Terra Mágica é lançado em Lages e promoverá cultivo de hortaliças em escolas estaduais e municipais
01/09/2025 15:52:08
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Agricultura 01/09/2025 15:52:08
Terra Mágica é lançado em Lages e promoverá cultivo de hortaliças em escolas estaduais e municipais
“Terra mágica proporcionará o aprendizado do preparo da terra para a produção e colheita de alimentos, e os professores e alunos estarão à frente destas atividades.” - prefeita Carmen Zanotto
O projeto Terra Mágica - Hortas Escolares foi lançado em Lages nesta segunda-feira (1º de setembro), no auditório do Centro de Educação Profissional (Cedup) Renato Ramos da Silva. Trata-se de projeto de cultivo de hortas escolares, para promover a educação ambiental e criar o hábito do consumo de alimentos naturais e saudáveis. E desenvolvido em virtude da parceria firmada entre a Prefeitura de Lages, por intermédio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Pesca e Secretaria Municipal da Educação, Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado e 28ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Inicialmente, o projeto Terra Mágica - Hortas Escolares será desenvolvido nas 24 Escolas de Educação Básica (E.E.Bs. - estaduais) gerenciadas pela 28ª CRE e, em uma segunda etapa, envolverá as mais de 100 unidades escolares da rede pública municipal de Ensino de Lages - Sistema Municipal de Educação. “Terra Mágica compreende preparar a terra para o plantio de alimentos que serão consumidos nas próprias escolas e depois preparados nas cozinhas das unidades escolares. O projeto Terra Mágica proporcionará o aprendizado do preparo da terra para a produção e colheita de alimentos, e os professores e alunos estarão à frente destas atividades”, destaca a prefeita Carmen Zanotto.
Por sua vez, o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza, pontua: “A nossa Secretaria dará o apoio técnico e fornecerá as mudas para o cultivo das hortas. Um total de 15.200 alunos já faz parte deste projeto, e se 10% deste universo estudantil levarem os fundamentos do Terra Mágica para junto de suas famílias, o projeto terá o sucesso esperado.”
O gerente regional da 28ª CRE, Armando Duarte, agradeceu a parceria das secretarias municipais da Agricultura e da Educação. “Um técnico agrícola já fez o levantamento dos espaços apropriados para o cultivo de hortas nas 24 escolas ligadas a 28ª CRE, e agora só precisamos iniciar os trabalhos.”
Texto: Iran Rosa de Moraes
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!