Audiodescrição será novidade na abertura dos Parajasc em Lages
05/09/2025 09:40:43
Imagens: Divulgação
Parajasc 05/09/2025 09:40:43
Audiodescrição será novidade na abertura dos Parajasc em Lages
18ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina acontece de 16 a 21 de setembro e promete marcar história com inclusão e inovação
A cidade de Lages se prepara para receber a 18ª edição dos Jogos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), entre os dias 16 e 21 de setembro. A abertura oficial está marcada para o dia 17, às 19h, no Centroserra Convention Center e terá uma novidade: a utilização da audiodescrição durante a cerimônia, tornando o evento ainda mais inclusivo.
A inovação será realizada pela empresa Voz da Visão, especializada no serviço, que garante uma narração sonora do conteúdo visual. Além de atender pessoas cegas ou com baixa visão, a audiodescrição também pode beneficiar idosos, pessoas disléxicas ou com deficiência intelectual, permitindo maior compreensão e participação.
Para viabilizar o recurso, a preparação passa por diferentes etapas. Na primeira fase, é realizada uma visita técnica antecipada para verificar as condições de transmissão e as medidas do espaço, com atenção especial ao posicionamento das pessoas com deficiência (PCDs), garantindo mobilidade adequada. Também é feita a divulgação sobre a retirada antecipada das pulseiras de acesso da equipe da Voz da Visão e dos usuários do serviço. Outro ponto essencial é o treinamento da empresa de segurança e da equipe de cerimonial, para que compreendam as necessidades dos usuários no espaço PCD.
Na segunda etapa, a equipe elabora a roteirização da audiodescrição do espaço que receberá os deficientes visuais, detalhando elementos como figurinos e bandeiras das 72 cidades participantes. Durante o evento, haverá consultoria permanente com base na Lei de Acessibilidade e normas da ABNT, além das narrações ao vivo de todo o desfile e movimentação no espaço.
A prefeita Carmen Zanotto destacou a importância desse marco inclusivo. “Estamos trabalhando muito para que essa edição seja um verdadeiro resgate dos jogos para os nossos paradesportistas. Queremos que encontrem em Lages uma estrutura à altura do evento, com muita inclusão para todos. Nossa cidade busca deixar um legado pós-jogos e agradecemos o apoio fundamental do Governo do Estado, através do governador Jorginho Mello”, disse.
O superintendente da Fundação Municipal de Esportes (FME), Tyrone Machado, reforçou a união de esforços para o sucesso da competição. “Nosso trabalho é de forma integrada entre as secretarias para que tudo esteja pronto para as competições. A inovação fará parte desta edição e agradecemos à Fesporte pelo suporte diário e pela cooperação na organização”, finalizou Tyrone.
A Comissão Central Organizadora (CCO) segue mobilizada em diversas frentes para garantir que os Parajasc em Lages sejam uma edição histórica, marcada pela valorização dos atletas e pelo fortalecimento do esporte inclusivo em Santa Catarina.
Texto: Rafael Araldi Imagens: Divulgação
Galeria
Agora Ficou mais fácil e Rápido Encontrar o que Você Precisa!