Município e moradores de Rancho de Tábuas e Macacos discutem proposta de criação de Associações de Desenvolvimento Rural
02/09/2025 17:01:39
Fotos: Iran Rosa de Moraes
Agricultura 02/09/2025 17:01:39
Município e moradores de Rancho de Tábuas e Macacos discutem proposta de criação de Associações de Desenvolvimento Rural
Está prevista a regulamentação de 14 Associações. Próxima reunião será nesta quarta-feira, 3 de setembro, no distrito de Índios, às 9h, no salão da Igreja Católica
Nesta terça-feira (2 de setembro), equipe técnica da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca, da Prefeitura de Lages, esteve reunida com as comunidades de Rancho de Tábuas, pela manhã, e de Macacos, à tarde, para repassar orientações relacionadas à regularização das novas Associações de Desenvolvimento Rural (ADRs) do município.
Ao todo, no interior do município (área rurais) existem 14 Associações, as antigas Comunidades Rurais Organizadas, ou seja, as antigas CROs, que já há alguns anos, por conta do Marco Regulatório, estiveram agrupadas à União Rural de Lages (Unir).
Devido a questões jurídico-administrativas, a Unir não responde mais pelas 14 Comunidades Rurais. E agora, a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Pesca desenvolve o processo de regularização destas Associações Rurais, as quais, uma vez devidamente legalizadas, passarão a ter os seus próprios Cadastros Nacionais de Pessoas Jurídicas (CNPJs), assim, terão identidade jurídica, bem como autonomia de gerenciamento administrativo.
Uma vez regulamentada, cada nova Associação poderá firmar convênio com a Prefeitura e receber maquinários e implementos agrícolas, bem como recursos financeiros oriundos dos programas desenvolvidos por organismos governamentais e instituições públicas e privadas.
Esta proposta central está sendo apresentada nas reuniões pela equipe técnica formada pelo secretário municipal, Pedro Donizete de Souza; pela diretora de Agricultura, Vera Rossi, e pela assessora jurídica, Naiara Matos.
Depois que uma comunidade decidir pela regularização da Associação Rural, o caminho mais certo será a convocação de eleição da diretoria da nova entidade. “Nossas orientações são no sentido de se criar 14 Associações de Desenvolvimento Rural, cabendo a cada uma delas autonomia administrativa, com apoio técnico e repasse de certa quantia de recursos da Prefeitura. Este repasse será decidido em comum acordo entre a ADR e a Prefeitura”, explica o secretário da Agricultura, Pecuária e Pesca, Pedro Donizete de Souza. Está prevista também a garantia de cessão de uso de novos tratores para as ADRs.
Próximas reuniões -
03/09/2025 - Localidade de Índios
Local: Salão da Igreja
Horário: 9h
04/09/2025 - Localidade de Entrada do Campo
Local: Salão da Igreja
Horário: 9h
04/09/2025 - Localidade de Três Árvores
Local: Salão da Igreja
Horário: 14h
05/09/2025 - Localidade de Lambedor
Local: Salão da Igreja
Horário: 14h
Texto e fotos: Iran Rosa de Moraes
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!