Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação Seu ídolo e inspiração é Jesus Cristo, sua crença é de que Jesus é o Cristo. Modesto, diz não ter fã. Não repuna uma Tubaína trincando de gelada. Possui 15 recordes brasileiros de Atletismo e 3 marcas de recordes mundiais; 4 vezes melhor técnico da Regional Sul de Atletismo, e o 9° melhor técnico do Camp. Brasileiro Loterias Caixa 24
Ele é unânime, ovacionado e bem quisto por crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos. Ele é o cartão de visitas do paradesporto de atletismo no município de Lages há 20 anos. A pessoas com os mais variados tipos de deficiência, ele apresenta o melhor que pode oferecer em sua missão aqui na Terra: Um recomeço, uma nova chance, um desafio desconhecido e inebriante. O fascínio pelo esporte. Ele é o fã número 1 de seus alunos, é o cara que acredita no potencial de cada um, sem distinção. Ama seus pupilos com o coração, não com os olhos. Enérgico quando necessário, carinhoso e acolhedor sempre.
Legítimo taurino. As pessoas nascidas entre 21 de abril e 20 de maio são consideradas taurinas, conhecidas por sua teimosia, apreciação por conforto e prazeres sensoriais, lealdade e proteção àqueles por eles amados. Pessoas do signo de touro têm uma forte conexão com a natureza. A paciência e persistência de Touro podem levá-los a grandes conquistas.
Luis Augusto Almeida dos Anjos é famoso em Lages e conhecido por Professor Augusto dos Anjos, ou Guto, para os mais íntimos. Paranaense de São João do Ivaí, tem 51 anos, dos quais, boa parte dedicada ao esporte. Atualmente mora no centro de Lages.
É professor de Educação Física, treinador de atletismo e coordenador de Paradesporto da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Lages.
Filho de Ilzabete, aposentada, e de Quirino “Lenhador”, já falecido, Professor Augusto tem quatro irmãos - O mecânico Antônio Jorge; a costureira Maria Aparecida; a merendeira escolar, Aureni, e o conferente de estoque, Paulo. Augusto é casado com Hellen e tem duas filhas, as gêmeas Beatriz e Luisa, de nove anos. As meninas são estudantes e atletas de atletismo.
Prepare-se! A turma do Professor Augusto tá vindo com tudo para os Parajasc. E veja esta ótima notícia: Vai ser em Lages!
Luis Augusto está chegando com um time forte para os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), pela primeira vez na sua e na história de Lages a ser sediado na Princesa da Serra Catarinense. Então, a 18ª edição dos Parajasc, celebrada em 2025, será no município mais populoso da região serrana do Estado e uma das mais importantes economias de Santa Catarina, de 16 a 21 de setembro.
Quem é você, Professor?
“Sou o professor Augusto, Paranaense, amante do esporte, formado em Educação Física, com pós-graduação em Psicomotricidade. Treinador de atletismo nível II CPB [Comitê Paralímpico Brasileiro], casado, pai de duas doces meninas. Estou no paradesporto desde 2005, na primeira edição dos Parajasc [Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina].
Fui convidado por um colega de faculdade, João Carlos de Lis (atleta), para participar do movimento paralímpico em 2005. No primeiro contato já me apaixonei pelo movimento. Trabalhei na Asdef [Associação Serrana de Deficientes Físicos], Adevips [Associação dos Deficientes Visuais do Planalto Serrano] e nas duas Federações (Física e Visuais). Trabalho da base ao rendimento.”
A emblemática carreira e os feitos exponenciais do Professor Augusto
Seleção Catarinense desde 2009
Convocado 2 vezes para a Semana de Treinamento da Seleção Brasileira de Base
Resultados com equipe e atletas -
Campeão: Brasileiro Escolar Geral de Atletismo
Campeão: Brasileiro Adulto de Atletismo
Campeão: Mundial de Atletismo Escolar
3° Lugar: Mundial de Atletismo Escolar
Campeão: Circuito Loterias Caixa de Atletismo
Campeão: Parajasc de Atletismo
Campeão: Aberto de Atletismo do Paraná (Masculino e Feminino)
15 recordes brasileiros de Atletismo (Escolar e Adulto)
3 marcas de recordes mundiais de Atletismo
4 vezes eleito melhor técnico da Regional Sul de Atletismo - CPB [Comitê Paralímpico Brasileiro]
9° melhor técnico do Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo 2024 (CPB)
Prêmio preferido
“Campeão Geral do Atletismo nas Paralimpíadas Escolares Nacional.”
E seus costumes da semana, professor?
