Escola de Artes Elionir Camargo Martins inicia nova fase com reunião de professores na Fundação Cultural de Lages
29/07/2025 15:30:28
Fotos: Nilton Wolff
Cultura 29/07/2025 15:30:28
Escola de Artes Elionir Camargo Martins inicia nova fase com reunião de professores na Fundação Cultural de Lages
Encontro realizado nesta segunda-feira (28 de julho) apresentou diretrizes da nova gestão, com foco na valorização docente, revitalização da Escola e ampliação das atividades artísticas
Na noite desta segunda-feira (28 de julho), a Fundação Cultural de Lages (FCL) promoveu uma reunião com os professores da Escola de Artes Elionir Camargo Martins, marcando o início de um novo ciclo institucional. O encontro, realizado na sede da FCL, teve como objetivo apresentar as diretrizes da nova gestão, alinhar o retorno das aulas, previsto para agosto, e reforçar o papel dos educadores como protagonistas nos projetos culturais da cidade.
Com foco na inclusão dos professores nos processos criativos e na tomada de decisões da FCL, a proposta da nova gestão busca ir além das atividades convencionais em sala de aula, promovendo ações integradas com a comunidade. O planejamento contempla a revitalização da Escola, a ampliação da oferta de cursos e oficinas, e a criação de um ambiente coletivo e acessível à população.
Durante o encontro, a superintendente da Fundação Cultural de Lages, Carla Zonatto, destacou o papel estratégico da Escola de Artes na formação cultural do município. “Queremos que a Escola seja mais do que um espaço de aulas. Ela precisa pulsar com a comunidade, com os artistas, com os professores. Nosso objetivo é que os educadores estejam cada vez mais integrados aos projetos da Fundação e sintam que fazem parte de algo maior: Da construção de uma Lages mais criativa e culturalmente viva”, afirma.
A Escola de Artes oferecerá oficinas e cursos regulares nas áreas de Artes Plásticas, Teatro, Música e Dança, abrangendo diferentes idades e níveis de experiência. Na música, as formações incluem canto coral, violino, violão, acordeon, técnica vocal e musicalização infantil. Em dança serão ofertadas aulas de street dance e ballet. Já as oficinas de artes plásticas abordarão pintura em tela e desenho. O núcleo de teatro, por sua vez, contará com profissionais capacitados, mantendo sua função central na formação de artistas, técnicos e agentes culturais.
Além das atividades regulares estão previstas apresentações e devolutivas abertas à comunidade, com efeito de promover maior interação entre escola e sociedade. A revitalização da Escola de Artes está entre os objetivos prioritários, e visa tornar o espaço mais dinâmico, acolhedor e inspirador para a produção artística local.
Inicialmente serão chamados os alunos que realizaram rematrícula no final de 2024. Em seguida, a FCL abrirá o período de inscrições para novas matrículas, com divulgação pelas redes sociais da instituição.
O encontro demonstrou o entusiasmo e o compromisso dos professores com esta nova etapa, reforçando a importância da Escola como um pilar na construção de uma cidade culturalmente mais ativa e participativa.
A Escola leva o nome de Elionir Camargo Martins, uma das mais importantes artistas plásticas da história de Lages. Homenageada pela Lei Municipal nº: 3.233, de 29 de setembro de 2005, Elionir foi uma figura visionária que contribuiu para a criação da Fundação Cultural de Lages, da Colmeia de Artes e da primeira galeria de arte da Serra Catarinense, a Galeria Toulouse. Artista múltipla, morou na Europa para aprofundar seus estudos em artes e deixou um importante legado à cultura lageana, incluindo mais de 280 obras de renomados artistas brasileiros e uma biblioteca com cerca de dois mil volumes.
Texto: Rafael Araldi
Fotos: Nilton Wolff
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!