Após chuvas, avenida Santa Catarina passa por manutenção e limpeza
28/08/2025 15:03:06
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Obras e Infraestrutura 28/08/2025 15:03:06
Após chuvas, avenida Santa Catarina passa por manutenção e limpeza
Secretaria de Obras e Infraestrutura monitorou pequenos deslizamentos de terra que invadiram valetas na Curva da Morte. Sem risco ao tráfego, serviços de desobstrução de cursos d’água foram executados nesta quinta-feira (28 de agosto), evitando também o avanço dos resíduos sobre as pistas
A Prefeitura de Lages segue contornando os prejuízos causados pelas chuvas do último final de semana (23 e 24 de agosto). Desta vez, as equipes se deslocaram para a avenida Santa Catarina, especialmente na altura da Curva da Morte, onde a terra invadiu as valetas que acompanham toda a margem da via, junto à vegetação existente no local.
A Secretaria de Obras e Infraestrutura conduziu a execução dos serviços nesta quinta-feira (28 de agosto). “Tivemos pequenos deslizamentos e o material ficou alojado nas sarjetas da rodovia. É um canal importante para o escoamento d’água, que precisa estar completamente desobstruído. Devidamente liberado, corre em direção a bueiros e outros dispositivos de drenagem”, detalha o secretário Cleber Arruda Machado.
Além da manutenção das redes de drenagem, uma limpeza geral também foi realizada para evitar a deterioração do pavimento asfáltico e o risco aos motoristas, caso a terra avançasse sobre as pistas de rolagem. Foi necessário maquinário específico para retirar e recolher os resíduos.
Equipes da Secretaria de Serviços Públicos também auxiliaram no trabalho manual junto à vegetação. E a Diretoria de Trânsito (Diretran) apoiou a ação com a sinalização da avenida e a presença de agentes para garantir a segurança no trecho.
O serviço de drenagem é considerado de rotina na Secretaria de Obras e Infraestrutura, passa por vários locais todos os dias e inclui diversos tipos de atendimento, como: Desobstrução, conserto ou construção de bueiros; limpeza, revisão e instalação de tubulações e galerias; ligação e conferência de redes; troca ou reforma de tampas de caixas coletoras, e intervenção em vazamentos, além de emergências semelhantes.
A infraestrutura urbana sustentável com foco em recuperação e segurança viária, participação comunitária, acessibilidade e revitalização de áreas degradadas faz parte do planejamento integrado previsto para Lages na gestão da prefeita Carmen Zanotto. Serviços relacionados são efetuados de forma constante, para assegurar condições ideais no perímetro urbano, e a própria avenida Santa Catarina e a Curva da Morte já haviam passado por intervenções municipais neste ano.
Texto: Priscila Dalagnol
Fotos: Secretaria de Obras e Infraestrutura/Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!