Com comunidade atendida no bairro Araucária, mais uma passarela de pedestres é entregue pela Prefeitura
30/07/2025 08:17:54
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 30/07/2025 08:17:54
Com comunidade atendida no bairro Araucária, mais uma passarela de pedestres é entregue pela Prefeitura
Até o momento, total chega a sete estruturas para veículos ou pedestres, reconstruídas em cinco bairros de Lages. Infraestrutura viária sustentável tem sido prioridade, além da segurança no deslocamento da população
A Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura acaba de finalizar mais uma estrutura que há tempos gerava reclamações na comunidade do bairro Araucária. Uma passarela para pedestres, que se encontrava em condições precárias de uso, foi totalmente reconstruída nestas segunda e terça-feira (28 e 29 de julho). No comparativo, chama atenção a situação anterior e o cenário após a conclusão.
O trabalho foi executado por equipes próprias dos quadros municipais, o que contribuiu para a agilidade na entrega do projeto. Localizada na rua Rua Alcides Pereira de Andrade, a antiga passagem apresentava danos materiais, com grande parte da madeira já corroída pela ação do tempo e ausência de manutenção.
Além da infraestrutura, a mobilidade também vinha sendo prejudicada na região, visto que nem todos os moradores e moradoras se arriscavam a utilizar a passarela improvisada. O pedido da comunidade foi priorizado pela prefeita Carmen Zanotto, que orientou uma solução imediata. “Nosso olhar está atento a este tipo de demanda. São situações essenciais para o deslocamento das pessoas em seu dia a dia. Já fizemos muito nestes primeiros sete meses de gestão, mas continuaremos o monitoramento de nossos bairros para reformar ou construir novos acessos. Lages voltará a ser a cidade que tanto zelamos e onde nos orgulhamos de morar”, garante.
O trabalho de reconstrução é realizado por equipes técnicas operacionais especializadas, neste caso, em pontes de madeira. “Observamos critérios técnicos. Na maioria das vezes, não é possível reaproveitar material. Para obter novas pontes ou passarelas regularizadas e devidamente seguras, é necessário derrubar por completo as estruturas existentes e refazer o trabalho do zero. Nossos servidores atuam com rapidez e conhecimento. E como resultado temos mais um trabalho de excelência”, detalha o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Sejam pontes para passagem de veículos ou passarelas para acesso de pedestres, as construções acontecem em paralelo à força-tarefa que está solucionando problemas antigos nas vias não pavimentadas do perímetro urbano, como por exemplo, serviços de patrolamento, cascalhamento, compressão de material e revisão de drenagem pluvial. Por isso, melhorias nos acessos laterais, nas vias no entorno das estruturas e outros complementos também são realizadas.
Neste caso, no bairro Araucária, foram instaladas duas vigas de sustentação, madeiras complementares ao longo dos 11 metros de extensão, além de guarda-corpos e corrimãos, até então inexistentes, para ampliar a segurança no local. Até o momento, outras sete pontes que estavam em péssimo estado já passaram por reforma total. São as seguintes: nas ruas do Caqui, do Butiá e Pedro Manffioletti, as três no bairro Caroba. E ainda nas ruas Alfeu Rodolfo da Silva (Gralha Azul), Crispim Mira (Guarujá), Glicério Pereira (São Luiz) e Porto Alegre (Ipiranga).
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!