Mais infraestrutura: Prefeitura conclui obras em rua do bairro São Cristóvão
30/07/2025 16:52:44
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação
Obras e Infraestrutura 30/07/2025 16:52:44
Mais infraestrutura: Prefeitura conclui obras em rua do bairro São Cristóvão
Reperfilagem asfáltica foi a alternativa escolhida para conferir maior durabilidade aos reparos. Procedimento de recuperação asfáltica já passou por outras 13 ruas do perímetro urbano
Mais uma recuperação asfáltica foi finalizada pela Prefeitura, nesta terça-feira (29 de julho). Executada por equipes e equipamentos do próprio Município, desta vez, a obra aconteceu na rua Piauí, no bairro São Cristóvão.
Mais ampla do que a operação tapa-buraco, a chamada reperfilagem, permite executar melhorias na pista como um todo, nos trechos onde há maior desgaste do pavimento. As etapas do serviço incluem limpeza geral das vias, revisão total dos buracos, pintura de ligação com a aplicação de um material chamado ligante asfáltico para aderência do pavimento, acomodação de uma camada fina de asfalto usinado a quente, compactação do material e nivelamento das pistas também com trabalho manual das equipes operacionais.
A técnica vem suprindo a demanda de ruas onde as pistas estão deterioradas, mas a estrutura de base e sub-base, que antecedem o asfalto, continua com a qualidade e densidade esperadas. “Dessa forma vem sendo possível corrigir imperfeições e devolver as condições de trafegabilidade em diversas ruas do perímetro urbano”, exemplifica o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Na rua Piauí foi atendida a extensão equivalente a uma quadra, em um trecho que carecia de manutenção. Mas a reperfilagem também foi a alternativa encontrada para recuperar outros locais. Recentemente as equipes passaram pela rua Mário Grant, no Centro, e pela rua Amazonas, também no bairro São Cristóvão.
Anteriormente, o procedimento foi realizado em trechos da rua Bruno Luersen (Penha), da avenida Luiz de Camões (Conta Dinheiro), e da avenida Dom Pedro II (na altura do colégio Industrial de Lages). Também pelas ruas Soli Reis e Braulio Francisco Honório (ambas no Boqueirão); pelo Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazera e as ruas adjacentes Jurandir Sell Macedo, Sebastião Ramos Schmidt e Tomaz Tassior; e pelas ruas Coronel Sotero Rocha e Marechal Rondon, nas proximidades do 1º Batalhão Ferroviário de Lages.
“Em ruas com tráfego local, acesso a residências e passagem de moradores e veículos de passeio, este tipo de conserto apresenta boa durabilidade. Além de ser uma medida permanente e não paliativa como as frequentes operações de tapa-buraco”, avalia o secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura / Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!