Prefeitura de Lages executa serviços em trecho afetado por deslizamento de terra na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
27/08/2025 16:03:09
Fotos: Fábio Pavan
Obras e Infraestrutura 27/08/2025 16:03:09
Prefeitura de Lages executa serviços em trecho afetado por deslizamento de terra na Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira
Via é uma das principais entradas e saídas da cidade. Afetado pelas chuvas do último final de semana, local precisou ser interditado. Equipes da Secretaria de Obras e Infraestrutura executam serviços de drenagem, instalação de lombada e faixa adicional, com resposta rápida à população
A Secretaria de Obras e Infraestrutura acompanha de perto a situação da avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, no bairro Restinga Seca, na altura da sede do Movimento Tradicionalista Gaúcho de Lages (MTG), desde as chuvas do último final de semana (23 e 24 de agosto), que causaram estragos na cidade, tanto no perímetro urbano, quanto em estradas do interior.
A via faz ligação com a BR-116 e é uma das principais entradas e saídas do município. Localizada no acesso Norte, também absorve o tráfego local, próxima ao trevo do Bairro Pisani e à avenida Luiz de Camões. E havia sido danificada, após deslizamentos de terra, que interditaram o trecho.
Com a melhora no tempo, os reparos necessários foram realizados nestas terça e quarta-feira (26 e 27 de agosto), por equipes próprias da Prefeitura de Lages, através da Secretaria de Obras e Infraestrutura. “Mais uma vez conseguimos dar uma pronta resposta à população, minimizando riscos, restabelecendo as condições da via e garantindo segurança a quem trafega diariamente ou precisou passar pelo local nos últimos dias”, pontua o secretário, Cleber Arruda Machado.
Inicialmente foram executados serviços de revisão e substituição de tubulação, na rede de drenagem, para o devido escoamento e passagem de água. Logo após, mais uma faixa de rolamento foi construída para garantir a passagem de veículos. Apesar de provisória, a nova pista tem pavimento asfáltico e atenderá o fluxo da avenida dentro dos padrões já existentes. Para ampliar a segurança de pedestres e ciclistas, uma lombada também foi implantada para redução de velocidade no local. Uma etapa mais complexa, envolvendo contenção de encostas, taludes e reconstrução da margem afetada, já está em andamento, por meio de processo licitatório.
Durante o período duas residências localizadas às margens da avenida precisaram ser interditadas. Além disso, outras cinco ocorrências foram registradas nos bairros São Sebastião, Dom Daniel, Caravágio, Jardim das Camélias e Santa Helena. A prefeita Carmen Zanotto esteve à frente da força-tarefa que reuniu além da Secretaria de Obras e Infraestrutura, também a Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Lages, Diretoria de Trânsito (Diretran), Secretaria do Planejamento Urbano (Seplam), entre outras.
A expectativa é que a avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira volte a ser liberada (para o trânsito de veículos leves) nos próximos dias, após a conclusão das obras e devida sinalização do local.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Fábio Pavan
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!