“Atualmente estou na FME de Lages como coordenador de Paradesporto e trabalhando duro com a equipe de Lages para a realização dos Parajsc. Sou técnico de Atletismo nas horas vagas.”
7ª melhor equipe do Campeonato Brasileiro de Atletismo - Como surgiu a Associação Esportiva e Paradesportiva (Asespp) de Lages na sua vida?
“Asespp (nome sugerido por minha sogra): Com o objetivo de melhorar as condições de treinamento e buscar novas oportunidades de competições, surge o projeto Associação Esportiva e Paradesportiva de Lages/ASESPP em 2010, atual 7ª melhor equipe do Campeonato Brasileiro de Atletismo. Os fundadores são um grupo de entusiastas do esporte: Augusto dos Anjos e Edna Mendes como autores do projeto, com participação dos professores Francisco Fornari, Sandro Plauda e outros.”
A instituição desenvolve as atividades de atletismo [lançamento de disco e de dardo, arremesso de peso, corrida], natação e vôlei sentado. Hoje em dia a Asespp conta com 30 Associados. Seu endereço de correspondência é rua Governador Jorge Lacerda, Centro, pois a entidade não tem uma sede específica.
A presidente da Asespp é Adriana Lucrecio. Adriana dos Santos Lucrecio irá integrar a delegação de Lages nos 18ºs Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a serem promovidos em Lages pela primeira vez em todas as suas edições. Em 2025 serão realizados no período de 16 a 21 de setembro.
A medalhista atleta da modalidade atletismo - lançamento de disco e lançamento de dardo, Adriana dos Santos Lucrecio, nasceu em Lages e tem 45 anos. Ela será uma das estrelas dos Parajasc 2025 na sua terra natal e confirmará sua experiência na competição, pois já participou de oito edições. Em Parajasc, Adriana já colocou em seu pescoço medalhas de ouro, prata e bronze.
Como está a agenda dos atletas da Asespp?
2ª Etapa Nacional de Atletismo Loterias Caixa, em São Paulo
Universitário Paralímpico, em São Paulo
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo, em São Paulo
Campeonato Brasileiro Loterias Caixa de Atletismo Sub-20/Sub-17
Paralimpíadas Escolares Nacional
Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc)
Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc)
Que lugar os Parajasc ocupam na vida de vocês?
“Os Parajasc são a competição mais importante de Santa Catarina, proporciona aos atletas a oportunidade de uma competição de alto nível no Estado. Lages está rompendo algumas barreiras de anos nos Parajasc. Com o empenho das equipes de coordenação, estamos próximos da melhor edição de todos os tempos. Estamos trabalhando incansavelmente sob a batuta da qual acredito ser a melhor gestão municipal e esportiva dos últimos 25 anos. Uma administração esportiva de execução. Nós estamos diante da maior mudança do esporte lageano, será um legado que transformará gerações.”
O que você espera dos Parajasc em Lages?
“Muitas medalhas e a conclusão de um dedicado trabalho técnico na realização do evento.”
E a respeito dos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), Lages conquistou 11 medalhas de ouro nas 11 provas disputadas com seus cinco atletas adolescentes
Recentemente, em julho deste ano de 2025, nos Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc), Lages conquistou 11 medalhas de ouro nas 11 provas disputadas com seus quatro atletas adolescentes. As competições dos Parajesc aconteceram em Blumenau e em Timbó.
Os lageanos premiados são:
Geórgia Casagrande de Liz (classe F40): Ouro no lançamento de disco (10,29m) e ouro no arremesso de peso (3,96m);
Laura Faraon da Cruz (classe T/F37): Ouro no lançamento de disco (16,72m), ouro no arremesso de peso (6,37m) e ouro nos 60m rasos;
Lucas Lopes Pellin (classe F34): Ouro no arremesso de peso (4,25m), ouro no lançamento de disco (15,49m) e ouro no lançamento de dardo (7,65m), e
Artur Manassés Pavan (classe F57): Ouro no lançamento de disco (5,65m), ouro no arremesso de peso (2,84m) e ouro no lançamento de dardo (4,03m).
Geórgia, Lucas e Artur fazem parte do Programa Bolsa Atleta, da Fundação Municipal de Esportes (FME), que oferece suporte financeiro para o treinamento e participação dos paratletas em competições.
Professor Augusto, diz aí
“Nossos dedicados atletas estão em desenvolvimento com resultados surpreendentes. Sou grato pela oportunidade de trabalhar com eles e ver o desenvolvimento de cada um na modalidade. Estes nossos atletas que representam tão bem Lages irão garantir o futuro do atletismo lageano no cenário brasileiro e mundial. Estou muito feliz e grato pelos resultados.”
Vamos voltar a falar de você?
