Fundação Cultural de Lages promove escuta pública para definir aplicação de recursos do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)
29/07/2025 16:54:58
Foto: Rafael Araldi
Cultura 29/07/2025 16:54:58
Fundação Cultural de Lages promove escuta pública para definir aplicação de recursos do 2º ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)
Os recursos do 2ª ciclo da Pnab em Lages serão de mais de R$1 milhão
Na próxima segunda-feira (4 de agosto), às 14h, a Fundação Cultural de Lages (FCL) sediará uma Escuta Pública, com o objetivo de discutir a implementação do 2º Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) no município. O encontro visa promover um espaço de diálogo democrático e participativo, reunindo artistas, produtores culturais, gestores e demais interessados para contribuir com ideias e sugestões sobre a aplicação dos recursos destinados à cultura local.
A Escuta Pública representa uma oportunidade ímpar para a comunidade cultural se fazer ouvir e participar ativamente da construção de políticas culturais.
O que é a Política Nacional Aldir Blanc (Pnab)?
A Pnab foi instituída pela Lei Federal nº 14.903, de 27 de junho de 2024, e regulamentada pelo Decreto nº 12.409, de 13 de março de 2025. Trata-se de uma política pública de fomento à cultura que visa descentralizar recursos do Governo Federal para estados e municípios, promovendo o financiamento de projetos culturais diversos em todo o país.
O valor total a ser investido neste 2º ciclo é de R$ 1.146.728,46, que será repassado ao município pelo Governo Federal, por meio de termo de adesão ao Ministério da Cultura. Os recursos são destinados a apoiar trabalhadores da cultura, coletivos, grupos e instituições culturais, com prioridade para iniciativas locais, descentralizadas e inclusivas. As ações podem contemplar áreas como música, dança, teatro, literatura, audiovisual, artes visuais, patrimônio cultural, entre outras.
Serviço:
O quê: Escuta Pública sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB)
Quando: 4 de agosto de 2025 (segunda-feira), às 14h
Onde: Auditório da Fundação Cultural de Lages – Rua Benjamin Constant, 141 – Centro
Quem pode participar: Artistas, produtores culturais, gestores e demais interessados
Texto e foto: Rafael Araldi
Arte: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!