Agosto Lilás: Lages compartilha modelo pioneiro de combate à violência contra a mulher com municípios do Oeste
13/08/2025 15:21:07
Fotos: Divulgação
Políticas para a Mulher 13/08/2025 15:21:07
Agosto Lilás: Lages compartilha modelo pioneiro de combate à violência contra a mulher com municípios do Oeste
Experiência local mostra como integração entre poder público e Polícia Militar fortalece o acolhimento de mulheres em situação de vulnerabilidade
Lages recebeu Policiais Militares de Chapecó, Xanxerê e Faxinal dos Guedes para conhecer de perto o funcionamento da Rede Catarina de Proteção à Mulher no município e o trabalho conjunto com a Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso. A visita fez parte da Operação Shamar e apresentou as iniciativas pioneiras na cidade como própria secretaria, a Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues e o Estatuto da Mulher, ações que integram a campanha Agosto Lilás de enfrentamento à violência contra as mulheres.
Durante a programação, os visitantes puderam acompanhar como Lages estruturou um ciclo completo de atendimento às vítimas, unindo a atuação da Polícia Militar, equipe multidisciplinar e rede de apoio social. “A nossa prioridade é oferecer acolhimento integral. Aqui, a mulher encontra desde o atendimento inicial até o encaminhamento para serviços especializados, algo que é necessário implementar nos municípios que ainda não possuem essas iniciativas”, aponta a Secretária de Políticas para a Mulher e para o Idoso, Suzana Duarte.
Ela ressalta que a integração com a PM é fundamental. “Esse trabalho conjunto é o que garante que nenhuma mulher fique sem resposta. Muitas vezes é possível intervir antes da ocorrência ou encaminhar a vítima para a rede de apoio logo depois, evitando que ela retorne para um ambiente de risco”, relata Suzana.
A equipe da PM conheceu a estrutura da Casa de Apoio Rosalina Maria Rodrigues, que oferece suporte psicológico, social e jurídico, junto às ações da Secretaria de Políticas para a Mulher e para o Idoso e a Rede Catarina. “Eles puderam levar para seus municípios práticas que podem ser adaptadas e, ao mesmo tempo, compartilhar experiências que fortalecem ainda mais nossa rede aqui em Lages”, conta a Soldado Yasmin, uma das responsáveis pela Rede Catarina em Lages.
Na oportunidade eles também conheceram o Brechó Solidário Vestindo Esperança, iniciativa que garante dignidade às mulheres atendidas. “Não se trata apenas de doar roupas, mas de proporcionar a escolha da peça que melhor serve e agrada, algo que valoriza a autoestima da mulher e isso é muito importante”, conclui.
Texto: Silviane Brum
Fotos: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!