Qual seu lazer, Professor Augusto?
“Pescar, churrasco, correr, assistir Discovery.”
Time
“Vai Corinthians.”
Ídolo?
“Jesus Cristo.”
Inspiração?
“Jesus Cristo.”
Uma crença?
“Que Jesus é o Cristo.”
Ritual antes da competição
“Oração.”
Livro
“A Sombra do Vento.”
Filme
“O Som do Coração.”
Música
“Por Enquanto.”
Banda
“Legião Urbana.”
Cantor
“Renato Russo.”
Cor
“Azul.”
Roupa
“Bermuda e Camiseta.”
Perfume
“Eternity.”
Prato
“Churrasco.”
Bebida
“Tubaína.”
Um sonho?
“Morar no sítio.”
Projeto?
“Montar um centro de treinamento esportivo.”
Sua meta?
“Uma Medalha paraolímpica.”
Um desejo
“Que os atletas com deficiência sejam tratados com dignidade.”
Um desejo para Lages
“A construção de políticas públicas efetivas voltadas ao esporte.”
Quem é você, Professor?
“Sou uma pessoa exigente, firme, intensa, protetora e amorosa.”
Ser um Orgulho Lageano. Por que é bom?
“Para poder mostrar o trabalho e poder contar um pouco da história do paradesporto lageano.”
Mais dos Parajesc
O Governo de Santa Catarina, por intermédio da Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), realizou os Jogos Abertos Paradesportivos Escolares de Santa Catarina (Parajesc) - edição 2025 - entre 4 e 6 de julho, com cinco modalidades - atletismo, natação, bocha paralímpica, tênis de mesa e parabadminton. As provas de atletismo aconteceram em Timbó; as demais, em Blumenau.
Com engajamento de 48 cidades catarinenses, um total de 440 paratletas e 220 técnicos, staffs e acompanhantes, totalizando 640 pessoas envolvidas nos Parajesc. Há classificação para as Paralimpíadas Escolares Nacionais.
O evento acontece de forma simultânea à etapa estadual dos 41ºs Jogos Escolares de Santa Catarina (Jesc) na categoria 12 a 14 anos, também agendados para o município de Blumenau entre 4 e 14 de julho. São 3.311 atletas estudantes de 680 escolas situadas em 174 municípios, nas disputas individuais de taekwondo, judô, tênis de mesa, xadrez, atletismo, ciclismo, vôlei de praia, natação e ginástica artística, e nas quatro modalidades coletivas de handebol, basquete, futsal e vôlei - todas nos naipes masculino e feminino, e programação de ginástica rítmica e karatê. As competições individuais encerraram no começo de julho, as coletivas iniciaram no dia 10 de julho. Jesc/Parajesc - 4 a 14 de julho.
Vem para os Parajasc em Lages
Os Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina são destinados a atletas com idade a partir dos 15 anos com deficiências física, auditiva, intelectual ou visual. Tem como propósito promover o paradesporto nas instituições e clubes, bem como fortalecer a inclusão social e resplandecer talentos para o esporte adaptado.
Em circunstância dos Parajasc que Santa Catarina se tornou potência no paradesporto, revelando representantes que foram às paralimpíadas e conquistaram vários resultados nos anos mais recentes. Possuem um contexto histórico no Estado e desde 2005 têm o poder de ser um evento referência no Brasil.
Na edição 2025 serão aproximadamente 60 municípios catarinenses participantes. Em torno de 2.200 paratletas estarão reunidos em Lages, junto com técnicos, árbitros e dirigentes esportivos.
Reunirá milhares de atletas do paradesporto catarinense em 14 modalidades: Atletismo, basquetebol com cadeira de rodas, basquetebol di, bocha paralímpica, bocha raffa, ciclismo, futsal da-di, goalball, handebol com cadeira de rodas, natação, tênis de mesa, xadrez, judô e parataekwondo.
Dois meses depois, entre 18 e 29 de novembro de 2025, será realizada, em Chapecó, região Oeste, a 63ª edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc). Parajasc e Jasc são desenvolvidos pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), com apoio das prefeituras das cidades-sede.
A Prefeitura de Lages está empenhada na execução de adequações necessárias para receber as delegações nos ambientes das competições dos Parajasc. Os pontos principais serão o Estádio Vidal Ramos Júnior, Ginásios Municipais de Esporte Ivo Silveira e Jones Minosso e escolas de apoio, alojamento ou sedes de disputa. O Governo do Estado de Santa Catarina repassou R$ 1 milhão para a etapa estadual dos Jogos.
Texto: Daniele Mendes de Melo
Fotos: Arquivo pessoal/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!