividades. O esporte me deu autoestima, orgulho de mim mesmo e muitas oportunidades. Nas minhas próprias palavras: ‘A professora Luciana me ensinou educação física, me ensinou a correr, jogar futsal. Depois veio o professor Fabrício, que me deu chance no esporte, me ensinou, me ajudou a viajar, abriu as portas ‘pra’ mim’. Depois veio o professor Kausli, que é mais do que professor, é um amigo, um camarada. Eu gosto de fazer esporte. Também gosto muito deles, porque eles são guerreiros e nos incentivam. Quero também agradecer ao seu Jorge, nosso presidente da Apae, que cuida da gente e sempre apoia nosso trabalho.” Uma das pessoas que auxiliam João Paulo em seus propósitos e a sua família é o contador “Zé Mello” [José Carlos Mello], por quem o rapaz nutre respeito e carinho especial.
Preparo para competições em geral, e agora, aos Parajasc
“Faço treinos na Apae e no Estádio (Vidal Ramos Júnior), em torno de três vezes por semana, com os professores Kausli e Sandro.”
Qual é e como é a sua rotina
“Frequento a Apae pela manhã, participo das oficinas e também realizo meus treinos diários, com duração de cerca de 1h30min, em diferentes modalidades de esportes.”
O seu ritual de competição
“Sempre faço uma oração no vestiário e dou o grito de guerra: ‘Apae Lages’.”
Uma agenda lotada de compromissos
“Agenda para 2025: Parajasc - Lages/SC - setembro/2025, e XXIV Edição das Olimpíadas Especiais das Apaes (Nacional) - Brasília DF - de 8 a 13 de dezembro/2025. Em 2026 - Parajasc e competições regionais das Apaes.”
Mutchioca, o “dançador de baile” arrumado e cheiroso
O que gosta nas horas de lazer, relaxamento, entretenimento, diversão, descanso
“Gosto muito de participar dos eventos da Apae de Lages, como as ‘jantas’, as aberturas dos jogos e os bailes, principalmente quando tem música sertaneja ‘pra’ dançar. Gosto de estar sempre arrumado e cheiroso. Também aproveito os passeios e viagens da Apae, gosto de caminhar pela cidade à tarde, juntar latinhas e conversar com os amigos que encontro pelo caminho.”
Do que mais será João Paulo gosta?
“Gosto da cor azul, de usar moletom e do perfume Avanço. Gosto de batata frita, churrasco e do refrigerante Coca-Cola. Um fã meu? O professor Kausli. Meu prêmio preferido são as medalhas conquistadas neste ano.”
Uma crença?
“Acredito em Jesus, assisto Rede Vida.”
Um sonho seu?
“Ir para Brasília.”
Projeto de vida?
“Continuar participando dos campeonatos.”
Uma meta?
“Ganhar mais medalhas e títulos.”
Um desejo?
“Ser feliz e ter minha casa reformada.”
Uma lâmpada mágica e um desejo para Lages agora
“Que a cidade continue valorizando as pessoas com deficiência. Asfaltar as ruas do bairro Gralha Azul.”
Quem é você?
“Sou o João Paulo, uma pessoa alegre, o mais bonito de Lages (risos). Sou engraçado, sou uma pessoa boa, de confiança. Não mexo no que não é meu, gosto de ajudar os outros. Sou ativo, dinâmico e bem conhecido aqui em Lages. Gosto de estar com as pessoas, conversar, participar. E sou muito grato à Apae, que sempre esteve comigo e me apoia em tudo.”
Por que é legal ser um Orgulho Lageano?
“Porque estou sendo reconhecido pelo o que eu sou, pelo o que eu fiz, pelo meu potencial. Mesmo com dificuldade, ‘tão’ me vendo de um jeito bom, com respeito. Não como aquele que andava ‘por tudo’, mas como um atleta, uma pessoa que venceu e que representa Lages com orgulho.”
Vem para os Parajasc em Lages
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância dos Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.
Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades: Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições dos Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!