Trabalho conjunto monitora obras em redes de gás natural na cidade
01/08/2025 15:29:51
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 01/08/2025 15:29:51
Trabalho conjunto monitora obras em redes de gás natural na cidade
Objetivo é acompanhar projetos em andamento na cidade, garantindo menor impacto na infraestrutura do Município e execução atendendo critérios de segurança
A Secretaria de Obras e Infraestrutura segue monitorando as obras em execução pela Companhia de Gás de Santa Catarina, a SCGás, em Lages. O trabalho ocorre de maneira conjunta, com a participação da Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam) e Secretaria Municipal de Águas e Saneamento (Semasa), além da própria concessionária pública estadual. Nesta semana uma nova reunião alinhou detalhes técnicos e ordenou quais são as responsabilidades entre os envolvidos.
O apoio vem sendo fundamental para que o Município possa conduzir as intervenções da melhor forma possível, minimizando impactos na infraestrutura urbana, fiscalizando o cumprimento de protocolos de segurança, garantindo fluidez de trânsito condições de trafegabilidade após finalização das obras.
Atualmente as equipes estão no bairro Área Industrial. Com perspectiva de conclusão no final de agosto, o trecho inicial parte da rua Soli Reis, passando pela avenida Papa João XXIII, seguindo até a rua Heliodoro Muniz, para alcançar a avenida Dr João Pedro Arruda, para acesso final à rodovia Régis Bittencourt, a BR-116.
Ao todo, o projeto é formado por três etapas. A primeira delas visa expandir a rede existente na avenida Luiz de Camões (no Conta Dinheiro), seguindo até a rua Coremax, na Área Industrial. Logo após, será a vez da rede atual na avenida Santa Catarina chegar até à JBS Seara Alimentos, também no bairro Área Industrial. E por fim, a interligação entre os dois trechos, através da rodovia federal BR-116.
O secretário de Obras e Infraestrutura, Cleber Machado Arruda, explica que todos os envolvidos têm atribuições importantes. “Não se trata apenas de conceder as autorizações necessárias para a liberação das atividades. Estamos atentos às redes de drenagem pluvial, redes de esgoto sanitário, condições dos pavimentos, acesso de veículos e pedestres, etc. É um trabalho complexo, onde certamente o Município vem sendo protagonista”, resume.
A expectativa é que, com a expansão da rede de gás canalizado, diversos estabelecimentos industriais, comerciais e residenciais em Lages possam utilizar este tipo de energia e abastecimento. E que a tecnologia possa ser ainda um diferencial para a cidade em termos de competitividade e desenvolvimento sustentável, atraindo novos negócios para a região.
Em um cenário estadual, Santa Catarina ocupa a quinta posição do país em extensão de redes de distribuição. Em Lages, maior cidade da Serra Catarinense, o gás natural já vem sendo utilizado em veículos, residências e empreendimentos. Após a ampliação em curso, a rede total terá 30 quilômetros de extensão na cidade.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!