Segurança e agilidade: Prefeitura instala guarda-corpos em pontes que apresentavam risco a pedestres
28/07/2025 17:01:39
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 28/07/2025 17:01:39
Segurança e agilidade: Prefeitura instala guarda-corpos em pontes que apresentavam risco a pedestres
Estruturas foram revisadas por completo. Serviços de drenagem pluvial, construção de calçadas e contenção de encostas também foram executados de forma direta por equipes próprias do Município
A Secretaria de Obras e Infraestrutura concluiu a reforma de dois locais importantes na cidade, que estavam em condições precárias. Duas pontes, nos bairros Centro e Conta Dinheiro, cujas passarelas registram movimento intenso de pedestres e apresentavam risco à população.
O trabalho foi executado ao longo dos últimos dias, de acordo com as particularidades de cada região. Em um dos casos, no cruzamento entre as avenidas Dom Pedro II e Belisário Ramos, a Carahá, no Centro, era a passagem de pedestres, em sua maioria estudantes, que preocupava. A altura da passarela, relativamente perigosa, carecia de uma proteção e os guarda-corpos, em alguns trechos ausentes, precisaram ser ampliados.
Já na outra situação, no cruzamento entre a avenida Duque de Caxias e a rua Getúlio Vargas, no Conta Dinheiro, a Prefeitura já havia intervindo na contenção das encostas. O local está situado em uma esquina e o risco de erosão nas laterais do rio era iminente. O chamado enrocamento de pedras (quando o material é distribuído unitariamente até formar o devido reforço) foi a técnica utilizada para sanar o problema.
Na própria ponte havia um buraco que ameaçava ceder, atrapalhando a passagem de pedestres, e os acessos eram parte de terra, grama e concreto quebrado. Assim, também foi necessário construir novas calçadas, dentro dos padrões de acessibilidade e, ainda, rever a drenagem pluvial, aproveitando as escavações feitas no terreno.
O secretário Municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica que ambos os projetos estão em fase final. “Resta apenas a pintura de sinalização. É um trabalho completo que as equipes do Município estão aptas a realizar de forma ágil e direta. Essa revisão das estruturas nos permite entregar obras de qualidade e o mais importante, com segurança para o deslocamento da população”, reflete.
O monitoramento de áreas semelhantes continua por diversos bairros do perímetro urbano, onde as equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura seguirão trabalhando para atender as demandas dos contribuintes. Obras de contenção de encostas, por exemplo, já foram concluídas nos bairros Beatriz, Brusque, Maria Luiza, São Sebastião e no próprio entorno do Rio Carahá. Enquanto pontes para veículos e pedestres foram construídas ou renovadas no Caroba, Guarujá, Gralha Azul e São Luiz.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!